X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Miró e crianças do projeto Arteiros Urbanos E-mail
Além da Letra - Acontecências

 

 

 

Arteiros desenho 1Joan Miró 2desnho7desenho12desenho14Joan Miró 1camila   desenho 2   desenho123 

                                                                    

O projeto Arteiros Urbanos, da artista plástica Camila Tannus, trata de arte e cultura  e foi elaborado para integrar várias áreas, sendo voltado inicialmente para o público infantil, mas também se realiza com adolescentes e adultos.

A proposta é explorar a cidade, de modo amplo e móvel, visitando exposições, parques, fazendo intervenções artísticas e vendo arte de rua (grafites). Baseia-se na perspectiva triangular de ensino de arte, que trabalha com a história da arte, junto com o fazer artístico e a apreciação.

As atividades do projeto, quando externas, têm datas marcadas com antecedência e uma preparação. No caso da visita à exposição  JOAN MIRÓ – a força da matéria, no Instituto Tomie Otake, em São Paulo, aconteceu dia 26 de agosto último. Antecedeu–se uma explanação de Camila a artista plástica , em seu atelier, sobre história da arte e características da obra do artista, numa linguagem e com referenciais que vêm ao encontro de vivências das crianças. Durante a visita, observações de Camila - chamando a atenção para determinados aspectos e sugerindo relações com possíveis conhecimentos dos apreciadores - animam comentários entre eles e com ela.  Depois da visita à exposição e conversas sobre o que viram, ficaram ainda um pouco no ambiente da exposições e depois retornaram  ao atelier, onde desenharam e pintaram inspiradas no que haviam visto e trocaram ideias.

Vislumbrando o conjunto de quadros de Joan Miró é fácil nos sentirmos num ambiente lúdico: linhas, formas e cores saltam das telas como a brincar com nossos sentidos. Certamente é por aí que as crianças se identificam com sua arte.

A convivência com manifestações culturais e artísticas desde cedo é dos lastros mais seguros para o desenvolvimento intelectual, o amadurecimento emocional. Uma iniciação de humanidade que pode se realizar facilmente, sem formalidades pedagógicas, num clima, digamos, de gratuidade consequente. ( MHM)