X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Aceite de homenagem a ser realizada no decorrer da VIII Jornada Celpcyro sobre Saúde Mental - maio de 2011 | Imprimir |  E-mail

Porto Alegre, 20 de outubro de 2010.


Dr. Cláudio Meneghello Martins

Coordenador de Saúde Mental do

Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins

CELPCYRO

Avenida Borges de Medeiros, 453, sala, 82

90020-023 Porto Alegre (RS)


Prezado Senhor Coordenador,


Recebemos o seu ofício de 15 de outubro de 2010, através do qual, na condição de Coordenador de Saúde Mental do Centro de Estudos Literatura e Psicanálise Cyro Martins – CELPCYRO, nos anuncia a realização nos dias 6 e 7 de maio de 2011, da VIII Jornada CELPCYRO e do I Primeiro Simpósio Brasileiro sobre Comorbidades Psiquiátricas: Transtorno Mental e Dependência Química, em Porto Alegre.

Trata-se de um evento que pelo seu objetivo, pelos Temas e pelas Pessoas que envolve, merece as congratulações e o irrestrito apoio deste Professor Titular Emérito de Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para quem, o envolvimento com todas as iniciativas que envolvem a Psiquiatria como  Ciência Médica, a Literatura e a Psicanálise, que marcaram a carreira e a vida de Cyro Martins, o Patrono do Centro de Estudos, é considerado como o cumprimento de um dever de oficio. Também é considerado como sendo um compromisso com o desenvolvimento das Ciências da Saúde, com a Literatura e com a Psicanálise, com as Ciências Humanas e com o Humanismo enfim, os mesmos compromissos que marcaram a vida de Cyro dos Santos Martins, o Patrono do CELPCYRO.

Assim é que a sua comunicação de que nesse evento do CELPCYRO, é desejo das Direções do mesmo nos prestar uma Homenagem, através da entrega de um Diploma ao Mérito Cyro Martins: Reconhecimento da Ciência e da Cultura nos comoveu pela honra e pelo significado, e neste caso para nós,  de forma muito especial. É de todos sabido que o Médico, o Escritor e o Psicanalista Cyro dos Santos Martins é por nós considerado como uma das Pessoas que mais nos influenciaram e um dos mentores da nossa Carreira, como Médico que desenvolveu Assistência e Administração em Saúde, e como Professor Universitário que desenvolveu atividades de Ensino e Pesquisa para o avanço da Ciência e do Humanismo Científico. Estes todos eram em vida de Cyro dos Santos Martins, e até os dias de hoje, campos comuns dos nossos interesses, das nossas atividades e das lutas pela construção de um ser Humano necessário e capaz de constituir uma Humanidade maior e melhor.

Quis o seu elegante convite afirmar que seria uma Honra para o CELPCYRO o nosso aceite, o que nos leva ao dever de lhe expressar junto a nossa aceitação, com humildade pessoal e como expressão desta, a qual é uma das melhores virtudes de um ser humano, que o muito que ainda necessitamos fazer pelo desenvolvimento do Homem e da Humanidade, necessita da prática da virtude da Humildade. Ela será útil e deve ser mostrada, para cada vez mais reafirmar que se muito foi feito para a construção do Humano, é muito mais o que falta por fazer para a construção do Homem e da Humanidade. Acreditamos ser nosso dever tentar conscientizar as pessoas que nós tem o privilégio de conviver com os níveis mais elevados da cultura que dignifica o homem, que devemos dar prosseguimento às tarefas as que se dedicaram Pessoas como Cyro Martins, e que deverão ser  seguidas por nós e por outras Pessoas que nos seguirão, e que como nós se propõem a dar continuidade as tarefas de Mestres tais como o foi Cyro Martins.

Não poderia receber em 7 de maio de 2011, nem melhor, nem maior presente de aniversário do que aquele a que V.S. refere como uma ”singela homenagem”, o Diploma de Mérito Cyro Martins: Reconhecimento da Ciência e da Cultura. Ao solicitar-lhe que transmita à Direção do CELPCYRO o meu aceite, também transmita os meus agradecimentos pela homenagem que me prestam, uma das mais significativas dentro de minha não pequena e nem curta carreira dentro das Ciências da Saúde e das Ciências do Homem.


Atenciosamente.

 

 

Ellis D’Arrigo Busnello

 

Por instrução recebida via eletrônica de Fortaleza, CE, Brasil.


Resposta da Direção do CELPCYRO a Dr. Ellis Busnello


Porto Alegre, 21 de outubro de 2010

Prezado Dr. Ellis Busnello,

sua aceitação de nossa homenagem muito nos envaidece e vem ao encontro de um desejo de reconhecimento, por parte de nossa Instituição e por nós, pessoalmente, de quanto tem sido importante sua participação definidora de caminhos da Psiquiatria e da Psicanálise no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Cordialmente,

Maria Helena Martins                                                  Cláudio Meneghello Martins

Diretora-Presidente do CELPCYRO                              Coordenador de Saúde Mental do CELPCYRO