X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Notícias 2010 - Lançamento Três no Divã | Imprimir |  E-mail

Elmar Bones *

Getúlio, Flores e Osvaldo Aranha no divã do psicanalista

João Gomes Mariante, psicanalista há mais de 60 anos, é um fiel seguidor de Sigmund Freud. Aos 92 anos de idade, permanece em intensa atividade intelectual.

Especialista em profilaxia do suicídio , que considera um autocrime, é autor de mais de 40 artigos científicos e 200 conferências no Brasil e no exterior.

Era um garoto em 1930, quando Getúlio Vargas chegou à Presidência pela primeira vez. Serviu o Exército ao lado de Euclides Aranha Neto, filho de Oswaldo Aranha, ministro de Vargas. Tornaram-se amigos.

Trabalhou como jornalista na imprensa carioca. Em 1946, formou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, para então escolher a Psicanálise.

Tinha 36 anos quando Getúlio suicidou-se, em agosto de 1954. Debruçou-se sobre o comportamento de Vargas com olhar profissional, procurando entender-lhe os processos mentais. Identificou também em Oswaldo Aranha e em Flores da Cunha, outros dois líderes políticos da época, cada um a seu estilo, um certo destemor exacerbado, uma disposição a correr riscos desnecessários, um constante desafiar a morte.

Ao transformar o estudo psicanalítico destes personagens no livro Três no Divã, Mariante lança uma abordagem inédita na bibliografia nacional, uma obra literária e filosófica.

Nela, vai além da personalidade dos biografados, ao observar o psiquismo e as motivações de líderes políticos desde a antiguidade até os dias atuais.

O propósito fundamental de Três no Divã é de, através da psicologia profunda, que a psicanálise condensa, interpretar os segredos do inconsciente de cada um, diz o autor.


João Gomes Mariante é membro efetivo da Associação Internacional de Psicanálise, da Associação Brasileira de Psicanálise, da Associação de Psicologia e Psicoterapia de Grupos em Buenos Aires, e membro honorário da Academia Sul-Riograndense de Medicina e do Rotary Internacional.

----------------------------------------

                                           

* Elmar Bones é jornalista e editor da Já Editores