Informe CELPCYRO agosto 2015 |
Escrito por Maria Helena |
Sex, 28 de Agosto de 2015 11:21 |
AGOSTO 2015 ECOS DO EVENTO CYRO MARTINS REVISITADO
Programação completa
Maria Helena Martins – Abertura – CELPCYRO, uma boa ideia “Temos procurado comemorar cada aniversário de Cyro Martins, nascido a 05 de agosto de 1908, como ele gostava – cercados de amigos. Assinalando também algo mais em relação à obra dele, pois nos interessa – como seus filhos e dirigentes do CELPCYRO- vê-la continuamente atualizada por novas leituras”. Saiba mais.
Apresentações dos Palestrantes:
Carlos Jorge Appel – Cyro Martins: Um (novo) Depoimento “Fizemos um acordo tácito: a Movimento publicaria todas as suas obras esgotadas e os novos livros a serem lançados. Cyro Martins se comprometia, em contrapartida, a rever e revisar conosco toda a sua obra. As nossas conversas semanais, que duraram mais de 30 anos, permitiram a edição revista de toda a sua obra. A vida lhe deu cancha para tanto, como costumava dizer”. Saiba mais. Maria da Graça Rodrigues - A presença feminina nos contos de Cyro Martins “ .... posso dizer que notei sempre um tom de delicadeza e respeito no tratamento do homem em relação a mulher. Era uma sociedade patriarcal, sem dúvida que era. Mas jamais aparece um tom de arrogância ou gestos de covardia em relação a elas, ao contrário, o homem a via digna de proteção e cuidados”. Saiba mais. Cícero Galeno Lopes – A Entrevista, de Cyro Martins “Quase todos privilegiam preponderantemente trabalho analítico da interioridade humana. Provavelmente, o mais tenaz desses contos seja “Você deve desistir, Osvaldo”(...)Quero contudo me achegar a outro conto. Um de temática campeira, em que Cyro é imbatível no nosso Modernismo. Me refiro a ‘É bicho mau, o homem’”. Saiba mais. Benhur Bortolotto – Da nostalgia como sentimento, não como juízo “N’A entrevista, o campo passa despercebido em alguns contos. Insinua-se noutros, às vezes de maneira tão tênue que parece estar lá apenas para denunciar a nostalgia que torna Cyro Martins tão sensível às questões que fazem dele o escritor ao qual as sucessivas gerações recorrem para compreender a sociedade gaúcha”. Saiba mais Guilherme Castro – O filme Boa Ventura “... a decisão de filmar Porteira Fechada deve-se justamente aos personagens e situações muito bem construídas no texto, favorecendo a realização de um filme repleto de detalhes, fiel à obra literária mas, ao mesmo tempo, algo novo”. Saiba mais.
SAÚDE MENTAL
=========
“O que está ocorrendo agora com a maconha? Uma verdadeira orquestração internacional a favor de sua legalização. Trata-se de um negócio que movimenta no mundo US$ 148 bilhões por ano”. Saiba mais. ==========
A foto é da Abertura da primeira Jornada dos TEMAS em Psiquiatria, promovida pelo Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada – CENESPI – PUCRS, em março de 1995, com a presença de Moacyr Scliar, Luiz Carlos Bordanese, Cyro Martins e Cláudio L. Eizirick. Neste mês de agosto, o CENESPI realizou a Abertura da Jornada comemorativa dos 20 anos, em que foi apresentada uma retrospectiva com fotos de algumas jornadas.
===========================================
COLUNA CELPCYRO Loucura e Cordura - Marcello Blaya Perez “Os humanos são os mamíferos no topo do processo evolutivo e a grande diferença com seus ancestrais é sua capacidade de simbolizar que lhes permite a palavra, os sonhos, as fantasias e com elas a capacidade artística e cientifica. Dentre humanos e suas artes devemos separar cordatos e malucos”. Saiba mais.
================================================
FRONTEIRAS CULTURAIS
“Na zona da campanha gaúcha, grande parte da riqueza obtida com as exportações foi investida na construção dos espaços públicos e privados urbanos, que utilizou a mão-de-obra escravizada, livre e liberta, nacional e estrangeira, especializada ou não. Na arquitetura edificada, pública e privada, as fachadas foram inspiradas nos modelos historicistas do ecletismo europeu e refletiram o interesse das administrações e das elites em se vincular ao desenvolvimento e progresso dos grandes centros”. Saiba mais.
======
Sonoridades distintas que passeiam pela melancólica monotonia dos horizontes amplos da paisagem nativa e pelas vibrantes vozes da terra através das canções e danças folclóricas compõem o CD pamPiano. A elaboração do CD começou quando a pianista Olinda Allessandrini participou do Seminário Internacional sobre Fronteiras Culturais, que o CELPCYRO realizou em Berlim, numa parceria com a Universidade Livre de Berlim, em 2002, o qual privilegiou a fronteira Brasil-Uruguai-Argentina. A pesquisa sobre o aproveitamento dos traços musicais do folclore regional por compositores eruditos dos três países resultou nesse trabalho. Agora, a pianista anuncia a realização de vídeo nele inspirado.
======================================================================================
ALÉM DA LETRA Joan Miró e crianças do projeto Arteiros Urbanos
Vislumbrando um conjunto de quadros de Joan Miró é fácil nos sentirmos num ambiente lúdico: linhas, formas e cores saltam das telas como a brincar com nossos sentidos. Certamente é por aí que as crianças se identificam com sua arte. E a artista plástica Camila Tannus, sabendo disso, levou crianças de seu projeto Arteiros Urbanos a visitar a exposição JOAN MIRÓ – a força da matéria, no Instituto Tomie Otake, em São Paulo. A convivência com manifestações culturais e artísticas desde cedo é dos lastros mais seguros para o desenvolvimento intelectual, o amadurecimento emocional. Uma iniciação de humanidade que pode se realizar facilmente, sem formalidades pedagógicas, num clima, digamos, de gratuidade consequente. (MHM) Saiba mais. ==================================================
COMUNICADO aos autistas e responsáveis O CPA, Centro Pró-Autista/SP comunica que está encerrando suas atividades no âmbito do diagnóstico e tratamento dos autistas e suas famílias, após 15 anos de trabalho ininterrupto. Esse encerramento se dá por absoluta falta de sensibilidade política e de apoio da Secretaria de Estado da Saúde no tratamento dos autistas, apesar das inúmeras tratativas mantidas nos últimos 6 anos. Esperamos retomar nossas atividades, assim que possamos superar nossas dificuldades econômico-financeiras. Dr. Wanderley Domingues Médico e Presidente do CPA/SP
======================
|
Última atualização em Sáb, 19 de Setembro de 2015 14:55 |