Terceiro Aniversário - 2000 |
Completando três anos no final de 2000, o CELP Cyro Martins amplia e diversifica atividades. Continua a reedição de livros de Cyro Martins - A Dama do Saladeiro (Movimento); Você deve desistir, Osvaldo (L&PM)- e co-edita com o IEL Campo Fora/ Campo afuera, publicação bilíngüe (port/esp) do primeiro livro do autor (1934) e um marco do Projeto Fronteiras Culturais (Brasil- Uruguai - Argentina. Muito do trabalho de 2000 foi em função desse projeto, discutido em reuniões acadêmicas, com pesquisadores brasileiros, platinos e europeus. Ele propiciou novos apoios, como o do Palco Habitasul, e a renovação de apoios do SESI-RS e da FAPERGS, de parcerias com a UFRGS e a Secretaria de Estado da Cultura e IEL, sem os quais seria impossível realizar o 1o Encontro Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina). Esse evento, ao trazer a público nosso projeto, propiciou a apresentação de questões que o motivaram e promoverão seu desenvolvimento em 2001. Sua importância ultrapassa os limites de atuação do CELP Cyro Martins, como atesta o Dossiê do Encontro.Abriu discussão inédita sobre fronteiras culturais, em nosso meio, reunindo instituições públicas e privadas, profissionais de várias áreas do conhecimento e das artes, indicando a necessidade de aportes diferenciados para suas questões fundamentais. Por tudo isso, nosso empenho deverá ser redobrado para concretizar plenamente o projeto, requerendo envolvimento de instituições, comunidades, pesquisadores e, necessariamente, obtenção de recursos materiais e financeiros. Seguindo nossos propósitos ao criar o Centro, esse projeto também tem sua origem na obra de Cyro Martins: os contos de Campo Fora/ Campo afuera serão motivadores do trabalho em campo. Seu universo ficcional - a Campanha, personagens, histórias, linguajar - e o contexto sócio-histórico em que foram criados apresentam elementos a serem vistos em contraste com a atualidade. Ademais, a circunstância das leituras propiciará observação de cruzamentos de imaginário e realidades, especialmente no diálogo do passado com o presente, tendo no universo do gaúcho heróico e no contexto do gaúcho a pé focos significativos. Maria Helena Martins |