X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Cyro Martins para levar no bolso  E-mail
Fortuna Crítica - Artigos

Cris Gutkoski * 

 

Cyro Martins morreu em 15 de dezembro de 1995. Tinha 87 anos e uma respeitável obra em ficção e psicanálise, em que se destaca a trilogia do gaúcho a pé: os romances Sem Rumo, Porteira Fechada e Estrada Nova. Os textos reunidos em Você deve desistir, Osvaldo captam quase 50 anos da literatura de Cyro, de 1934 a 1980, ano de A Dama do Saladeiro em que relembra suas agruras de médico do Interior e o choque proporcionado pela primeira mulher que lhe impressionou intelectualmente, uma poeta que comentava Huxley com a mesma naturalidade e gosto com que se avalia um molho quatro queijos.

 

Os contos "Tesouros", "Tempo de Seca" e "A Entrevista" revelam o hábil artesão de tipos humanos, rurais ou urbanos, grandiosos ou patéticos. A tragédia com que se encerram os dois últimos praticamente tiram a roupa de figuras cuja alma vinha sendo aos poucos revelada por um narrador íntimo do inconsciente. Quem está para ser entrevistado é um medíocre professor de Direito, de olhar hesitante, que cita Freud de orelha e que passa a se enxergar senador da República dada a mera lembrança de seu nome como catedrático a ser ouvido pelo jornal. Perfil denso e universal. "A Entrevista" já nasceu antológica e deu título a livro publicado em 1962.

 

Atenta à distribuição nacional desta edição portátil, a L&PM acrescentou um glossário de Aldyr Schlee que traduz para os urbanóides os pampas do gaúcho de Quaraí. Tem amanonsiar, boleada, carancho, trempe, trasteada e um enxame de sinônimos para cavalo: zaino, tobiano, cosquilhoso, douradilho, guaxo, pangaré... É um minidicionário de gauchês muito bem-vindo em tempos de língua global via Internet, ainda que a beleza das frases curtas possa ser fruída sem ferramentas: "Entreolharam-se e quedaram fitando o chão. Mas quanta coisa se disseram naquele olhar! Entre os dois, dum para o outro, passou a galopito uma bruta esperança".

 

Porto Alegre, Segundo Caderno, Zero Hora, 06/jun/2000

*Cris Gutkoski é jornalista

Links Relacionados:
- Tesouros
- Sem Rumo
- Petiço Tordilho Negro
- Estante do Autor