A Estátua do Laçador | | Imprimir | |
Além da Letra - Depoimentos |
Aymara Celia * E eu nem tinha pensado na relação do Laçador com o gaúcho a pé ! Possivelmente muita gente também não. Fico feliz quando me chegam leituras relacionadas à obra de Cyro Martins. Principalmente da Aymara, com seu olhar insólito. Assessorou a Direção do CELPCYRO por mais de 15 anos, com dinamismo e criatividade decisivos para o fortalecimento do nosso Centro de Estudos.Trabalhamos lado a lado. Entre muitas outras atividades, participou da coordenação de projetos como Fronteiras Culturais (Brasil- Uruguai-Argentina) e Cyro Martins vai às Escolas, dando seu toque pessoal e sempre esclarecido em tudo que realizamos. (MHM)
Assim como Erico Verissimo se orgulhava de Porto Alegre por ter uma orquestra sinfônica, eu me orgulho pela cidade e o estado do Rio Grande do Sul serem representados por uma escultura tão linda e significativa. O gaúcho está muito bem representado, identificado com o laçador. Mas não podemos esquecer do gaúcho a pé que brilhantemente nos é apresentado numa trilogia por Cyro Martins. Gaúchos sem laço, sem cavalo... Que na década de 1920 e 30 vieram formar as primeiras favelas de Porto Alegre, segundo pesquisa do sociólogo Laudelino Medeiros, meu professor na faculdade. ----- Querida Aymara: conseguiste o milagre de colocar muito em nove linhas. Sem dúvida, por estar o Laçador a pé, tenho certeza que Caringi foi influenciado por Cyro Martins, o que muitos ignoram. Alcy Cheuiche** ----------
* *Alcy Cheuiche - Premiado escritor gaúcho de romances, crônicas, teatro, poesia. Professor em Oficinas de Criação Literária.
|