X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Literatura e Medicina – aliadas no prazer e na saúde  E-mail
Humanismo Médico

 

                                                                                                                              Betina Mariante Cardoso 

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais, 2001, do curso de graduação em Medicina indicam que ele deve "incluir dimensões éticas e humanísticas” em sua estrutura. A partir dessa orientação, algumas universidades no Brasil começaram a oferecer disciplinas de literatura e artes para seus alunos da área da saúde.

Uma década depois, a psiquiatra Betina Mariante Cardoso lidera com sucesso a Casa Editorial Luminara, que, entre tantas atividades, surpreendeu com a iniciativa de publicar literatura de qualidade, acompanhada de ensaios de medicina e crítica literária para estudantes, médicos e humanistas em geral. O objetivo? Aprimorar a relação médico-paciente, em que a sensibilidade é tão necessária na hora da prescrição e do diagnóstico. 

"Nos Estados Unidos, essas matérias são chamadas de humanidades médicas e são obrigatórias", afirmou para a Folha em 2003, o escritor e médico Moacyr Scliar (1937-2011). Ele oferecia cursos e palestras extracurriculares na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Pois esse escritor colaborou com a iniciativa da Casa Editorial Luminara, escrevendo um artigo sobre o conto “A única história de Elizabeth Stock” de Kate Chopin. A análise de Moacyr Scliar, assim como os contos de Kate Chopin, em inglês e português, e ensaios nas áreas de crítica literária e medicina compõem o livro “Kate Chopin - contos traduzidos e comentados, estudos literários e humanidades médicas”.

Para os amantes da literatura, a edição bilíngue apresenta 12 contos de Kate Chopin, escritora estadunidense do século XIX, considerada uma proto feminista pelos temas de suas narrativas: a vida cotidiana de mulheres da época, a rebeldia contra os padrões, as doenças, o desejo de contar uma história de vida, o amor, o ódio, a miscigenação, a dúvida da paternidade, as revelações e os segredos de família. As traduções foram selecionadas e revisadas pela Profa. Dra. Beatriz Viégas-Faria, que assina o texto introdutório. Sendo que o livro conta ainda com mais duas coordenações para os ensaios de medicina e estudos literários.

Também nessa linha das Humanidades Médicas, a Casa Editorial Luminara lança “Memórias de um Corpo Eviscerado”, de Elizabeth Brose, com análises do Prof. de medicina da USP, Ricardo Tapajós, da pesquisadora de leituras em gerações de mulheres, Profa. Dra. Fabiane Burlamaque e da Me. em Psiquiatria Betina Mariante Cardoso.

 “Memórias de um Corpo Eviscerado” é um livro que trama três narrativas. A principal apresenta a desconstrução de uma personagem que se identifica com vários nomes e histórias de vida cujo elo é a dor. O sofrimento do primeiro plano da história trata experimentação da perda das referências afetivas e do empenho na reconstrução de si mesmo. A personagem lê dois livros, que são contados. Um deles apresenta uma narrativa de guerra, mostrando a geografia imaginária de personagens ágeis e aventureiros. A outra é a leitura de um livro ilustrado, que trata da infância.

 Desse modo inovador e esmerado, a Casa Editorial Luminara, sob a direção de Betina Mariante Cardoso, oferece aos cursos de Medicina e aos interessados em literatura duas opções imperdíveis.

  

 

“Kate Chopin: contos traduzidos e comentados - Estudos Literários e Humanidades Médicas” e “Memórias de um corpo eviscerado” são duas ousadas publicações, feitas para leitores exigentes, que gostam de explorar as inter-relações da literatura com outras áreas do conhecimento.

 O aprendizado e a vivência das Humanidades nos cursos de medicina durante a graduação, residência médica e formação continuada, podem melhorar a relação médico-paciente? Qual o impacto desta interface no sucesso de um tratamento, especialmente da literatura e outras artes? A Casa Editorial Luminara produz ferramentas para responder a essas questões do Humanismo Médico, tema  extensamente desenvolvido pelo médico e escritor Cyro Martins. Além dos leitores da área da saúde, os amantes de literatura muito vão ganhar com os próximos lançamentos: “Kate Chopin – contos traduzidos e comentados”, edição bilíngue de 12 contos inéditos em português da escritora estadunidense, traduzidos sob a orientação de Beatriz Viégas-Faria, e “Memórias de um Corpo Eviscerado”, de Elizabeth Brose, ambos acompanhados de análises de literatura e, sob a coordenação da Me. em Psiquiatria Betina Mariante Cardoso, com estudos da área da saúde .

Em comum, os livros suscitam questões sobre duas mulheres fortes e determinadas: uma real e outra ficcional. Em “Kate Chopin: contos traduzidos e comentados - Estudos Literários e Humanidades Médicas”, a autora dos contos é considerada fundadora do feminismo por desenvolver e registrar temas delicados na época: a vida cotidiana de mulheres, a rebeldia contra os padrões, as doenças, o desejo de contar uma história de vida, o amor, o ódio, a miscigenação, a dúvida da paternidade, as revelações e os segredos de família.

 O livro oferece ao leitor uma série de leituras de tradutores, teóricos da literatura, médicos e psicanalistas, que mostram como a obra de uma escritora do fim do século 19  tem muito a ensinar para quem estuda literatura, medicina e tradução. Além do texto introdutório por Beatriz Viégas-Faria, o livro oferece ensaios sobre os contos da autoria dos literatos: Cíntia Moscovich; Fabiane Verardi Burlamaque; Ian Alexander; Joana Bosak de Figueiredo; Léa Masina; Marcela Silvestre; Márcia Tiburi; Maria Helena Martins; Maria Nazareth Soares Fonseca; Nadilza Martins de Barros Moreira; Pedro Theobald; Regina Zilberman; Sátira Machado e Elizabeth Brose.

 Os ensaios de Humanidades Médicas foram elaborados Celso Gutfreind; Eduardo Hostyn Sabbi; Érico de Moura Silveira Junior; Fernando Egídio Batista Oliveira; Jaime Vaz Brasil; Juarez Guedes Cruz; Matias Strassburger; Moacyr Scliar, Ricardo Tapajós; Rui de Mesquita Annes; Vera Stringuini; Wesley Peres e Betina Mariante Cardoso.

 Já “Memórias de um corpo eviscerado”, obra ficcional de Elizabeth Brose, doutora em Teoria da Literatura, conta a saga de uma mulher, revisitando suas memórias e reflexões fragmentadas, para compreender a si mesma como um ‘corpo’, uma unidade. Para aqueles que sentem angústia ou passam por tratamentos mais sérios, há muitas vezes a vontade de compartilhar recordações nesse tempo de prognósticos, observação de si mesmo e reavaliações. Assim faz a personagem principal de “Memórias de um corpo eviscerado”, com nenhum e vários nomes. O livro convida a entrar nos pensamentos dessa personagem-paciente, que ora se lamenta, ora se distrai, mas, acima de tudo, deixa sua marca, elabora sua história e se conhece através dela.

 Entre descobrir quem é o verdadeiro eu e reencontrar a feminilidade no seu corpo eviscerado, a personagem nos conduz para dentro dos livros que lê: duas histórias dentro da trama principal. São as leituras da personagem: uma narrativa de guerra e outra sobre  infância e novas tecnologias. “Memórias de um corpo eviscerado” é leitura imperdível para quem gosta de narrativa cadenciada, incomum, de leitura rápida, mas que prende a atenção.

  

Título: “Kate Chopin: contos traduzidos e comentados- Estudos Literários e Humanidades Médicas”

Organizadoras: Beatriz Viégas-Faria; Betina Mariante Cardoso; Elizabeth Brose.

Colaboradores: Cíntia Moscovich; Elizabeth Brose; Fabiane Verardi Burlamaque; Ian Alexander; Joana Bosak de Figueiredo; Léa Masina; Marcela Silvestre; Márcia Tiburi; Maria Helena Martins; Maria Nazareth Soares Fonseca; Nadilza Martins de Barros Moreira; Pedro Theobald; Regina Zilberman; Sátira Machado; Betina Mariante Cardoso; Celso Gutfreind; Eduardo Hostyn Sabbi; Érico de Moura Silveira Junior; Fernando Egídio Batista Oliveira; Jaime Vaz Brasil; Juarez Guedes Cruz; Matias Strassburger; Moacyr Scliar; Ricardo Tapajós; Rui de Mesquita Annes; Vera Stringuini; Wesley Peres.

Tradutores: Adriana Ruggeri Quinelo; Beatriz Viégas-Faria; Denise Mariné; Felix Nonnenmacher; Henrique Guerra; Márcia Knop.

ISBN: 978-85-62989-03-2

Editora: Casa Editorial Luminara

Número de páginas: 288

Preço sugerido: R$ 59,90

 

Título: “Memórias de um corpo eviscerado”

Autora: Elizabeth Brose

Coordenação editorial: Betina Mariante Cardoso

Colaboradores: Fabiane Verardi Burlamaque e Ricardo Tapajós

ISBN: 978-85-62989-03-2

Editora: Casa Editorial Luminara

Número de páginas: 128

Preço sugerido: R$ 46,80

  

SERVIÇO:

Lançamento duplo:

“Kate Chopin: contos traduzidos e comentados – Estudos Literários e Humanidades Médicas”

“Memórias de um Corpo Eviscerado”

Data: 16 /09 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 - Bela Vista - São Paulo – SP

Leitura dramática de conto de Kate Chopin no Mezanino da Livraria às 18h30 - ator Luiz Guilherme. A seguir, sessão de autógrafos na Sala de Artes

  

Informações para imprensa:

Todas as Letras - SP

 comunicacao@todasasletrasbr.com.br