voltar | home


Van Gogh, saúde e doença mental: doença afetiva?*

Francisco Mário Juruena*


Vincent Willem van Gogh frequentemente é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais.

Centenas de médicos e psiquiatras tentaram definir as condições médicas e emocionais de Van Gogh ao longo dos anos. Van Gogh sofria de convulsões, provavelmente causada por epilepsia do lobo temporal. Tendo nascido com uma lesão cerebral, sua condição epiléptica foi agravada pelo seu uso prolongado de absinto. Dr. Gachet, um dos médicos de Van Gogh, tratou de sua epilepsia com digitálicos. Esta droga pode causar xantopsia, tendência para ver em amarelo ou ver manchas amarelas. Este pode ter sido uma das razões por que Van Gogh adorava esta cor.

Van Gogh, inicialmente como filho de pastor, manifestou extrema dedicação e entusiasmo pela religião e em seguida pela arte,pintura. Juntamente com um ritmo febril de sua produção artística muitos acreditam que a mania foi uma condição proeminente na sua vida. No entanto, estes episódios foram sempre seguidos por exaustão e depressão e, em última instância, levando ao suicídio. Portanto, um diagnóstico de transtorno bipolar ou manico-depressivo faz sentido quando estudamos o curso dos episódios afetivos ao longo da vida de Van Gogh.

Em reação a seus ataques de epilepsia, ansiedade e depressão, Van Gogh bebeu Absinto, uma bebida alcoólica tóxica e popular em muitos artistas da época. O consumo exagerado de absinto foi associado em quadros de alcoolismo crónico, acrescentando outros sintomas, como alucinações, paralisia e convulsões.Tuiona é a toxina em Absinto. Infelizmente, o Tuiona trabalhou contra Van Gogh agravando sua epilepsia e Depressão. Altas doses de Tuiona também podem desencadear tendência para ver objetos em amarelo.

Alguns acreditam que a enorme coleção de mais de 800 cartas Van Gogh escreveu durante sua vida poderiam ser atribuídas a hipergrafia. Hipergrafia é uma condição que provoca a necessidade de escrever de forma contínua; este transtorno é comumente associado à mania e epilepsia.

Porque Van Gogh utilizava tintas baseadas em chumbo, provavelmente também sofria de intoxicação por chumbo. Foi observado que, durante seus ataques Van Gogh tentou envenenar-se com tintas e querosene. Um dos sintomas de envenenamento por chumbo é inchaço das retinas que pode causar uma luz para ver como halos em círculos em torno de objetos. Isto pode ser visto em pinturas como The Starry Night.

Aos 37 anos, sucumbiu a doença mental, suicidando-se. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XX, como por exemplo, o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.

* Resumo de comunicação na VI JORNADA CYRO MARTINS SOBRE SAÚDE MENTAL - Transtorno Mental e Capacidade Criativa - 08/08/2009 - Porto Alegre

--------------

* * Psiquiatra. Professor Doutor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, FMRP da Universidade de São Paulo. Pesquisador e Lecturer of Section of Neurobiology of Mood Disorders. Institute of Psychiatry, Kings College - London.