X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Projeto Pampa na Universidade - Apresentação  E-mail
Fronteiras Culturais

 

 

 

 

Projeto multidisciplinar itinerante sobre pesquisas e práticas culturais da fronteira do RS 

Cartaz do PAmpa

 

 

 

CONTEÚDO

O Projeto se propõe a circular pelo Estado, expondo pesquisas e trabalhos práticos sobre a cultura fronteiriça entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, numa perspectiva humanista e artística, envolvendo as áreas de comunicação, literatura, música, representação inter-relacionadas com memória, imaginário, tradições, cotidiano, folclore da região – interagindo com o público, numa verdadeira “acontecência”, como diria Guimarães Rosa.

APRESENTADORA:
Maria Helena Martins – Coordenadora (Profa. Dra. em Teoria Literária e Literatura Comparada)

PESQUISADORES CONVIDADOS:
Léa Masina (Profa. Dra. em Literatura Comparada/UFRGS); Inês Marocco (Profa. Dra. em Arte Dramática/UFRGS); Karla Maria Müller (Profa. Dra. em Comunicação/UFRGS); Aymara Celia (Profa. Especialista em Antropologia Social/CELP Cyro Martins); Olinda Allessandrini (Pianista)

ORIGENS E IMPORTÂNCIA DO PROJETO

O projeto Fronteiras Culturais (Brasil- Uruguai- Argentina, do CELP Cyro Martins, desenvolvido desde 2000, origina o PAMPA NA UNIVERSIDADE, que se liga também ao evento Cultura Fronteriza: Brasil, Uruguay y Argentina, realizado na Alemanha (2002).

A globalização aumenta a necessidade de valorizar o patrimônio e a diversidade cultural, assinalando identidades regionais, suas potencialidades. O projeto contribui para o (re)conhecimento da cultura pampiana, incentiva sua valorização entre os sul-rio-grandenses, divulga e motiva pesquisas, práticas culturais e criações entre estudantes e estudiosos e a comunidade em geral, indicando peculiaridades e semelhanças entre manifestações de diferentes regiões do Estado.

PÚBLICO-ALVO: professores de escolas e faculdades públicas e particulares; estudantes universitários; público em geral

DURAÇÃO de cada encontro: 6 (seis) horas (dois turnos), com palestras, audio-visuais, debates, exposições de artes visuais, representações e recitais de música - conforme determinações das instituições envolvidas

--------------------------------------------------------------------------------------------------

VEJA REGISTROS DO PROJETO no Colégio Sinodal, na UNISC, na PUCRS

--------------------------------------------------------------------------------------------------

INSTITUIÇÔES INTERESSADAS EM PARTICIPAR: RECEBE-SE CARTA/MAIL COM MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE E PREFERÊNCIA DE DATAS pelo celpcyro@celpcyro.org.br