X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Mural Março 2020

 

Projetos e eventos marcantes para CELPCYRO e CCYM em 2019


  • Contribuição valiosa para acervo sobre Cyro Martins

capa livro fbio


O livro foi lançado no dia 12 de novembro, na 65a. Feira do Livro de Porto Alegre, com a mesa-redonda Cyro Martins leitor da literatura do RS, composta pelo autor da obra, Fábio Varela Nascimento, pelo professor e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil e pelo pesquisador e doutorando da PUCRS, Camilo Raabe. O evento esteve à altura do livro em lançamento, pela importância dos participantes da mesa e suas excelentes contribuições sobre Cyro Martins e sua obra. Fábio optou por abordar a relação de Cyro Martins com dois escritores seus conterrâneos e amigos: Lila Ripoll e João Otávio Nogueira Leiria. Características de escritor, profissional da medicina, principalmente marcadas pela personalidade determinada e generosa, foram evidenciadas por Assis Brasil.  Camilo fez sua apresentação sobre as relações entre Dyonélio Machado e Cyro Martins como conterrâneos de Quaraí (RS), escritores, médicos psiquiatras e amigos.


collage mesa


Á mesa-redonda, seguiu-se a realização de Autógrafos de Fábio Varela Nascimento, em CYRO MARTINS os anos decisivos. Pesquisa, reflexão e sensibilidade estão presentes nesse que certamente é o trabalho mais extenso e profundo realizado sobre Cyro Martins e sua obra. Nascida como tese de Doutorado em Letras, na PUCRS, com a orientação da Profa. Dra. Maria Eunice Moreira, essa publicação também é significativa por acontecer quando sua Editora, a Movimento, comemora 50 anos, período em que seu Editor, Carlos Appel, acompanhou e editou a obra de Cyro Martins.


collage autografos


CYRO MARTINS - Os anos decisivos - Fábio Varela Nascimento

Ao atravessar a porta do Colégio Anchieta, naquele março que se mostrava quente e abafado na Porto Alegre de 1920, o pequeno “pagão crioulo” da campanha, que não conhecia o Pai Nosso e, muito menos, os jesuítas, mudou de forma irreversível o rumo de sua vida. A partir daquele momento, além daquela porta, não eram apenas as capelas, os padres, as missas matutinas e os estudos que o esperavam, não era só o guri livre pelos campos que começava a se tornar lembrança. Leia mais...

                                                                                 ****** 

 

  • Sarau Poético - evento do Projeto Encontros de Contos & Poesia, do CCYM em parceria com CELPCYRO

 

O humanismo, que orienta a visão do médico sobre o paciente, é também a chispa que desperta nele o poeta. Então se entende melhor a frequência com que deparamos médicos-escritores, médicos ligados às artes em geral. E, quase sempre, bem sucedidos nessas formas de expressão além da "arte médica".

 

sarau

 

Por sugestão da Dra. Graziela Stein de Vargas, o CCYM e o CELPCYRO, em parceria, criaram os Encontros de Contos e Poesia, que aconteceram durante 2019. O evento de novembro - SARAU POÉTICO -foi muito especial, tendo a participação dos médicos poetas - José Eduardo DegraziaRogério Gastal Xavier e Theobaldo Thomás. Cada um a seu modo, talento e sensibilidade trouxe sua poesia, envolvendo a platéia e reiterando quanto a literatura  e as artes em geral - está pari passo com a criação estética. 

Além de apreciar os poetas, leia A Palavra Poética: inaugural e derradeira, de Maria Helena Martins, que participou do Encontro.

 

collage sarau

****** 


  • CinePsiquiatria - projeto da ABP/APAL em Porto Alegre - rompendo preconceitos face à doença mental

O CCYM coordena sessões de cinema abertas ao público, com debates a respeito dos filmes , informando e esclarecendo sob o ponto de vista da paiquiatria. Os filmes são projetados no Praia de Belas Shopping, há dois anos, com platéia crescente que, no final de 2019, lotou duas salas para projeção simultânea de Coringa.


coringa

                                              A Esquizofrenia e o sofrimento humano  - Wanderley Domingues

O enredo de Coringa, os cenários, o jogo de luzes, o colorido, a trilha sonora transmitem a solidão de Arthur Fleck, seus desesperos, suas frustrações, suas dores físicas e mentais, a falta de perspectivas, apesar de seu esforço de superação, do seu estado de quase miserabilidade, tanto física quanto mental.  Leia mais ... 

                                                               

                                                                                           ********

convite Medicina Narrativa redimensionado

 

 Narrativas em Saúde, a arte de contar histórias - evento do projeto  integrado de Medicina e Letras da PUCRS

 

 Esse  evento, que ocorreu dias 13 e 14/set/19,  teve o propósito de promover a interface entre os conhecimentos das áreas de Medicina e Letras por meio de narrativas, iniciou a 1a. Edição de Curso de ExtensãoCCYM e CELPCYRO  participaram, com muita satisfação, representados respectivamente pela Dra. Graziela Stein de Vargas e Dra. Profa. Maria Helena Martins. Trata-se de evento pioneiro no RS e que revela a PUCRS se inserindo numa área acadêmida em franca valorização no exterior.  

 

 MEDICINA NARRATIVA? É uma disciplina? Título de livro? Curso de Relatos médicos?

De fato, pode-se dizer que constitui uma abordagem interdisciplinar, no âmbito da Medicina e de Letras - envolvendo a relação médico-paciente -, que se vale da milenar capacidade de contarmos histórias para informar e esclarecer sobre doenças e doentes, seus portadores e cuidadores, em busca de saúde. 

(Leia Medicina Narrativa e sua relação com a obra de Cyro Martins - )

 

                                                                                  ********

 

 mural mini

 

Relembre os eventos e seus participantes nas comemorações de CELPCYRO 20 ANOSenquanto aprecia a pianista Olinda Allessandrini tocando composições pampianas, uma contribuição decisiva para nosso projeto Fronteiras Culturais (cf. o CD/DVD PamPiano)



 
 
What do you want to do ?
New mail
alt