X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Workshop Cognitive-Behavioral Systems Approach in Couple and Sex Therapy | Imprimir |  E-mail

Prof. Mehmet Z. Sungur
Medical Faculty of Marmara University, Istanbul.


O workshop orientará os participantes sobre  avaliação e  tipo de terapia o casal necessita: sexual, casal ou tratamento combinado. Também proporciona aos assistentes elementos para clarificar os objetivos da prática de interação conjunta e como intervir nas crenças e distorções cognitivas para um melhor relacionamento. Intervenções de nivel alternativo são indicadas  para as necessidades diferentes dos casais.

Este é um workshop no qual os participantes são bem-vindos para discutir casos de pacientes que sofram de problemas sexuais ou de relacionamento.

Um em cada três casamentos acaba em divórcio e muitos outros produzem conseqüências negativas decorrentes de uma união mal sucedida. O workshop ministrado pelo Prof. Mehmet discutirá as razões pelas quais as pessoas insistem em se casar, mesmo havendo alto índice (45%-50%) de divórcio e algumas conseqüências  catastróficas no pós divórcio.

Surpreendentemente, apesar do trauma da separação, a maioria escolhe repetir a experiência, já que o rompimento é visto como uma falha do parceiro.

A apresentação do tema buscará discutir se o problema da falha na relação esta vinculado ao parceiro “problemático” e o que faz a diferença entre os casamentos felizes (bem sucedidos) e os infelizes.

No enfoque comportamental sistêmico, o terapeuta tende a emoldurar o problema como um resultado da interação entre os parceiros, mais que identificar num a responsabilidade total da insatisfação conjugal. Ou seja, tende a alterar o pensamento do casal de um modelo de doença para um modelo de interação. Neste enfoque, a atenção do terapeuta está no relacionamento mais do que no individual, realizando-se utilizando-se um treinamento da capacidade de comunicação e negociação, buscando a solução mútua de problemas como meta do tratamento.

O workshop prosseguirá explanando como o terapeuta pode, em algum momento, trabalhar com aspectos comportamentais, tentar ajudar o casal a resolver o seu problema diretamente ou a trabalhar cognitivamente ensinando o casal a identificar pensamentos automáticos e distorcidos, para serem trabalhados a um nível sistêmico para explanar a sua falta de cooperação no progresso terapêutico.

Os problemas dos casais são diferentes e exigem habilidades terapêuticas diferenciadas. Qualquer que seja o enfoque utilizado, uma boa avaliação e formulação são de grande importância para o sucesso da intervenção, particularmente naqueles casais que se apresentam com problemas de relacionamento e sexual. Em geral, é considerado inapropriado oferecer terapia sexual para casais com problemas de relacionamento, com a presunção de que o tratamento tenha mais probabilidade de falhar ou ficar incompleto. Entretanto, alguns terapeutas questionam a validade de englobar terapia sexual onde haja tensão no relacionamento se esta é secundaria a um desajuste conjugal. O workshop   discutirá¡ as vantagens da combinação da psicoterapia de casal associada com terapia sexual.

Alguma terapia que falha no tratamento de problemas de relacionamento pode resultar de uma má combinação entre a intervenção aplicada e a necessidade específica do casal. O workshop tentará ajudar no processo de simplificar as escolhas das intervenções que podem ser mais efetivas com cada casal e como o terapeuta pode selecionar intervenções que sejam adequadas para os diferentes níveis de complexidade e rigidez na interação do casal, utilizando um sistema conhecido como “intervenção de ní­veis alternativos”.