voltar | home


Entrevista a respeito da
VIII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental


Dr. Cláudio Meneghello Martins - Coordenador do evento

  • Por que foi escolhido o tema Comorbidade dos Transtornos Mentais e Dependência Química?

           O termo comorbidade foi introduzido na medicina por Feinstein (1970) em trabalho publicado no Journal of Chronic Disease, para salientar distintas entidades clínicas que se associavam no transcorrer do curso clínico do paciente (por ex: diabete e hipertensão). Nos últimos anos o termo foi sendo amplamente utilizado na psiquiatria, não somente para casos que o paciente recebe um diagnóstico psiquiátrico e clínico (por ex: esquizofrenia e hipertensão), mas também para a ocorrência simultânea de dois ou mais diagnósticos psiquiátricos (por ex: depressão maior e transtorno do pânico). Tais quadros de comorbidade psiquiátrica têm sido relatados na literatura científica como muito frequentes, chegando um estudo de Kesller (1994), publicado no Archives of General Psychiatry, referenciar que 51% dos pacientes com depressão maior teriam pelo menos um diagnóstico concomitante. Portanto a VIII Jornada e a sua ampliação para “I Simpósio Brasileiro de Comorbidades Psiquiátricas”, busca atualizar a temática e associar o conhecimento vinculado a drogadição, visto a alta prevalência (cerca de 10%) de tal psicopatologia.

 

  • Que contribuições para o tema são esperadas, tanto para a atividade clínica em geral como para os aspectos sociais envolvidos na dependência?

 

           A programação é ampla, proporcionando aos participantes um considerável enriquecimento de conhecimentos dado à qualificação dos nossos convidados. Destaca-se a presença, que muito nos honra, do Dr. Antônio Geraldo, Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, que fará a Abertura do evento e também falará sobre “Depressão e Comorbidade”. Entre  nossos conferencistas está Dr. José Alberto Del Porto, Professor titular da EPM-UNIFESP, que apresentará o tema “Dificuldade diagnóstica nas comorbidades psiquiátricas”; Dr. David E. Zimerman (psiquiatra, psicanalista e autor de inúmeros livros), que ampliará a nossa compreensão dinâmica do tema abordando “Aspectos grupais e familiares da dependência química” e na conferência de encerramento teremos o Professor Valentim Gentil Filho (conferencista emérito de congressos nacionais e internacionais), da USP, que discorrerá sobre Transtornos do humor, maconha e álcool - uma interação complexa. Associados aos nossos conferencistas, estarão mais quinze colegas painelistas divididos em cinco painéis diversificados.

 

  • Que aspectos poderão despertar especial interesse no público participante do evento?

 

         Teremos ainda o curso “O impacto do Estresse Precoce e dos Transtornos Mentais Recorrentes nas Comorbidades Psiquiátricas”, ministrado pelo professor Mário Francisco Juruena, FMRP da USP, que irá abordar os conceitos da interação Mente-Cérebro, integrando o papel do estresse psicossocial no aparecimento e progressão das doenças mentais e suas comorbidades, enfatizando a necessidade de intervenções precoces e novas abordagens terapêuticas para prevenir e tratar esses quadros.

 

  • Na Jornada do ano passado a Pré-Jornada teve  como tema o Humanismo Médico e na deste ano também. Por que essa ênfase?

          O CELPCYRO dedica especial atenção ao Humanismo Médico. Temos, inclusive, uma área de estudos, projetos e publicações a respeito desse  tema que se estrutura no rastro de postulações de Cyro Martins, sobre aspectos da interação da arte e da ciência médica, que ele prezava muito e que dizem respeito à relação médico-paciente, essencial na prática clínica. Esse setor, no Centro como na Pré-Jornada,  tem a coordenação da Dra. Maria Helena Martins (da área de literatura e artes) e do Dr. Fernando Lejderman (psiquiatra).

          No evento,  a Dra. Solange Medina Ketzer ( Educadora e Especialista em Literatura Infantil) abordará a   Humanização no tratamento de crianças no Hospital São Lucas (PUCRS), Dr. Fernando Luchesi ( Cardiologista e Escritor), falará sobre Saúde e Bem-Estar, o Dr. Roberto Bittencourt Martins ( Médico Psicanalista e Escritor) apresentará o tema Prática Médica e Literatura: o médico, suas angústias e a criação de suas ficções. Noutro painel, falará   o Dr. Julio Conti (psiquiatra, psicanalista, dramaturgo e diretor de teatro) sobre O Teatro e o exercício da Medicina, enquanto o Dr. Gilberto Schwartsmann( oncologista e Membro da Academia Brasileira de Medicina) vai abordar  O Acompanhamento de pacientes graves. Dr. Fernando Lejderman  falará sobre aspectos da Relação Médico -Paciente na atualidade e a Dra. Maria Helena Martins encerrará a Pré-Jornada apresentando Alguns aspectos humanísticos na interação das artes e ciências, referindo o livro Perspectivas da Relação Médico Paciente, organizado por Cyro Martins, em 1979, com a colaboração de vários colegas , e que agora foi reeditado e atualizado.

           Como se vê,  as atrações  científicas serão variadas, complementares e vão muito além da saúde mental. Por isso convido colegas profissionais e estudantes da área médica em geral a  participarem, pois é uma excelente oportunidade de ampliarmos  nossos conhecimentos e trocar idéias.  E sugiro que visitem, na web, a página www.celpcyro.org.br/jornada para se informarem sobre detalhes do que vai ocorrer no evento dos dias 6 e 7 de maio em Porto Alegre.

                                          ----------------

 

                     Leia resumos de apresentações dos convidados