X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Informe CELPCYRO - Janeiro - Fevereiro 2015 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maria Helena   
Ter, 19 de Maio de 2015 14:12
alt

Janeiro-Fevereiro 2015

alt

AOS COLEGAS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Envio-lhes saudações neste início de 2015, com satisfação redobrada, pois neste ano comemoramos cinquenta anos da 1a. edição do livro Do Mito à Verdade Científica - Estudos Psicanalíticos, de nosso patrono Cyro Martins, tornando o título dessa obra o tema da XII edição da Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental. Os ensinamentos ali publicados têm sido inspiradores para várias gerações de médicos e profissionais da saúde em geral. Devido à data tão significativa e a solicitações, o CELPCYRO associou-se à Editora Luminara para a reedição dessa obra, que será acrescida de textos de colegas apresentando suas perspectivas sobre os originais e visões atuais sobre os assuntos abordados.

Motivados pelo tema da Jornada, vamos trazer renomados profissionais, que certamente irão colaborar para a sua ampliação com as respectivas especificidades.

Seguimos em nossa proposta de difusão do conhecimento científico de qualidade e com visão humanista, enfocando primordialmente a pessoa.

Teremos apresentações como "Espiritualidade e suas implicações na clínica psiquiátrica”, “Emergências Psiquiátricas”, “Depressão”, “Controvérsias em Dependência Química” e outras tantas que mobilizam a inquietude científica de todos nós.

No âmbito do Humanismo Médico, teremos o prazer de receber Robin Sieger (UK), renomado palestrante internacional na área motivacional que nos brindará com Palestra e Workshop sobre “Sucesso: Sorte ou Projeto”.

Com grande alegria homenagearemos a Professora Dra. Maria Lucrécia Zavaski com o Prêmio Cyro Martins : Reconhecimento do mérito científico e cultural de 2015.

Pelo visto, atrações não faltarão. Contamos com sua presença para abrilhantar ainda mais essa Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental.


Cláudio Menghello Martins
Presidente do CELPCYRO

OBS.: Visite o site da XII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental para conhecer a Programação do evento.

=================

PARCERIA ENTRE CELPCYRO E CCYM

altalt

Originado no Centro de Estudos da Associação Encarnación Blaya, a instituição passa a se chamar Centro de Estudos Cyro Martins - CCYM, em 1989, homenageando Cyro Martins, que aceitou a honraria prestada pelos seus Diretores, os médicos psiquiatras José Blaya Peres Filho, Sérgio Cutin, Edson Sandoval Barbosa e Walter Doege. Criada com a finalidade de promover atividades científicas, em 1993 foi admitida como federada da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Atualmente, 25 psiquiatras compõem o grupo de profissionais do CCYM, sendo permitido, por estatuto, apenas o ingresso de associados médicos, como na ABP.

Curso de Especialização em Psiquiatria

Em 2014 houve proposta de revitalização do CCYM com o projeto do Curso de Especialização em Psiquiatria, seguindo diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria. A Diretoria do CCYM passou a ser composta por Cláudio Meneghello Martins,Presidente; Ariel Roitman, Diretor Financeiro; Dra Madeleine Scop Medeiros, Diretora de Divulgação e Relação Social. A Direção do Curso de Especialização do CCYM ficou composta pelo Coordenador, Dr. Carlos Barros: Diretor Técnico, pelo Dr. Euclides Gomes e pelo Diretor de Comunicação, Dr. Altair Tavares.

O curso terá a duração de três anos, com a carga horária total de 4124 horas, das quais 852 horas serão de Teoria, distribuídas em seminários, supervisões, casos clínicos e elaboração de monografia. As inscrições estão abertas, já havendo inscritos. O inicio está previsto para 02 de março de 2015.

Foi feito um convênio com a Clínica São José, de Porto Alegre, que servirá de campo de estágio dos cursilhistas.

Contatos para informações sobre o curso pelos tels: 51-3231-0881; 51-3222-6525; 51- 9967-5197

=================

PROJETO CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS

Em 2015, retomaremos o Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS, com distribuição gratuita, para professores e alunos, de exemplares da novela de caráter autobiográfico Um Menino vai para o Colégio. Diretores e Professores interessados em participar do projeto podem nos contatar via celpcyro@celpcyro.org.br e mhmartins@celpcyro.org.br.

Trata-se do projeto mais duradouro e abrangente do CELPCYRO, juntamente com o projeto Fronteiras Culturais. Iniciado em 2006, experimentalmente, tem apoio da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG) desde 2009, no inicio desenvolvido em escolas do RS. Superando expectativas de que tivesse interesse apenas para gaúchos e adolescentes, passou a ser realizado em escolas da Bahia, em Vitória da Conquista, inclusive entre estudantes de pós-graduação da Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB, sob a coordenação da Profa. Dra. Heleusa Câmara. E o projeto foi sendo também enriquecido pela mídia. Em 2007, foi realizado filme de curta-metragem, baseado no livro, pela RBS, dirigido por Marcello Lima e Liliana Sulzbach.

alt alt

=================

NOTÍCIAS

  • A Entrevista, de Cyro Martins, reeditado

Carlos Appel, da Editora Movimento , anuncia que está revisando esse livro de contos ( 1a. Ed. 1968, Sulina) a ser relançado em breve. Uma ótima notícia para os que poderão relê-lo e para quem vai se deparar pela primeira vez com personagens como o Dr. Augusto do Amaral, político em campanha, que "nunca se abandonara ao sabor das emoções", preparando-se para receber um repórter. Enquanto isso, leia um dos contos.

====

  • Campanhas da ABP
    O CELPCYRO junta-se às campanhas da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Psicofobia é crime e Craque que é craque não usa Crack, convidando outras instituições a se unirem à realização dessa tarefa.

alt

alt

Na foto, os 15 alunos, que receberam certificados do primeiro curso de formação de Conselheiros em Dependência Química da ABP, seus professores - psiquiatras Carla Bicca, Pedro Ferreira, Luiz Carlos Mabilde e Cláudio Martins-, com o Presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, e convidados do Grêmio Football Porto-alegrense, que prestigiaram a cerimônia. O curso, desenvolvido em 2014, resultou de parceria da ABP com o Grêmio. Como essa, o projeto se propõe a realizar parcerias com outras instituições esportivas, reunindo voluntários.

Dada a importância dessas campanhas e curso leva o CELPCYRO a aderir a elas, cientes que somos da falta de informação e/ou das circunstâncias que levam ao preconceito face a portadores de distúrbios mentais e à omissão diante da situação dramática de usuários do crack.

====

  • Autores premiados no Concurso Literário da ABP

alt alt

Felicitamos os psiquiatras gaúchos Ana Cristina Tietzmann e Flávio Shansis, Premiados no Concurso Literário da ABP, de 2014.
(Leia os textos premiados, com apresentação da crítica literária, Profa. Dra. Léa Masina) .

====

  • Curso Personagens ou Pacientes? , do ABULIM-IPq - FMUSP- São Paulo

alt

Cumprimentamos o Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás e o Prof. Dr. Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria - IPq da USP, pela realização do curso "Personagens ou Pacientes?", que ocorreu em novembro último, inspirado no livro que organizaram (Artmed): um estimulante roteiro de leituras para leigos e perspicaz indicador de relações significativas entre literatura e distúrbios mentais. Compartilhei o interesse despertado nos participantes, reafirmando-se a importância secular da interação das artes e áreas psi para ampliar e aprofundar a compreensão do ser humano, algo não raro negligenciado na formação em saúde mental.(MHM)

=================

OUTRAS FRONTEIRAS

Carmen Maria Albornoz Serralta, mais uma vez, homenageia uma figura ímpar do RS, em "Giselda Escosteguy Castro - Uma santanense cidadã do mundo (1923-2012)¨.

alt

Giselda recebeu o título de cidadã de Porto Alegre "por reconhecido merecimento, tornando-se ao longo do tempo, graças a sua aguçada consciência cívica, uma legítima cidadã do mundo pelo viés da ecologia".
(Leia mais)

=================

Responsável por coordenação e conteúdo do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins
Desenvolvedor do site e INFORME CELPCYRO: Augusto dos Santos Ferreira

=================

Nota: Nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site

Viste o site do CELPCYRO e saiba mais!


Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209

Última atualização em Ter, 19 de Maio de 2015 14:23