X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Mural dezembro 2019

 

quintana *

 

Em tempos de tantas perturbações sociais, de incertezas pessoais, o retrato de Quintana , com o
passarinho emblemático, e essa foto com seu retratista - a céu aberto - reiteram a necessidade das artes e convidam à
reconciliação com o mundo em que vivemos .
Boas Festas! Que a humanidade propicie mais coisas boas em 2020! (MHM)

Cláudio M. Martins
Presidente do CELPCYRO e do CCYM

Maria Helena Martins 
Diretora de Cultura Humanidades e Literatura do CELPCYRO

------ 

* Retrato de Mario Quintana, primeiro trabalho realizado pelo artista Eduardo Kobra, em Porto Alegre, no Colégio Farroupilha , finalizado em novembro de 2019. Foto do acervo do Colégio Farroupilha.

                                                               *******


Projetos e eventos marcantes para CELPCYRO e CCYM em 2019


  • Contribuição valiosa para acervo sobre Cyro Martins

capa livro fbio


O livro foi lançado no dia 12 de novembro, na 65a. Feira do Livro de Porto Alegre, com a mesa-redonda Cyro Martins leitor da literatura do RS, composta pelo autor da obra, Fábio Varela Nascimento, pelo professor e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil e pelo pesquisador e doutorando da PUCRS, Camilo Raabe. O evento esteve à altura do livro em lançamento, pela importância dos participantes da mesa e suas excelentes contribuições sobre Cyro Martins e sua obra. Fábio optou por abordar a relação de Cyro Martins com dois escritores seus conterrâneos e amigos: Lila Ripoll e João Otávio Nogueira Leiria. Características de escritor, profissional da medicina, principalmente marcadas pela personalidade determinada e generosa, foram evidenciadas por Assis Brasil.  Camilo fez sua apresentação sobre as relações entre Dyonélio Machado e Cyro Martins como conterrâneos de Quaraí (RS), escritores, médicos psiquiatras e amigos.


collage mesa


Á mesa-redonda, seguiu-se a realização de Autógrafos de Fábio Varela Nascimento, em CYRO MARTINS os anos decisivos. Pesquisa, reflexão e sensibilidade estão presentes nesse que certamente é o trabalho mais extenso e profundo realizado sobre Cyro Martins e sua obra. Nascida como tese de Doutorado em Letras, na PUCRS, com a orientação da Profa. Dra. Maria Eunice Moreira, essa publicação também é significativa por acontecer quando sua Editora, a Movimento, comemora 50 anos, período em que seu Editor, Carlos Appel, acompanhou e editou a obra de Cyro Martins.


collage autografos


CYRO MARTINS - Os anos decisivos - Fábio Varela Nascimento

Ao atravessar a porta do Colégio Anchieta, naquele março que se mostrava quente e abafado na Porto Alegre de 1920, o pequeno “pagão crioulo” da campanha, que não conhecia o Pai Nosso e, muito menos, os jesuítas, mudou de forma irreversível o rumo de sua vida. A partir daquele momento, além daquela porta, não eram apenas as capelas, os padres, as missas matutinas e os estudos que o esperavam, não era só o guri livre pelos campos que começava a se tornar lembrança. Leia mais...

  • Leia texto de Luiz Antônio de Assis Brasil, nas abas do livro CYRO MARTINS os anos decisivos
  • Ouça palestra de Carlos Appel sobre Cyro Martins e seu contexto vivencial.

                                                                                 ****** 

 

  • Sarau Poético - evento do Projeto Encontros de Contos & Poesia, do CCYM em parceria com CELPCYRO

 

O humanismo, que orienta a visão do médico sobre o paciente, é também a chispa que desperta nele o poeta. Então se entende melhor a frequência com que deparamos médicos-escritores, médicos ligados às artes em geral. E, quase sempre, bem sucedidos nessas formas de expressão além da "arte médica".

 

sarau

 

Por sugestão da Dra. Graziela Stein de Vargas, o CCYM e o CELPCYRO, em parceria, criaram os Encontros de Contos e Poesia, que aconteceram durante 2019. O evento de novembro - SARAU POÉTICO -foi muito especial, tendo a participação dos médicos poetas - José Eduardo DegraziaRogério Gastal Xavier e Theobaldo Thomás. Cada um a seu modo, talento e sensibilidade trouxe sua poesia, envolvendo a platéia e reiterando quanto a literatura  e as artes em geral - está pari passo com a criação estética. 

Além de apreciar os poetas, leia A Palavra Poética: inaugural e derradeira, de Maria Helena Martins, que participou do Encontro.

 

collage sarau

                                                                                   ****** 


  • CinePsiquiatria - projeto da ABP/APAL em Porto Alegre - rompendo preconceitos face à doença mental

O CCYM coordena sessões de cinema abertas ao público, com debates a respeito dos filmes, no Praia de Belas Shopping, há dois anos, com platéia crescente, que lotou duas salas para  projeção simultânea de Coringa.


coringa

                                              A Esquizofrenia e o sofrimento humano  - Wanderley Domingues

O enredo de Coringa, os cenários, o jogo de luzes, o colorido, a trilha sonora transmitem a solidão de Arthur Fleck, seus desesperos, suas frustrações, suas dores físicas e mentais, a falta de perspectivas, apesar de seu esforço de superação, do seu estado de quase miserabilidade, tanto física quanto mental.  Leia mais ... 

                                                               

                                                                                ********

 

 Narrativas em Saúde, a arte de contar histórias - curso no contexto do projeto de extensão da PUCRS

 

Evento, cuja importância queremos registrar, foi o realizado pelo projeto integrado de Medicina e Letras, da PUCRS: NARRATIVAS EM SAÚDE, a arte de contar histórias, do qual CCYM/CELPCYRO participaram, representados respectivamente pela Dra. Graziela Stein de Vargas e Dra. Profa. Maria Helena Martins.

Com muita satisfação. apoiamos brilhante iniciativa da PUCRS, seus cursos de Medicina e de Letras, saudando também o vivo interesse manifestado pelos alunos das duas áreas dessa Universidade. (Clique aqui para mais informações sobre o evento e o projeto).

                                                                                  ********

 


 mural mini

 

Relembre os eventos e seus participantes nas comemorações de CELPCYRO 20 ANOSenquanto aprecia a pianista Olinda Allessandrini tocando composições pampianas, uma contribuição decisiva para nosso projeto Fronteiras Culturais (cf. o CD/DVD PamPiano)