X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Diálogos entre cinema e literatura

CELPCYRO 20 ANOS

banner 20anos2


DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E LITERATURA

2º. Evento 16 de maio de 2017 - Instituto Cyro Martins - Poto Alegre


evento2 1 Diadorim evento2 2


Módulo 1 - Apresentação de Rio De-janeiro, Minas, curta-metragem de Marili Cunha Bezerra (1993-8min), super premiado, evidenciando aspectos das personagens e sua interação, da ambientação, do processo narrativo, e realização da leitura de trecho do romance Grande-Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa, relatando o primeiro encontro de Riobaldo e Diadorim, que originou o filme, observando aspectos da linguagem roseana  e como a narrativa literária possibilitou a criação cinematográfica.

 

evento2 3                          evento 2 4

Módulo 2 – Visão geral do romance de Cyro Martins, Porteira Fechada: temática, ambientação, personagens, linguagem, relações entre ficção e realidade. A partir da projeção do curta-metragem Boa Ventura, de Guilherme Castro (2015-14min), são analisadas as formas adotadas na narrativa cinematográfica adaptada de Porteira Fechada. O ambiente patriarcal e a sociedade estratificada são premissas à construção de personagens em relações densas e não explícitas, que aparecem, no corpo do filme, enquanto impurezas, ambiências e atmosferas e que relacionam obra literária e filme.

OBS.: essa abordagem se origina no Projeto Porteira Fechada e Boa Ventura : Contrastes e Confrontos


---------------------

* Maria Helena Martins: Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP), Mestre em Literatura Brasileira (Letras-UFRGS). Docente e pesquisadora de Literatura, Leitura e Interação de linguagens. Vários livros, dentre eles O que é leitura, e ensaios publicados.
**Guilherme Castro:Mestre e doutorando em Análise de Produtos Audiovisuais( Universidade Anhembi Morumbi/SP). Cineasta (diretor, roteirista e produtor); jornalista, professor de audiovisual( ULBRA). Autor de documentários e, além do curta-metragem Boa Ventura,realizou o super premiado Terra Prometida (2006): 3 Kikitos(direção, filme e atriz), Candango de melhor filme e seleção oficial de Havana 2007).

 20 anos apoio cyro