X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



HUMANISMO MÉDICO - Apresentação  E-mail
Humanismo Médico

Este espaço identifica novo setor de atividades do CELPCYRO, que se estrutura no rastro de postulações de Cyro Martins , apresenta a Psiquiatra  Dra. Betina Mariante Cardoso como sua colaboradora, concretiza parceria com a Casa Editorial LUMINARA.  Instituições e seus dirigentes compartilham propósitos de incrementar pesquisas, publicações e eventos sob a égide do humanismo médico, divulgando-os aqui.

 

   Publicações   

         Eventos:  programação e inscrições

  

 

         Cyro Martins postulava e vivenciava a arte médica como


aptidão que deve ter o médico de ativar sua criatividade em todos os atos, clínicos ou cirúrgicos, da assistência ao paciente. Concomitantemente, assinalarei o quanto é importante o saber intuitivo - o clássico olho clínico - no terra-a-terra da nossa prática cotidiana, não obstante estejamos vivendo uma era privilegiada da medicina, tanto que os recursos complementares disponíveis adquiriram dimensões de mito. Porém têm os seus inconvenientes, como todo o poder mágico.

Na práxis médica eles servem de anteparo às inibições emocionais de parte a parte. Ademais, comunicar idéias, sentimentos, propósitos, sempre foi difícil aos homens. E a situação se complica quando, num diálogo, de um lado está alguém que se queixa e pede auxílio, e do outro o interlocutor teoricamente depositário da solução do problema.

(IN: Caminhos: ensaios psicanalíticos. Movimento, 1993.)

 

 

Tal citação parece-nos sempre oportuna para reavivar princípios e práticas da Medicina, em especial como norteadora da nossa área de Humanismo Médico. Área cada vez mais valorizada entre profissionais e pesquisadores das mais diversas especialidades, incentivando trabalhos colaborativos, projetos centrados na atenção básica a profissionais da saúde, publicação de artigos, depoimentos, entrevistas sobre o assunto. Também por isso, se pretende aqui reforçar perspectivas multidisciplinares, sempre enriquecedoras na busca de novos conhecimentos. E sempre voltados para abordagens não só confortadoras e solidárias, em face da doença, mas de modos eficientes para instrumentalizar jovens profissionais da saúde a fortalecer a constituição humanística de suas mentalidades, refinando assim sua formação técnico-científica.

Em face desses propósitos, muito honra a Direção do CELPCYRO a aceitação do convite feito ao médico psiquiatra Dr. Fernando Lejderman, nosso colaborador e parceiro de longa data, para compartilhar a coordenação do setor conosco, o que certamente vai potencializar e qualificar nossas atividades, em função de seu dinamismo e experiência profissional.(MHM)

 

Eis suas palavras:


O Dr. Cyro Martins foi para mim um exemplo de profissional com elevado espírito humanista. Na qualidade de professor, em seminários com profissionais no início da carreira psiquiátrica, ensinou sobretudo a necessidade de aprendermos a respeitar o sofrimento dos pacientes que nos procuram como um dos alicerces decisivos para o futuro trabalho psiquiátrico e terapêutico. Muitos anos após este ensinamento, é uma grande satisfação receber o convite para ser um dos coordenadores do CELPCYRO, justamente na área de humanismo médico. Espero poder colaborar neste novo desafio que a vida institucional proporciona e seguir aprendendo e difundindo os valores humanistas tão necessários na prática cotidiana da medicina.

Fernando Lejderman

Porto Alegre, setembro de 2010

 

----------------------------------------

Em 2012, a Psiquiatra Dra. Madeleine Scop Medeiros assumiu a coordenação do setor Humanismo Médico no CELPCYRO

---------------------------------