Nesta data, 05 de agosto, há 104 anos nasceu Cyro Martins, no município de Quaraí, na fronteira do RS com o Uruguai. Levaria vida afora seu gosto pelo rincão natal e por sua gente, ainda que em sua trajetória rodasse o mundo da geografia e os labirintos da alma humana. E nos deixou um legado a curtir e a preservar, pois sua obra contém entretenimento e sabedoria para muitas gerações. Por isso é um bom momento para relembrar palavras que ele dirigiu a seus amigos que o homenagearam quando comemoravam seus 84 anos:
.... sempre gostei de estradas, até das aéreas. Não teria sido em vão que nasci e passei a infância na beira duma estrada real, por onde circulava o mundo pequeno e o mundo grande. O pequeno era o da vizinhança, sem mistério. O grande, o dos viajantes, cujo destino, a perder de vista, tanto me intrigava. Esses dois mundos balançaram, durante anos, o pêndulo da minha fantasia de criança entre o real e o irreal. E foi assim que, povoada de sombras e clarões, muito cedo a minha imaginação começou a galopar na esteira das impressões cotidianas. E inda bem que o menino, de imaginação atuante, pôde juntar os efeitos desses estímulos visuais e auditivos e os materiali¬zar em rodeios de brinquedo. Mas logo ali, na adolescência, acomodei os recuerdos na pauta novelística. Estou entre amigos. Que maravilha ter amigos aos 84 anos de idade! Mas não estranho o fenômeno. Sempre tive amigos. Com eles aprendi mais do que nos colégios e na Faculdade. Os meus amigos foram e continuam sendo a minha escola de humanidade, eles me ajudaram a representar meu papel no palco da vida. Nas horas amargas, foi sempre uma mão amiga que me trouxe à tona, que me fez voltar "ao claro sol amigo dos heróis", cuja luminosidade anula o feitiço das bruxas e revigora o coração dos homens no regaço do amor.(CM) - Veja texto completo
Essa luminosidade, sem dúvida, inspirou e tem guiado os caminhos do CELPCYRO, cujas realizações estão, passo a passo, registradas neste site: pesquisas, eventos, projetos, seu desenvolvimento e desdobramentos, publicações, interação com outras áreas do conhecimento e outras artes, seus estudiosos e criadores. Contando com os amigos nos bons momentos e para enfrentar desafios.
Maria Helena Martins
Porto Alegre, 05 de agosto de 2012.
-
- .......
Penso que, nesses quinze anos, terá sido essa sua missão, a missão que lhe deram Maria Helena e seus colaboradores, como Cláudio. Léa Masina e tantos e tantos outros. E que tem seguido, nesse trajeto, de certo árduo, mas generoso, os rumos inspirados pelas ideias de seu pai: fazer-nos refletir, fazer-nos usar nossas mentes na observação e na fantasia e, sobretudo, fazer-nos sentir com clareza nossos sentimentos, condição imprescindível para a existência da solidariedade do humanismo – e, portanto, da sobrevivência da humanidade.
Rio, 31 de julho de 2012.
Roberto Bittencourt Martins - Leia texto completo
-
- .......
Com o convívio com a Maria Helena veio o convívio com tanta gente inteligente que frequenta o CELPCYRO, com suas palavras que chamam à pertinência cultural, em todas as frentes, formas e estilos em que o Centro atua, da psicanálise à literatura, da crônica, da poesia, do conto, do ensaio, da crítica à sátira e à ironia. Fico realmente grato ao CELPCYRO e ao velho amigo Cyro – em que pagos ele hoje bordeje – pela oportunidade dessa aventura. Gracias.
Berlim, 03 de agosto de 2012.
Flávio Wolf de Aguiar - Leia texto completo
Conheça a Programação e os Palestrantes do evento comemorativo
Porto Alegre, 11 de agosto de 2012
|