X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks




logo

 

Projeto em Comemoração aos 20 anos de trabalho ininterrupto, com e a partir da obra de Cyro Martins (1908-1995)


Do final do século passado a nossos dias evidencia-se a ruptura com parâmetros nas atividades humanas em geral. Ampliam-se fantasticamente os horizontes dos conhecimentos em todas as áreas, multiplicam-se suas abordagens, a possibilidade de informação parece infinita. Saberes e fazeres se entrecruzam, sinalizando quão pouco ficou do que era antes. A perda de um senso de permanência excita as mentes ousadas e desestabiliza as acomodadas. Não à toa a capacidade de resiliência passa a ser tão valorizada. As mutações aceleram, desafiando o já sabido; afrontam mesmo mentalidades mais abertas. Estará o mundo em que vivemos passando por transformações inevitáveis e radicais?

 

Antes de analisar e avaliar esse quadro, parece mais acertado guiarmo-nos por indicações de Cyro Martins que, às vésperas do séc XXI, com mais de 80 anos, não hesitava em dizer que a vida segue e “é nosso o nosso destino”; temos que conduzi-lo em face das vicissitudes e das benesses que a vida apresenta, sendo “realistas esperançosos”, sem perder perspectivas.


Tendo essa visão como guia, nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos relacionadas a transformações dessas duas últimas décadas, a partir de quatro eixos temáticos que, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam e, tanto quanto possível,  contemplam as principais linhas de interesse e atuação do CELPCYRO, atualizando cada tema e situando a obra de Cyro Martins em face dele:

  • DESAFIOS À CRIAÇÃO LITERÁRIA - Linguagem, temática, estrutura narrativa em transformação.
  • PRINCIPAIS AVANÇOS NA ÁREA PSI - Contribuições da Neurociência para a Psiquiatrisa e a Psicanálise
  • HUMANISMO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE - Vicissitudes da humanidade X risco de nos tornarmos insensíveis X realismo esperançoso
  • INTERAÇÃO DAS ARTES - Linguagens se iluminam mutuamente sem perder suas características intrínsecas;criadores e apreciadores das artes  em crise ? 

=========================
 

PARTICIPANTES DOS EVENTOS

Temos grande satisfação em anunciar a confirmação de convidados a participar dos eventos comemorativos. Elas e Eles abrilhantarão o CELPCYRO 20 ANOS, dando oportunidade ao público de um contato com sua arte, sua ciência, sua capacidade de pesquisa e criação: Abrão Slavutsky, Antonio Hohlfeldt, Carlos Appel, Carlos Potoko, Cristina Macedo, Clara Pechansky, José Francisco Botelho, Fábio Varela, Guilherme Castro, Gustavo Czekster, Léa Masina, Lenira Fleck, Liana Timm, Ligia Chiappini, Luiz Antônio de Assis Brasil, Maria Eunice Moreira, Marilice Costi, Nadja Boelter, Olinda Allessandrini, Walmor Piccinini, Wanderley M. Domingues. E haverá outros mais! 

COMISSÃO ORGANIZADORA  Aymara Celia, Clara Pechansky, Cláudia Dambrós Martins, Léa Masina, Liana Timm, Maria Eunice Moreira, Maria Helena Martins 

COORDENAÇÃO GERAL DO CELPCYRO 20 ANOS

Maria Helena Martins
Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO 

PRESIDENTE DO CELPCYRO
Cláudio Meneghello Martins

PROGRAMAÇÃO EM PROCESSO

De abril a dezembro do corrente ano vão acontecer eventos, tais como palestras, oficinas, mesas-redondas, workshops, colóquios, exposições de artes plásticas, apresentações musicais, projeção de filmes, com referências aos eixos temáticos propostos. Preconizam-se, em cada uma dessas realizações, além de apresentação de um conteúdo específico, comentário sobre a obra de Cyro Martins e sua relação com o tema em pauta.
Á medida em que forem sendo definidos os eventos, divulgaremos informações a seu respeito. Eles serão abertos ao público e, em sua grande maioria, terão entrada gratuita.


PRÓXIMO EVENTO  

  •  -  Colóquio CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A PSIQUIATRIA E A PSICANÁLISE 
  • Participantes convidados: Dra. Maria da Graça Cantarelli, Dr. Wanderley M. Domingues, Dr. Walmor Piccinini. Coordenador: Dr. Cláudio Meneghello Martins, 
  • - 14 de junho - 4afa. - 19h30-21h30 - Centro de Estudos Mário Martins - Rua Dona Laura, 221 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre
   INSCREVA-SE JÁ AQUI    ENTRADA GRATUITA  -   VAGAS LIMITADAS !   


ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO CELPCYRO 20 ANOS 

 

1º. Evento - CYRO MARTINS na LITERATURA GAÚCHA - Também na literatura: o Rio Grande acerta o passo com o Brasil - 17 de abril de 2017

- Instituto Estadual do Livro - IEL - Porto Alegre - 

iel 2


iel 3


iel 4

Inaugurando as comemorações,  tivemos a grande satisfação das presenças da Profa. Dra. Ligia Chiappini* e o Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt**, ambos participantes pioneiros nas atividades do CELPCYRO, assim como o Instituto Estadual do Livro - IEL, que nos apoia desde o início. Só isso já tornou o  evento muito significativo, o que se potencializou com a temática, tendo muito a ver com interesses da comunidade porto-alegrense e gaúcha em geral e, em particular, com o trabalho dos palestrantes convidados, bem como  as instituições envolvidas e a obra de Cyro Martins. 

                                        

Também na literatura: o Rio Grande acerta o passo com o BrasilCom esse título, Ligia Chiappini reviu  romances de Cyro Martins à luz de uma releitura do conceito de localismo e regionalismo do autor, repensando a sua inserção na literatura gaúcha e brasileira, recolocando questões como: escritor local? regional? nacional? fronteiriço? Universal? Nada disso? Ou tudo isso junto?

Dialogando com a palestrante  Ligia, Antônio Hohlfeldt apresentou  A significação (maior) da literatura de Cyro Martins, "mostrando que toda a obra ficcional de Cyro Martins concentra-se no período entre 1893 e 1930, ou seja, a Revolução Federalista e a Revolução de 1930. O que isso significa? Basicamente, este é o tempo em que a sociedade urbana brasileira – a partir da perspectiva do Rio Grande do Sul – levou para se formar e, depois, se afirmar". Saiba mais ..

Profa. Dra. e Titular em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP; Professora Dra. e Titular em Literatura e Cultura Brasileira e Latino-americana na Universidade Livre de Berlim. Pesquisadora e ensaísta gaúcha, com vários livros. 

** Jornalista, escritor, professor na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, com vários livros publicados.  

 

Realização                         Apoio            
logo celpcyro   logo IEL