X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



A ENTREVISTA, de Cyro Martins, reeditada E-mail

 


LIVRO DE CONTOS PUBLICADO EM 1968 SAI AGORA PELA ED. MOVIMENTO

11h45 – Nova Imagem


APRECIAÇÔES DE ESCRITORES E CRÍTICOS QUANDO O LIVRO FOI LANÇADO

Quando saiu A Entrevista, livro de contos de Cyro Martins, em 1968, em pleno AI-5, ele foi saudado com entusiasmo por Agrippino Grieco, Gestão Cruls, Manuel Bandeira e Tristão de Ataíde, colocando-o ao lado dos escritores da Geração de 30, como Erico Verissimo e Dyonélio Machado.

Moysés Vellindo, historiador e crítico literário, conhecido por sua obra Letras da Província, coloca-o junto ao laureado escritor de No galpão e Coxilhas: “Darcy Azambuja e Cyro Martins, esses sabem conciliar sem artifício a colorida contribuição dos valores regionais com as coordenadas permanentes da língua. Neste sentido, a obra de ambos e exemplar, constituindo, de outro lado, pela fidelidade aos escritores da querência, um manancial de valiosos subsídios para o reforço do léxico brasileiro.”

Guilhermino Cesar considera Cyro Martins “dono de um jeito de narrar preguiçoso, como se contasse uma história em voz baixa”.

Na verdade, o ritmo lento da prosa não oculta senão a segurança do autor no trato dos seus assuntos. Narrando sem pressa, com uma sintaxe de poucas cambiantes, c consegue, entretanto, levantar do chão da campanha, dando-lhes vida perene, esses gaúchos de a pé que a idade moderna vai pouco a pouco reduzindo à condição párias sociais.

Salgado Martins assinalou: “Cyro Martins valorizou, através da arte, os pequenos dramas cotidianos que os espíritos de aguda intuição e de força poética criadora vivem no ambiente acanhado da província.”

Assim se manifestou Dyonélio Machado escreveu: “Nos livros de Cyro Martins é inútil procurar quadros regionalistas clássicos, um ethos. Cyro Martins começa negando o postulado fundamental da literatura gaúcha: a façanha”.

Erico Verissimo considera Cyro Martins um dos nossos melhores narradores, conforme disse em artigo publicado na época: “Nos contos que compõem o volume A entrevista, Cyro Martins se mostra um escritor de preocupações humanas universais, mesmo nas páginas em que, pelo tema e pela forma, mais se aproxima de seus amados motivos nativistas”.

Cyro Martins é formado em Medicina e sempre exerceu sua profissão. Sua especialidade é a psicanálise; seu nome é conhecido nos meios científicos do país e do exterior, principalmente da América Latina.

Além de inúmeros trabalhos apresentados em jornadas e congressos de sua especialidade médica, nacionais e latino-americanas, Cyro Martins é autor de livros de crítica literária e de estudos psicanalíticos, como o clássico intitulado Do mito à verdade científica, de excelente recepção na época do seu lançamento e que está sendo reeditado pelo Editorial a Luminara, a ser lançado em 2016.

======================================

MESA-REDONDA sobre A ENTREVISTA , no evento CYRO MARTINS REVISITADO

08 de agosto de 2015 - Santander Cultural - Porto Alegre

Cícero Galeno Lopes -Estilo e ideário no conto “É bicho mau, o homem” - Professor e escritor

Maria da Graça Rodrigues– A presença feminina nos contos de Cyro Martins - Escritora

Benhur Bertolotto – O conto urbano de Cyro Martins - Jornalista e escritor

Carlos Jorge Appel - A Entrevista na obra de Cyro Martins - Professor, crítico e editor - Coordenação

 =======

Leia sobre A Entrevista, artigo de João Gomes  Mariante - Psicanalista, escritor e jornalista ( Diretor do Jornal MenteCorpo.

Leia Depois da Revolução, conto de A Entrevista