Cláudio Menghello Martins
OBS.: Visite o site da XII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental para conhecer a Programação do evento.
=================
PARCERIA ENTRE CELPCYRO E CCYM
Originado no Centro de Estudos da Associação Encarnación Blaya, a instituição passa a se chamar Centro de Estudos Cyro Martins - CCYM, em 1989, homenageando Cyro Martins, que aceitou a honraria prestada pelos seus Diretores, os médicos psiquiatras José Blaya Peres Filho, Sérgio Cutin, Edson Sandoval Barbosa e Walter Doege. Criada com a finalidade de promover atividades científicas, em 1993 foi admitida como federada da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Atualmente, 25 psiquiatras compõem o grupo de profissionais do CCYM, sendo permitido, por estatuto, apenas o ingresso de associados médicos, como na ABP.
Curso de Especialização em Psiquiatria
Em 2014 houve proposta de revitalização do CCYM com o projeto do Curso de Especialização em Psiquiatria, seguindo diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria. A Diretoria do CCYM passou a ser composta por Cláudio Meneghello Martins,Presidente; Ariel Roitman, Diretor Financeiro; Dra Madeleine Scop Medeiros, Diretora de Divulgação e Relação Social. A Direção do Curso de Especialização do CCYM ficou composta pelo Coordenador, Dr. Carlos Barros: Diretor Técnico, pelo Dr. Euclides Gomes e pelo Diretor de Comunicação, Dr. Altair Tavares.
O curso terá a duração de três anos, com a carga horária total de 4124 horas, das quais 852 horas serão de Teoria, distribuídas em seminários, supervisões, casos clínicos e elaboração de monografia. As inscrições estão abertas, já havendo inscritos. O inicio está previsto para 02 de março de 2015.
Foi feito um convênio com a Clínica São José, de Porto Alegre, que servirá de campo de estágio dos cursilhistas.
Contatos para informações sobre o curso pelos tels: 51-3231-0881; 51-3222-6525; 51- 9967-5197
=================
PROJETO CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS
Em 2015, retomaremos o Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS, com distribuição gratuita, para professores e alunos, de exemplares da novela de caráter autobiográfico Um Menino vai para o Colégio. Diretores e Professores interessados em participar do projeto podem nos contatar via celpcyro@celpcyro.org.br e mhmartins@celpcyro.org.br.
Trata-se do projeto mais duradouro e abrangente do CELPCYRO, juntamente com o projeto Fronteiras Culturais. Iniciado em 2006, experimentalmente, tem apoio da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG) desde 2009, no inicio desenvolvido em escolas do RS. Superando expectativas de que tivesse interesse apenas para gaúchos e adolescentes, passou a ser realizado em escolas da Bahia, em Vitória da Conquista, inclusive entre estudantes de pós-graduação da Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB, sob a coordenação da Profa. Dra. Heleusa Câmara. E o projeto foi sendo também enriquecido pela mídia. Em 2007, foi realizado filme de curta-metragem, baseado no livro, pela RBS, dirigido por Marcello Lima e Liliana Sulzbach.
=================
NOTÍCIAS
Carlos Appel, da Editora Movimento , anuncia que está revisando esse livro de contos ( 1a. Ed. 1968, Sulina) a ser relançado em breve. Uma ótima notícia para os que poderão relê-lo e para quem vai se deparar pela primeira vez com personagens como o Dr. Augusto do Amaral, político em campanha, que "nunca se abandonara ao sabor das emoções", preparando-se para receber um repórter. Enquanto isso, leia um dos contos.
====
-
Campanhas da ABP
O CELPCYRO junta-se às campanhas da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Psicofobia é crime e Craque que é craque não usa Crack, convidando outras instituições a se unirem à realização dessa tarefa.
Na foto, os 15 alunos, que receberam certificados do primeiro curso de formação de Conselheiros em Dependência Química da ABP, seus professores - psiquiatras Carla Bicca, Pedro Ferreira, Luiz Carlos Mabilde e Cláudio Martins-, com o Presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, e convidados do Grêmio Football Porto-alegrense, que prestigiaram a cerimônia. O curso, desenvolvido em 2014, resultou de parceria da ABP com o Grêmio. Como essa, o projeto se propõe a realizar parcerias com outras instituições esportivas, reunindo voluntários.
Dada a importância dessas campanhas e curso leva o CELPCYRO a aderir a elas, cientes que somos da falta de informação e/ou das circunstâncias que levam ao preconceito face a portadores de distúrbios mentais e à omissão diante da situação dramática de usuários do crack.
====
- Autores premiados no Concurso Literário da ABP
Felicitamos os psiquiatras gaúchos Ana Cristina Tietzmann e Flávio Shansis, Premiados no Concurso Literário da ABP, de 2014.
(Leia os textos premiados, com apresentação da crítica literária, Profa. Dra. Léa Masina) .
====
- Curso Personagens ou Pacientes? , do ABULIM-IPq - FMUSP- São Paulo
Cumprimentamos o Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás e o Prof. Dr. Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria - IPq da USP, pela realização do curso "Personagens ou Pacientes?", que ocorreu em novembro último, inspirado no livro que organizaram (Artmed): um estimulante roteiro de leituras para leigos e perspicaz indicador de relações significativas entre literatura e distúrbios mentais. Compartilhei o interesse despertado nos participantes, reafirmando-se a importância secular da interação das artes e áreas psi para ampliar e aprofundar a compreensão do ser humano, algo não raro negligenciado na formação em saúde mental.(MHM)
=================
OUTRAS FRONTEIRAS
Carmen Maria Albornoz Serralta, mais uma vez, homenageia uma figura ímpar do RS, em "Giselda Escosteguy Castro - Uma santanense cidadã do mundo (1923-2012)¨.
Giselda recebeu o título de cidadã de Porto Alegre "por reconhecido merecimento, tornando-se ao longo do tempo, graças a sua aguçada consciência cívica, uma legítima cidadã do mundo pelo viés da ecologia".
(Leia mais)
=================
Responsável por coordenação e conteúdo do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins
Desenvolvedor do site e INFORME CELPCYRO: Augusto dos Santos Ferreira
=================
Nota: Nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site