X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



PAMPA NA UNIVERSIDADE - Minuta de projeto em prol da valorização do Patrimônio Cultural Gaúcho/Gaucho -  E-mail

 Cartaz do PAmpa

Um projeto do CELPCYRO de caráter multidisciplinar itinerante no Rio Grande do Sul  

 

Coordenação: Profa. Dra. Maria Helena Martins

 

O QUE SE PROPÕE

O subtítulo deste  projeto do CELPCYRO já indica um "recorrido" pelo Estado, reiterando a tendência andarilha de nossas realizações. A proposta é visitar as Instituições parceiras, para investigar e apresentar pesquisas, trocar experiências sobre a cultura fronteiriça da região que abrange parte do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina, numa perspectiva humanista e artística. Envolvem-se no projeto as áreas de comunicação, literatura, lingüística, música, artes visuais e cênicas inter-relacionadas com memória, imaginário, tradições, cotidiano, folclore da região – tudo isso centralizado nos ENCONTROS PAMPIANOS, em que se preconiza uma verdadeira “acontecência”, como diria Guimarães Rosa.

Trata-se de mobilizar o público local, apresentando a temática proposta de modo diversificado, recolhendo aspirações e acolhendo realizações relacionadas a ela, além de motivartrabalhos decorrentes do evento. Assim, o PAMPA NA UNIVERSIDADE se caracteriza por ser um projeto itinerante e em processo, visto iniciar-se antes (com levantamentos, enquetes, realização de trabalhos) e se sugerir sua continuidade depois do Encontro em cada instituição e cidade por onde passe. ( cf. caso do Fronteiras Culturais em Livramento e Rivera)

O projeto quer enfatizar práticas culturais e artísticas contextualizadas e incentivar trabalhos nas instituições parceiras em torno desses Encontros com estudantes e pesquisadores de todas as áreas, partilhandoo projetado e realizando - com a comunidade sul-rio-grandense em geral, bem como com populações fronteiriças brasileiras, uruguaias e argentinas - um esforço de compreensão e revitalização desse patrimônio.

Maria Helena Martins
Coord. do PAMPA NA UNIVERSIDADE


ORIGENS E IMPORTÂNCIA DO PROJETO

O Projeto Multidisciplinar Itinerante PAMPA NA UNIVERSIDADE origina-se no Fronteiras Culturais (Brasil- Uruguai- Argentina), do CELP Cyro Martins, desenvolvido desde 2000; se liga ao evento Cultura Fronteriza: Brasil, Uruguay y Argentina, realizado em Berlim (2002) pela Cátedra de Brasilianística da Universidade Livre de Berlim e pelo CELP Cyro Martins, com o apoio do MINC e da Embaixada do Brasil na Alemanha; decorre diretamente do Simpósio Internacional Fronteiras Culturais no Cone Sul, realizado em Porto Alegre e em São Paulo (2004), com o patrocínio da Petrobras.

A globalização intensifica a necessidade de valorizar as culturas locais e a diversidade cultural, assinalando identidades regionais e suas potencialidades. No caso da cultura pampiana, ao cultivá-la se propicia condições de crescimento à região fronteiriça e se incentiva o fortalecimento das relações entre o Brasil e os países vizinhos, dando-se mais um passo para um Mercosul vigoroso.

PROJETO PILOTO EM 2005 e PARCERIAS
No intuito de testar as propostas do projeto e sua dinâmica, realizaram-se dois encontros Pampianos, em 2005. No Colégio Sinodal, em São Leopoldo, a 03 de setembro, e na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), a 08 de outubro.

Em ambas as instituições a receptividade foi excelente, tanto por parte do corpo docente e de pesquisadores locais, que contribuíram com suas experiências e investigações sobre fronteiras culturais e cultura fronteiriça, em diferentes áreas do conhecimento, quanto por parte dos estudantes e representantes das comunidades.

Para a Coordenação e pesquisadores participantes do projeto PAMPA NA UNIVERSIDADE, essa experiência auxiliou na confirmação de perspectivas temáticas e de abordagem, afinou a interação metodológica das diferentes apresentações, assim como assinalou possíveis alterações de percurso, de modo a tornar os trabalhos mais produtivos e com continuidade.

Principalmente, esse período de teste evidenciou haver muito interesse pelo projeto e a existência de um potencial contingenciado de pesquisas relacionadas com o temário proposto e que encontram no projeto um meio de divulgação,intercâmbio e desenvolvimento.

Como no projeto Fronteiras Culturais (Brasil – Uruguai – Argentia), damos continuidade à parceria com o Instituto de Estudos Latino Americanos da Universidade Livre de Berlim (LAI/Fu-Berlin), através da Cátedra de Brasilianística, Coordenada pela Profa. Dra. Ligia Chiappini. Especificamente, a participação dessa instituição ocorreu no Projeto Piloto, com presença de cerca de 15 estudantes e 3 professores da Alemanha, pesquisadores da cultura pampiana, que apresentaram suas pesquisas e interagiram com os estudantes e professores brasileiros no Encontro Pampiano realizado na UNISC- 08 de outubro de 2005.

A vinda desses professores e estudantes ao Brasil reiterou a importância dos intercâmbios e das parcerias para o fortalecimento dos projetos. No caso, os visitantes alemães inseriram-se em Programa de extensão, financiado pelo DAAD Brasil- Alemanha.

PESQUISADORAS DO PROJETO

Olinda Allessandrini (Pianista ); Léa Masina (Profa. Dra. em Literatura Comparada/UFRGS); Inês Marocco (Profa. Dra. em Arte Dramática/UFRGS); Karla Maria Müller (Profa. Dra. em Comunicação/UFRGS); Aymara Celia (Profa. Especialista em Antropologia Social/CELP Cyro Martins); Maria Helena Martins (Profa. Dra. em Teoria Literária e Literatura Comparada/CELP Cyro Martins).

A essa equipe básica, ligada ao projeto Fronteiras Culturais ( Brasil - Uruguai - Argentina), se reunirão pesquisadores convidados de diferentes áreas e artes, bem como membros das instituições que fizerem parceria com o PAMPA NA UNIVERSIDADE.

PÚBLICO-ALVO
Professorese pesquisadores de escolas e faculdades públicas e particulares; estudantes universitários; público em geral

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PARTICIPANTES dos primeiros Encontros Pampianos:  

Colégio Sinodal (São Leopoldo - RS) - 2005

Universidade de Santa Cruz - UNISC (Santa Cruz do Sul - RS)- 2005

Pontifícia Universidade Católica do RS -  PUCRS (Porto Alegre - RS) - 2006