X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Apresentação - 2016  E-mail
Saúde Mental - XIII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental e II Sim

 

 

                                                                             

                                                                                                                                                                                     Cláudio Meneghello Martins *


            A psiquiatria como um todo abarca várias áreas do conhecimento humano, buscando um aprimoramento constante nas formas de tratar e dar assistência adequada e humanizada aos diversos transtornos mentais que, no seu somatório, chegam a ter uma prevalência de cerca de 40% na população. Os desafios são inúmeros, visto que a complexidade das doenças mentais exige formação dos médicos e profissionais das áreas da saúde extremamente qualificada para darmos uma resposta satisfatória a essas demandas. Por outro lado, o avanço científico gera aspectos contraditórios, já que ampliamos muito o conhecimento da neuroquímica, avançamos nos estudos do mapeamento cerebral, as pesquisas em genética progridem, os sistemas classificatórios dos Transtornos Mentais (DSM V) e CID 10 buscam uniformizar o entendimento dos diagnósticos. Mas ainda seguimos atrasados no aparelhamento adequado para uma resposta satisfatória à grande parcela da população brasileira, uma vez que o setor público não acompanhou a disponibilização desses recursos. Pelo contrário, entramos num retrocesso com o sucateamento dos Hospitais Psiquiátricos e redução calamitosa de leitos psiquiátricos, gerando um número cada vez maior de doentes mentais abandonados e desassistidos, engrossando a população de rua e os presídios (cerca de 12% da população carcerária), com a rede ambulatorial inexiste e o número de CAPES é ínfimo diante da enorme demanda. Muito temos que fazer para desmistificar o estigma da doença mental, e esclarecermos à população e gestores a mudança nos modelos ideológicos vigentes.

 

          Diante desse cenário, a XIII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL  & II SIMPÓSIO CCYM, se propõem a colaborar na divulgação do conhecimento científico em nossos dias em suas diversas vertentes. Teremos a presença de “experts” apresentando  temas palpitantes que vão ao encontro das necessidades de nossos colegas de aprimoramento de sua prática clÍnica. Iniciamos com um painel sobre atualidades no Tratamento das Psicoses, que proporcionará uma troca de ideias entre experientes colegas com a nossa plateia. Um outro tema extremamente atual e complexo é  o de Cyberbullying , o qual vem aumentando e trazendo transtornos mentais a muitas crianças e jovens. Haverá oportunidade desse tema ser  discutido sob o enfoque  preventivo e diagnóstico. Teremos também ocasião de discutiir a mudança nos modelos ideológicos vigentes.

 

           Todos os que tratam de doenças mentais temem o desfecho trágico do suicídio em diversas psicopatologias. Teremos um painel que abordará a Avaliação de risco e prevenção de suicídio nos grupos mais vulneráveis, ou seja, crianças, adolescentes e idosos. Este ano a “Conferência Cyro Martins”, trará um convidado do Rio de Janeiro, Dr. Marcos Alexandre Gebara Muraro, que nos falará sobre um dos avanços significativos de nosso campo de trabalho,  “Regulação Epigenética e Psicofenótipo.   

Nossa JORNADA CELPCYRO amplia seu corpo de produção científica associando-se ao SIMPÓSIO do Centro de Estudos Cyro Martins – CCYM, uma federada da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. O Painel do CCYM, que terá como coordenador e debatedor Dr. Cláudio Meneghello Martins, será rico em diversidade de abordagens, com a participação de colegas professores do Curso de Especialização em Psiquiatria do CCYM (curso acreditado pela ABP), participando desta mesa. Salientam-se os temas “Depressão pós-parto: Mitos e Verdade”, apresentado por Dr. Jerônimo Mendes Ribeiro; “ Psicoterapia do paciente Psicossomático”, por Dr. Carlos Sampaio Martins de Barros; “Diagnósticos psiquiátricos com auxílio da neuroimagem”, por Dr. Altair Tavares; “Velhos institucionalizados”, por Dr. Euclides Gomes.


              O Humanismo Médico, como de hábito, estará presente em nosso evento, reiterando a significação que sempre teve para o patrono do CELPCYRO e do CCYM,  Cyro Martins. Teremos a apresentação do curta-metragem Boa Ventura, do Diretor Guilherme de Castro, inspirado na obra literária Porteira Fechada, de Cyro Martins. O foco de abordagem será a relação ente filme e romance sob a perspectiva da condição humana. Teremos oportunidade de apreciar a inter-relação a integração da arte cinematográfica com a literatura,  comentadas pelo próprio Diretor Guilherme de Castro e da Doutora Maria Helena Martins, Presidente Honorária e Diretora de Cultura do CELPCYRO. Portanto, Amigos, atrativos não faltarão em mais essa JORNADA e o SIMPÓSIO, além do sempre agradável encontro e reencontro de Colegas, os quais aguardamos com muita satisfação.

 



* Dr. Cláudio Meneghelle Martins

Coordenador Científico da XII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental e II SIMPÓSIO CCYM

Presidente do CELPCYRO e do CCYM

Diretor Secretário da ABP