Humanismo Médico - Notícias | | Imprimir | |
2012 março
Com o instigante título : "FROM ADDICTION TO RELATIONSHIPS: NEUROPSYCHOANALYTIC PERSPECTIVES ON CRAVING, CARING AND CLINGING", o XIII Congresso de Neuropsicanálise, em Atenas, congrega neurocientistas, psiquiatras e psicanalistas para estudar a relação entre adição e dependência, de um lado, e o amor e a empatia, de outro. Estas conexões serão exploradas a partir de vários pontos de vista: neuroquímico, psicologia desenvolvimental, comparações entre outras espécies de animais, bem como da perspectiva psicanalítica.
Para tratar do assunto, lá estarão nomes como PROF JAAK PANKSEPP (Washington State University), famoso no mundo científico por seus estudos sobre empatia desenvolvidos com primatas; PROF MARK SOLMS (University of Cape Town), cuja excelência transdisciplinar se traduz nas suas diversas formações como neuropsicologo, psicanalista e neuropsicanalista; PROF YORAM YOVELL (University of Haifa), ex- aluno de Eric Kandel (Nobel de Medicina, 2000), autor de best sellers neurocientificos sobre o amor.
A sistemática do Congresso inclui um dia de educação básica, para nivelamento dos conhecimentos, que é ministrado por pesquisadores extremamente didáticos. Os dois dias seguintes são marcados por exposições seguidas de intensas e construtivas discussões, nas quais a platéia participa da forma mais efetiva que já vi em meios científicos. Propositalmente, são colocadas posições opostas na mesa e as explanações servem de mote para a intensa troca que segue por todo evento, trazendo uma dinâmica sensação de enriquecimento cultural. Que Atenas, com sua tradição secular de civilização, seja um ponto de desenvolvimento para os participantes do evento.
2010
######################
Biologia do amor e do ciúme Encontros mensais, às quartas-feiras, 19:30 na Livraria Saraiva MegaStore do Shopping Moinhos de Vento de Porto Alegre - "Papos & Idéias" 19/05/2010: Biologia do amor de do ciúme Palestra e bate-papo, aberto ao público e gratuito: A biologia da (in)fidelidade. O objetivo dos encontros é trabalhar com a ideia do amor e do ciúme como aspectos de nossa vida cotidiana com sua representação em nosso comportamento e em nossa biologia. No mês de maio, o tema apresentado será A biologia da (in)fidelidade. Apresentadora: Betina Mariante Cardoso, Médica Psiquiatra, Metre em Psiquiatria tradutora do livro da Psiquiatra e pesquisadora Italiana Donatlla Marazziti "...e viveram ciumentos e felizes para sempre". Apareça para nosso colóquio e venha acrescentar dúvidas e novas polêmicas à discussão! A de junho ainda não tem data confirmada. |