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Breve relatório sobre o projeto Cyro Martins vai às Escolas - Porto Alegre - dezembro de 2009 | Imprimir |  E-mail

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Educação - Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire
Diretor: Prof. Jorge Luiz Marques da Silva
Vice-Diretores: Prof. Luís Secchi Neto e Profa. Vera Braga Lopes
Coord. Pedagógica: Profa. Dione Maria Detanico Busetti


O CMET Paulo Freire caracteriza-se como uma escola que estrutura seu currículo voltado para as questões do conhecimento, do trabalho e da cultura (envolvendo as artes em geral). Neste ano de 2009, o tema que norteou todo o trabalho docente foi “O que me leva a ensinar e a aprender”, e o “Projeto Cyro Vai às Escolas”, por seu caráter interdisciplinar, pelo enfoque na literatura e na cultura e história do Rio Grande do Sul e também do Brasil veio somar-se ao nosso cotidiano.

Em razão da gripe H1N1, começamos a leitura do “Um menino vai para o colégio” em setembro, mês em que o CMET recebeu os livros da CORAG. Esquematicamente, apresentamos as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos:

  • A leitura do livro foi feita paulatinamente de duas maneiras: a) com os alunos que já têm esta habilidade bem desenvolvida, a leitura foi individual no coletivo; b) com os alunos que estão iniciando a alfabetização, a leitura foi feita por capítulos pela professora.
  • O vocabulário foi detalhadamente trabalhado com os alunos. Observamos que, com os mais velhos, havia familiaridade com as palavras gaúchas.
  • Os professores resolveram trabalhar questões geográficas e históricas das décadas de 1910, 20 e 30 no Rio Grande do Sul; para tanto, uma aula-teatro foi dada em todos os turnos para todos os alunos, contemplando estas questões. (Temos fotos e pequenas filmagens sobre)
  • Aspectos biográficos do Cyro Martins foram abordados.
  • Algumas turmas fizeram trabalhos escritos, principalmente resumos dos capítulos. Neste momento foram trabalhadas questões relativas à estrutura textual, pontuação, regência e concordância verbal e nominal.
  • As turmas de Totalidade 1 criaram títulos para cada capítulo.
  • As professoras de artes trabalharam na criação de ilustrações específicas do livro e também a confecção de brinquedos de madeira, tal como Carlos tinha os seus.
  • Os alunos cegos puderam trabalhar todo o livro, pois foi feita a transcrição em Braille.
  • Algumas professoras trabalharam o estudo das distâncias, envolvendo mapas, quilometragem, km por hora das carroças de antigamente e dos trens maria-fumaça, fazendo relação entre o tempo da viagem de antigamente e de agora.
  • A professora de música trabalhou com músicas gaúchas antigas como chotes, valsas, bugios.
  • Foram trabalhados aspectos da natureza (fauna e flora) de Quaraí, Alegrete, Uruguaiana.
  •  Foram confeccionados pequenos livros com a história, sob o título de “livros dentro de um livro” e livros de ilustrações.
  • Duas Turmas das Totalidades Iniciais cenarizaram o livro através de uma maquete (temos fotos).
  • Nas sextas-feiras, acontece uma atividade sistemática, com alunos interessados, chamada de “Tertúlias Literárias”. No segundo semestre o livro lido foi “Gaúchos no obelisco” também do Cyro Martins. Foram possíveis várias transversalidades com “O menino vai para o colégio”, com o momento histórico brasileiro da década de trinta e com o momento histórico de hoje.

 Todos os alunos receberam os livros doados pela Gorag, e todos os professores foram exortados a utilizá-los em suas aulas. A professora de Português das Ts finais da tarde e da noite trabalhou a leitura, mas os professores das Ts iniciais, nos três turnos, é que aprofundaram o livro, iluminando as riquezas culturais, históricas, geográficas, políticas e econômicas da época. O número de alunos envolvidos soma a 450. Todos os professores que trabalham com as Ts iniciais têm formação superior.

No dia 8 de dezembro de 2009, foi feito o “fechamento” desta atividade, e a professora Maria Helena Martins, filha do autor, pôde presenciar o resultado de todo um processo prazeroso que foi conviver compersonagens como Carlos, Afonso e Alzira principalmente.


SOBRE AS SIGLAS UTILIZADAS, METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR E  ESPECIFICIDADES DOS TRABALHOS REALIZADOS

T1, T2, T3, T4, T5, T6 : Significam Totalidade 1, 2....

Totalidade é o nome que demos para o nosso currículo. Durante nossas discussões pedagógicas, percebemos que o trabalho que fazíamos não tinha nada a ver com as séries em que tudo é compartimentado. Trabalhamos de forma interdisciplinar, não priorizamos conteúdos por etapas, trabalhamos com grandes temas e escolhemos conceitos. Os conteúdos, portanto, perdem seu antigo status e ficam a serviço desses conceitos, e são liberados para serem desenvovidos em qualquer Totatidade.

Para não perdermos os rituais de passagem, denominamos T1,2 e 3 para o trabalho inicial e T4, 5 e 6 para o final do ensino fundamental. Temos o sonho (com muita luta ainda) de oferecer o ensino médio voltado para a produção de eventos públicos.
 

NEES : necessidades educativas especiais.
 

CRÊ SER: é o nome de uma cooperativa organizada por pais de pessoas especiais que têm mais de 21 anos (idade limite para ficar em escolas especiais). A CRÊ SER foi instituída na época do PT na Prefeitura, através do Orçamento Participativo. O terreno e o prédio é da PMPA, os alunos aprendem alguns ofícios (padaria, horta, papel) e aprendem a ler e escrever. A escolarização deles está sob a responsabilidade do CMET e os professores são lotados aqui. Ficou uma extensão nossa (CMET Paulo Freire). Como professora de português, este nome me perturba. A ideia deles era de crer (acreditar) no ser, por isso “crêser”, que não é sigla, não é verbo, é um substantivo ...

PTE: Projeto de Trabalho Educativo. Toda uma atividade orientada por professores para alunos portadores de deficiência. Aqui no CMET, esses alunos, durante a semana, estão nas suas turmas de trabalho, num turno específico. Nas sextas-feiras eles se encontram para uma atividade (com professores) orientada para o trabalho (estágios) em secretarias públicas, autarquias, comércio, etc de POA. Conseguido o estágio no turno inverso ao seus estudos, eles recebem acompanhamento dos professores que vão visitá-los sistematicamente em seus locais de trabalho. Está sendo uma experiência muito interessante e positiva. Teria várias histórias para contar.


PROFESSORES ENVOLVIDOS NO TRABALHO
Suzana Reckziegel: Pedagogia:  suzanamreck@yahoo.com.br
Helena Carvalho: Pedagogia
Anézia Viero: Doutorado   aviero@portweb.com.br
Viviane More: Pedagogia  vicastilhos@bol.com.br
Daisy Erig: Pedagogia   isverg@hotmai.com
Carla Fernandes: Letras e Artes Plásticas  carlafernandes@gmail.com
Carla Balena: Artes Plásticas   carlbalena@yahoo.com.br
Cíntia Albertoni: Direito e Letras  cintialbe@ig.com.br
Cíntia Zimpel: Pedagogia    czpro@terra.com.br
Tais Costa: Pedagogia    taiscosta@hotmail.com
Lauren Veronese: Ciências Biologia   0009997@ufrgs.br
Gecilda Vanin: Pedagogia   gvanin2000@yahoo.com.br
Sandra Careli: História e Direito
Saadya Bellini: Psicopedagogía e Música   saadya@brturbo.com
Maria de Fátima Gomes: Pedagogia  fatimagomes@smed.prefpoa.com.br
Marilene Zimer: Pedagogia  aprender@brtubo.com.br
Ieda Baron: Psicopedagogia
Regina Flores: Pedagogia