DO ARREBATAMENTO |
Escritores Gaúchos |
Sobre Do Arrebatamento
A sensualidade esvoaça sobre os versos de Cris e neles se abraça, entre apelos, confrontos, “espera de florescimentos”, interditos. Palavras soltas pela ausência de pontuação dançam sob nossos olhos, ecoam nos ouvidos; repetidas, quase escapam. Mas ficam à espera do ritmo da respiração de cada leitor para intensificar ou relaxar seus timbres, ressaltando significados embalados pela sua sonoridade. Aliterações e assonâncias fazem a música dos versos, curtos como soluços, ansiando por saber de si.
(Os contos de Cris (tenho o privilégio de conhecê-los há algum tempo) não desabrocham, nem arrebentam, nem arrebatam. Desestabilizam o leitor. Rompem com expectativas a ponto de deixar quem lê boquiaberto, se sentindo entre enganado e surpreendido. São narrativas de quem sabe manejar com as palavras sem pejo e sem culpa. Aguardo expectante a publicação dessas narrativas.)
Quando deparamos sua feição poeta, a autora mostra seus poemas como quem entreabre uma porta – frestas –, por onde o leitor vislumbra sensualidade envolta em sensibilidade. Descobre-se então um gosto vibrante pelos fazeres dos sentidos no corpo, uma atração pela natureza ora perto ora distante, enquanto a poeta desabafa, num diálogo sutil e pungente com um interlocutor mudo. Enquanto vai explorando seus dotes e conquistando o leitor para seu universo ...
Maria Helena Martins
|
Prêmio Fato Literário 2008
Saiba por que o CELPCYRO ganhou o PRÊMIO FATO LITERÁRIO 2008
e assista ao vídeo da cerimônia
Veja também...
Assista ao belo curta-metragem e ao Documentário sobre Cyro Martins realizados pela RBS TV
Reveja Cronologia do Centenário e momentos marcantes das comemorações
Prêmio Cyro Martins de Incentivo à Pesquisa
O FAZEDOR DE AURORAS
Por Jorge Adelar Finatto
por Flávio Aguiar
LIANA TIMM
Crônicas, poemas, obras de arte
blog e sarau literário
Literatura&Arte
"Leituras do Séc. XXI"