X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Vida Morna* | Imprimir |  E-mail

Cristina Macedo

 

Chego tarde, como sempre. Meu marido, na cozinha, toma um café enquanto prepara nossa janta. E, igual a sempre, pergunta como foi meu dia. Respondo ótimo, trabalhei bastante. Não posso contar que deixei o escritório cedo e fui ao encontro da turma. Minha turma de mulheres, há alguns dias, resolveu extrapolar e, depois de seduzir aquele stripper, uma delas levou-o para casa. Levou-o não, levamos: eu fiz parte de cada sórdido detalhe. Depois de o exaurirmos a sexo e álcool, alguém lançou a ideia.  E ela ficou suspensa no ar. De início, dissemos não, nem pensar. Mas, ela ficou ali, rondando. Não escaparíamos dela.

 

- Queres mais um cafezinho, amor? - pergunta meu marido, arrancando-me  do devaneio.

 

Começo a bebericar aquele café quentinho e, enquanto ele conta sobre seu dia, quase igual a todos os dias, volto ao desigual do meu. Pois a ideia ficara ali e, por mais que tentássemos evitá-la, não nos deu mais sossego. Eu não sabia por que iríamos fazer aquilo com ele, mas sabia que o faríamos.

 

Enquanto não acontecia, o homem ficara amarrado à cama de nossa amiga. Por vários dias. Nós o tratávamos bem, vinho, boa comida, sexo. Ele, prisioneiro.    Meio que gostando daquilo tudo, meio que temendo o momento seguinte.

- O café vai esfriar - diz meu marido, novamente me trazendo para nossa casa.

Bebo alguns goles. Sinto-me inquieta. Meu pensamento foge dali. Resolvêramos, as amigas, que o desenlace seria hoje. E fomos em frente.

- A janta ainda demora? - pergunto.

 

Quando ele diz 20 minutos, decido tomar um banho. A água que escorre pelo meu corpo, limpa qualquer vestígio de sangue. Penso na cena em que o matamos.Ele se desesperou, incrédulo, e nós batemos sem piedade. Mais e mais, tanto mais ele se debatia. Quando aquietou-se, quase morto, fui eu que abriu a bolsa e o atingiu, com vários tiros. Não podia deixar pedra sobre pedra.

 

-------------------------------------------------------------

 

Para de tossir*


O ônibus ia para a capital. A viagem recém tinha começado e ela já se preocupava com as passageiras a seu lado: a menina, que parecia ter sete anos, e sua gorda avó. As duas ocupavam a mesma poltrona, grudadas nela. Será que vou aguentar tantas horas com estas estranhas criaturas tão perto de mim? – ela pensava. O sentimento era ambíguo: por um lado, tinha pena. As duas estavam mal acomodadas, uma apertando a outra. Mas sentia também raiva pelo desconforto que lhe causavam.

À medida que o ônibus avançava, as coisas iam piorando. A menina ficava mais e mais inquieta; não parava em posição alguma. E sua avó, muda e imóvel.

Eis que começa a tosse. Quanto mais o desconforto da viagem aumentava, mais a menina tossia. E ela, ao lado, se descontrolava também. Lançou olhares de ódio para a menina, que lhe devolveu os mesmos olhares, enquanto seguia tossindo irritantemente. A avó continuava sem perceber nada, talvez dormisse. Ela pensou em dormir também; com os barulhos da menina seria impossível. Tentou se acalmar, mas estava cada vez mais nervosa. A menina, agora sentada no chão, a encarava, sempre tossindo.

Por que uma simples tosse a deixava tão incomodada? Não conseguia atinar, porém não aguentava mais.

Aproximou seu pé do corpo da menina e fez uma pequena pressão com o bico da bota. A menina tossiu mais. A avó continuava de olhos fechados. A menina tossiu mais e mais. Ela virou o pé e apertou o estômago da menina com seu salto fino. A garota tossiu assustadoramente. Era sua única reação, tossir, tossir e tossir.

Ela tampou os ouvidos e fechou os olhos com força: estava enlouquecendo. Ficou assim por alguns minutos, talvez. Quando voltou a abrir os olhos, já estava escuro.

 

Inclinou-se até a menina... Não ouviria mais nenhuma tosse.

 

 

-----------------

 

*In: Arca Profana . Vários autores. Porto Alegre. Território das Artes.

---------------

 

Nos facebooks, twitters, blogs, a força criativa da expressão, a necessidade genuína de comunicar e a noção do que importa mesmo informar quase sempre se diluem num fraseado entre o coloquial e o supostamente espontâneo, apressado. Assim se constitui grande parte do texto internético, longe do literário, a anos luz do poético. Há também uma tendência à infantilização e a um barateamento das emoções.  Mas é inegável que estamos diante de uma nova linguagem, forjada nas e pelas ferramentas eletrônicas, que não pode ser ignorada.


A vantagem nesse jeito de dizer se encontra no exercício de síntese: não há tempo/espaço para mais delongas. Será por aí a contribuição dos  textos internéticos a escritores do livro impresso? Como?


Diria que os contos de Cristina Macedo partem dessa característica, pelo seu escrito enxuto. Mas a leveza e concisão se amalgamam numa narrativa calibrada pela  criação de um clima. Sem arroubos ou desvios, o texto pega o leitor. E não há tempo para se preparar, nem espaço para conjeturas. Num zaz a história acontece, aconteceu. Mais: não há condescendência nela, a sutileza fica no trato da linguagem - a sangue-frio.  E esse paradoxo deixa o leitor à espera de uma explicação, meio atordoado. De volta ao texto, a ver onde mesmo teria se perdido ou deixado escapar um indício, uma alusão. Enfim, a literatura dessa autora - com um elã atual - traz de volta aquela questão milenar: a arte imita a vida ou a vida inspira a arte, por mais absurda e irreal que esta possa parecer?


 

Gaúcha morando em Porto Alegre, Cristina Macedo é Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFRGS, com o tema "A Mulher em O Tempo e o Vento", de Erico Verissimo. Traduziu Ariel, de Sylvia Plath, juntamente com o poeta Rodrigo Garcia Lopes(Editora Verus, 2007). Tem contos na antologia Ponto de Partilha I, organizada pelos escritores Valesca de Assis e Rubem Penz.( Editora Kalligraphos, 2008). Também publicou contos  nas coletâneas Arca de Impurezas (2008) e Arca Profana(2010)(Território das Artes Editora). Leciona inglês, traduz poesia e, ultimamente, dedica-se a escrever poemas. E anima, desde 2008, o Sarau Literário Zona Sul, assim como agora o faz em Quarta tem sarau no Quarto, do CCEE Erico Veríssimo.

 

Maria Helena Martins


Leia entrevista e visite o blog da Cris 

Conheça seus poemas em Do Arrebatamento