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CONDANÇA 2008 - VI Edição | Imprimir |  E-mail

Fronteiras: Diálogos, Hibridismo e Mestiçagem


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Abertura:

09 de julho – quarta-feira

Local: Teatro do SESC (Alberto Bins, 665) - Horário: 20h

Lançamento do Congresso: Performance e Coquetel

PROGRAMAÇÃO

10 de julho 2008

8h30

Credenciamento

 

9:00h

Conferência inaugural: FRONTEIRAS – DIÁLOGOS, HIBRIDISMO E MESTIÇAGEM com Thereza Rocha (RJ)

 

10h15

Intervalo

 

10h30

Mesa redonda: HIBRIDISMO E O TRABALHO EM REDE NO ATUAL PANORAMA CONTEMPORÂNEO. Coordenação: Paulo Paixão (PA)

Participantes: Lucia Russo (Buenos Aires) e Sônia Sobral (SP)

 

12h

Intervalo

 

14h

Diálogos críticos: A CRÍTICA DE ARTE E OS NOVOS FORMATOS CONTEMPORÂNEOS. Coordenação: Fernanda Eugênio (RJ)

Participantes: Paulo Paixão (PA) e Daniel Schenker (RJ)

 

15h45

Intervalo

 

16h

Mesa redonda: HIBRIDIZAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL. Coordenação: a confirmar (RS)

Participantes: Eduardo Severino (RS), Paulo Guimarães (RS) e Tânia Baumann (RS).

 

19h

Performance artística – Casa de Cultura Mario Quintana

 

21h

Espetáculo: “3 solos em 1 tempo” - Denise Stutz (RJ). Local: Casa de Cultura Mario Quintana


11 de julho 2008

9:00h

Mesa redonda: FRONTEIRAS CULTURAIS. Coordenação: Maria Waleska Van Helden (RS)

Participantes: Maria Helena Martins (SP) e Liana Timm (RS)

 

10h15

Intervalo

 

10h30

Coletivos: HIBRIDISMO E ATIVISMO. Intermediadora: Dani Lima (RJ)

Participantes: Gustavo Bittencourt (PR) e Cibele Sastre (RS) e Airton Tomazzoni (RS)

 

12h

Intervalo

 

14h

Mesa Redonda: CURADORIA: HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO. Coordenação: Thereza Rocha (RJ)

Participantes: Nayse Lopes (RJ), Andrea Bardawil (CE) e Rosa Freire (SP)

 

15h45

Intervalo

 

16h

PAPO SEM FRONTEIRAS – Fernanda Eugênio (RJ) e Gustavo Bittencourt (PR)

 

19h

Performance artística – Casa de Cultura Mario Quintana

 

21h

Espetáculo: ESTUDO PARA SOLO BANAL - Dani Lima (RJ)

Local: Local: Casa de Cultura Mario Quintana.


12 de julho 2008

10:00h

HIBRIDIZAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO RS – primeira parte (atividade fechada ao público)

Intermediadores: Thereza Rocha (RJ), Nirvana Marinho (SP) e Paulo Paixão (PA)

Participantes: Luciana Paludo, Tatiana Rosa, Diego Mac, Maria Waleska Van Helden, Heloisa Bertoli, Paulo Guimarães, Silvia Canarim.

 

12h

Intervalo

 

14h

Mesa Redonda: TARDE SEM FRONTEIRAS – Novos caminhos da dança: performance, coreografia e auto-contextualização. Coordenação: Nirvana Marinho (SP)

Participantes: Dani Lima (RJ), Luiz de Abreu (SP) e Luciana Paludo (RS)

 

15h45

Intervalo

 

16h

PAPO SEM FRONTEIRAS - Newton Gotto (PR) e Alexandre Veras (CE)

 

16h

HIBRIDIZAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO RS – segunda parte (atividade fechada ao público)

Intermediadores: Thereza Rocha (RJ) , Nirvana Marinho (SP) e Paulo Paixão (PA)

Participantes: Luciana Paludo, Tatiana Rosa, Diego Mac, Maria Waleska Van Helden, Heloisa Bertoli e Paulo Guimarães, Silvia Canarim.

 

19h

Performance artística – Casa de Cultura Mario Quintana

 

21h

Espetáculo: BIFE – Gustavo Bittencourt (PR)


RESIDÊNCIA VÍDEO-DANÇA

Período: 14 a 17 de julho de 2008

Horário: 19 às 22h

Local: Sala DAC (Sesc – Alberto bins, 665)

Curso Entre o Vídeo e a Dança

Alexandre Veras e Andréa Bardawil (CE)

O curso tem como objetivo principal introduzir questões que vêm se colocando como importantes na construção estética do vídeo-dança, a partir de discussões pertinentes às linguagens do audiovisual (cinema e vídeo) e da dança. Alguns temas abordados: O cinema e o movimento (breve histórico do cinema a partir de um recorte que privilegie a relação com o tempo); o corpo contemporâneo o conceito de corporeidade (breve histórico da dança cênica, com ênfase no século XX, focando a composição coreográfica e suas rupturas estéticas); a performance e a interface com outras linguagens e vídeoarte. Evitando as territorializações excessivamente demarcadas que possam surgir da pergunta "O que é vídeo-dança?" , o que se procura é ampliar as perspectivas dessa nova pesquisa de linguagem que se apresenta, deslocando a atenção para outra pergunta: "O que pode a vídeo-dança?"