X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Era Digital - A Geração Y e o Selo Editorial PRÓLOGO | Imprimir |  E-mail

Era Digital

 

                                               A Geração Y e o Selo Editorial PRÓLOGO

 

                                                                                                         Renata Nascimento

 

 


          Penso que todos nós estamos cada vez mais exigentes, justamente por termos mais fontes de pesquisas sobre assuntos dos nossos interesses. Então, se participamos do III Encontro da Mulher na Sociedade Atual é porque a gente quer conhecimento e quer experimentar o contato real com o público. É um contato materializado, físico. Sm a internet não poderíamos passar para vocês os nossos exemplos ou ferramentas de trabalho. É, estamos virando uma cultura AUTO VISUAL.

          Vamos falar um pouco sobre algumas ferramentas digitais da internet e bater um papo sobre a nossa geração. Esta tal “Geração Y” como apontam alguns sociólogos. Somos desta geração que viveu sempre com computador. A Geração Y, também chamada de geração da internet, se refere aos nascidos após 1980 até meados da década de 90, sendo sucedida pela geração Z.


          Essa geração cresceu numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.


          Enquanto grupo crescente tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e da difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender a essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um individualismo em ascensão e competição extremada. Não são jovens que, em geral, têm a mesma consciência política das gerações da época contracultural. Também, como as informações aparecem numa progressão geométrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos antes, o conhecimento parece que tende a ficar cada vez mais superficial.
 
Steve Jobs
           As profissões mudaram... Não é mais só advocacia, medicina, engenharia. Steve Jobs democratizou a tecnologia / acesso mais interativo ....., profissões, facilidade..... uma criança pode fazer um filminho. Ele foi um visionário porque fez a gente se comunicar de forma eficaz de modo intuitivo. O PC (personal computer) tornou-se possível por causa dele e mudou toda a forma da comunicação. Mudou a vida das pessoas. Ele morreu como um ícone POP. Ele foi o Freud da tecnologia.


O futuro do papel nas mídias

           Os jornais, revistas e livros, com outras formas de texto e sua leitura já sofrem mudanças. (?) Estão ficando cada vez mais interativos. E é possível, sim, pensarmos que há uma evolução nesta tranformação. Como que estaríamos escrevendo na pedra, no papiro,...( ?) É um período de transição, tão complexo como os anteriores. O vencedor é o que se adapta. Tem que ter equilíbrio ....

O uso de e-readers não significa (?) apenas na mudança do papel para digital, mas na constuição de um novo cenário de leitura.
Jornais e revistas online: hoje a noticia anda no tempo do próprio acontecimento e é aprofundada minutos depois. Por isso o jornal tem que estar numa tela, no papel, online, on time – full time.

O Selo Editorial Prólogo se constitui como um novo começo do livro: fruto da experiência virtual e  manifesto concreto do desejo de permanência, face ao receio de perda na nuvem-internet.

Por mais que as editoras se mobilizem e disponibilizem o catálogo completo também em formato digital, de nada vale investir em uma tecnologia cara se o apreço pelo que é editado em papel ainda é maior. Por isso nós, da Prólogo, queremos juntar o virtual e o físico.




Video MOD MTV:
http://www.youtube.com/watch?v=z0qBiG7onMU