voltar | home


VIII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental e
I Simpósio sobre Comorbidades Psiquiátricas


Palestrantes e Coordenadores

 

Homenageado:
Ellis D'Arrigo Busnello (RS)

Ana Maria Freitas (RS) -Especialista em Psiquiatria pela UFCSPA e ABP, Preceptora da  residência em psiquiatria do HMIPV, Coordenadora do ambulatório de egressos do HMIPV e Coordenadora do ambulatório de Psicoterapia do HMIPV.

Adonay Genovese Filho (RS) - Psicanalista, membro associado da Soc. Bras. de Psicanálise de Porto Alegre, Psiquiatra, especialista pela ABP em infância e adolescência, Professor e supervisor da Fundação Universitária Mário Martins e CEAPIA. Função didática da SBPdePA.

Alfredo Cataldo Neto (RS), Doutor em Medicina (PUCRS),  Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da PUCRS, Coordenador do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM) do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Antônio Geraldo da Silva (DF) - Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP

Antônio Messias (RS) - Médico Psiquiatra, Professor e Coordenador do Instituto Abuchaim

Carlos Alberto Iglesias Salgado (RS)– Psiquiatra, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestre em Psiquiatria pela UFRGS, Presidente da ABEAD

Cláudio Meneghello Martins (RS)– Psiquiatra, Coordenador de Saúde Mental do CELPCYRO, Mestre em Psiquiatria, Chefe do serviço de Psiquiatria do Hospital Presidente Vargas e Professor e Preceptor da residência em Psiquiatria na UFCSPA/Hospital Presidente Vargas
 
David E. Zimerman (RS) - Médico formado pela Faculdade de Medicina da URGS, em 1954, Psicanalista. Membro Efetivo Didata - da Sociedade Psicanalítica de P.A. -S.P.P.A. Ex-Presidente da, então, Sociedade de Psiquiatria do R.G.S. Ex-Diretor Clínico da Clínica Pinel de POA. Autor de 12 livros sobre Psicanálise e sobre Grupos. Ex-Presidente da Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo de POA.

Eugênio Horácio Grevet (RS) - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Residência Médica em Psiquiatria no Hospital de Clinicas de Porto Alegre/UFRGS (1995), Especialização em Dependências Químicas no Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre (1996), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS (2007). 

Fabiano Gonçalves Nery (SP)- Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Supervisor da Residência Médica no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Pesquisador do Programa de Transtorno Bipolar do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
 
Fernando Lejderman (RS)- Médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade em Psiquiatria pela mesma Instituição, Presidente da Associação de Psiquiatria do RS (APRS) 2008/2009.

Fernando Lucchese (RS) -   Médico Cardiologista, ex-diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes, ex-chefe do Grupo de Transplantes Cardíacos Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer  e Escritor brasileiro.

Geder Evandro Motta Grohs (SC), Psiquiatra e Mestre em Ciências da Saúde, Coordenador do Programa de Residência de Psiquiatria da Secretaria de Saúde de Santa Catarina

Geraldo Nunes Vieira Rizzo (RS)- Especialista em Neurologia e Neurofisiologia pela AMB, Especialista em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Sono, Representante Brasileiro junto ao CLA (Capítulo Latinoamericano de Neurofisiologia Clínica), Médico Assistente do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Diretor do SONOLAB - Laboratório de Sono nos Hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus, em Porto Alegre.
 
Gilberto Schwartsmann (RS) - Médico Oncologista. Doutor e Pós -doutorado, Prof. Da FAMED Da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro da Academia Brasileira de Medicina
 
José Alberto Del Porto (SP) - Médico pela Escola Paulista de Medicina, Professor Titular do Dept. de Psiquiatria EPM-UNIFESP, autor dos títulos “Bipolar Disorder: evolution of the concept and current controversies” Rev Bras Psiquiatr26 (4): 1-2, 2004 Lafer B, Soares JC,Del-Porto JA e “Bipolar Disorder: from genetics to psychosocial rehabilitation” Rev Bras Psiquiatr24 (4): 1-2, 2004.

José G. V. Taborda (RS) - Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde UFCSPA

Julio Conte (RS) - Psicanalista, médico, diretor de teatro, ator e dramaturgo, membro pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, CEP de PA, membro fundador do Instituto Wilfred Bion, e docente do Instituto Contemporâneo.

 
Madelaine Scop Medeiros (RS) - Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e residencia-medica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Psiquiatra da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: memória, depressão.

Maria de Fátima Viana de Vasconcellos (RJ) – Atualmente é presidente da Associação de Psiquiatria do Rio de Janeiro - APERJ, coordenadora do Departamento de Psicoterapia da ABP, professora de Psiquiatria da Universidade Gama Filho-RJ e chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Maria Helena Martins (RS/SP)– Professora de Literatura, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), Diretora-Presidente do CELPCYRO
 
Mario Francisco Juruena (SP) -MD, MSc, MPhil, PhD, Professor Doutor em Psiquiatria, Coordenador do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa em Estresse e Doenças Afetivas do Hospital Dia do HC, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP, Universidade de São Paulo-USP
 
Mauricio Silva de Lima (RJ) - Médico, Psiquiatra e Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Psiquiatria pela UNIFESP, Pós-Doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres, Diretor Médico do Laboratório Roche no Brasil.

Neury José Botega (SP) - Psiquiatra, professor titular do Depratamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM Unicamp.Tem focalizado seu trabalho nas áreas de psicologia médica, interface entre psiquiatria e outras especialidades médicas e prevenção dó suicídio.

Pedro do Prado Lima (RS) –Graduação em Medicina pela Fundação UFCSPA, Mestrado em Farmacologia pela Fundação UFCSPA e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS. Atualmente é pesquisador da PUC RS.

Pedro Eugênio M. S. Ferreira (RS) - Atualmente é Psiquiatra, com formação como Doutor em Medicina- Área de Concentração- Neurociências, e Professor do departamento de Psiquiatria da Faculdade de  Medicina PUCRS. Além disso, é Coordenador do Ambulatório de dependências Químicas- ADEQUI- do Hospital São  Lucas- PUCRS.

Rodrigo Machado Vieira (SP) - Psiquiatra, Mestre, e Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo- USP (2005). Pós-Doutorado em Psiquiatria pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), NIH, EUA. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo e Editor Assistente da Revista de Psiquiatria Clínica, USP. É Coordenador do Grupo de Psicoses, Instituto de Psiquiatria, USP. 
 
Roberto Bittencourt Martins (RJ)- Membro e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Autor de textos psicanalíticos (como "O Sonho, suas Funções e o Diálogo Analítico") e de obras de ficção (como o romance "Ibiamoré - O Trem Fantasma").
 
Sérgio de Paula Ramos (RS) - Psiquiatra e Psicanalista, membro efetivo da SPPA, Doutor em medicina pela UNIFESP, Coordenador da Unidade de dependência química do Hospital mãe de Deus de POA, Membro do Conselho Consultivo da ABEAD.
 
Solange Medina Ketzer (RS) - Doutora em Educação, Mestre em Letras, Especialista em Literatura Infantil e Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Administração Universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitárias - IGLU; Professora de Metodologia de Ensino da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras; Pró-Reitora de Graduação da PUCRS.
 
Valentim Gentil Filho (SP) - Médico, psiquiatra e Livre-Docente em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP e Ph.D. pelo Instituto de Psiquiatria de Londres, U.K., além de Professor Titular de Psiquiatria da FMUSP.

Vera Lemgruber (RJ) -Chefe do Setor de Psicoterapia do Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral da SCMRJ desde 1989, Médica Psiquiatra, Mestre em Psicologia Clinica. Foi professora Associada Departamento de Psicologia PUC-RIO, Presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro.

Ygor Arzeno Ferrão (RS) – Graduação em Medicina pela Universidade de Ciência da Saúde de Porto Alegre, Mestrado em Medicina: Ciências Médicas, pela UFRGS e Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto de Psiquiatria da UFCSPA e Professor da Universidade Metodista do Sul e Médico Psiquiatra Preceptor no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Membro do CTOC e do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD).