X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CARLOS URBIM é o Patrono da 55a. Feira do Livro de Porto Alegre | Imprimir |  E-mail

Jornalista concorreu com Airton Ortiz, Juremir Machado da Silva, Regina
Zilberman e Luis Augusto Fischer



Carlos Urbim (D) recebeu o trofeu do antecessor Charles Kiefer
Foto:Adriana Franciosi

A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou há pouco, em um encontro no Bistrô do Margs, Carlos Urbim como o novo patrono do evento. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, o editor João Carneiro.

Antes de ser anunciado o vencedor, o atual patrono Charles Kiefer repetiu um conselho que vem sendo oferecido há anos aos sucessores:

— Comprem sapatos novos. Vocês vão andar bastante.

Carlos Urbim, ao receber o troféu dedicado ao patrono, comentou, bem-humorado:

— Eu queria dizer aos outros quatro que concorreram comigo que eu agarro este troféu com as duas mãos porque eu já não aguentava mais ficar na fila.

O jornalista vinha sendo indicado todos os anos desde 2003.

O novo patrono foi escolhido por um colegiado de notáveis dentre uma lista com cinco finalistas — sistema de escolha adotado pela primeira vez na eleição do ano passado. Antes disso, o patrono era eleito dentre uma nominata com 10 indicados.

Os cinco patronáveis da Feira deste ano foram obtidos através de votação entre os associados da Câmara da Livro, o que inclui livreiros e editores.

O nome do patrono saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por figuras de destaque, pessoas ligadas à universidade, ex-patronos e dirigentes da Câmara, a quem foi pedido que votassem em três candidatos cadaum, escolhendo-se daí o mais votado. Além de Carlos Urbim, também concorriamcomo patronáveis Airton Ortiz, Juremir Machado da Silva, Regina Zilberman e Luis Augusto Fischer.

Carlos Urbim equilibra uma carreira respeitada como jornalista e autor de livros para crianças e jovens. Nascido em Santana do Livramento em 1948, Carlos Urbim tem entre suas obras mais conhecidas verdadeiros clássicos da literatura para os pequenos no Estado, como Um guri daltônico, Diário de um guri e Saco de brinquedos — muitos deles adaptados com frequência para o teatro. Seu livro mais recente é o infanto-juvenil Admissão ao Ginásio (Editora Escritos, 2008), sobre as angústias de um menino que teme não passar nos exames orais e escritos que serão aplicados para sua admissão ao ginásio (sistema que vigorou no Brasil dos anos 1930 aos 1970.

No ano passado, Urbim ingressou na Academia Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 40. Como homem de imprensa, teve passagem por Diários Associados, Folha da Manhã, Istoé, Diário do Sul e por Zero Hora.

Foi o coordenador da equipe que pesquisou e redigiu mais de uma centena de programas curtos sobre a história do Rio Grande exibidos pela RBS/TV nas séries Rio Grande do Sul: Um século de História, Os Farrapos e A Ferro e Fogo. No ano passado, publicou o livro Zamprogna: a História da Imigração Italiana e a Industrialização no Rio Grande do Sul, pela Editora Jornal Via Norte.

A Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano realiza sua 55ª edição, vai de 30 de outubro a 15 de novembro.

-----------------

Matéria originalmente publicada por Carlos André Moreira | carlos.moreira@zerora.com.br, em ZERO HORA, Porto Alegre, 23 de setembro de 2009.