X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



10 Anos do CELPCYRO - Saudação | Imprimir |  E-mail

Maria Helena Martins

Inicio lembrando palavras de Cyro Martins que iluminam sonhos e passos da criação à trajetória de nosso Centro de Estudos:

“ Além de outras coisas vagas que eu poderia dizer, a título de mensagem errante, ocorre-me esta agachada, mas recomendando cuidado, para não fazer esparramo entre o vizindário  sisudo: vez que outra é bom ir ao encontro das nossas visões, as dos fantasmas evanescentes  que ficaram  para trás e as que ainda nos fascinam abrindo clareiras nos esconderijos do porvir. Mas o ideal mesmo é a gente poder não se sentir jamais em fim de festa e experimentar o gosto de viver no devir do dia-a-dia, infinito recomeçar da criação”Cyro Martins, in Rodeio ( Ed. Movimento, 1982)

Como sugeriu Cyro Martins, fui ao encontro de uma visão, nada extraordinária, mas suficientemente desafiadora, ao me propor a criar o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise, em 1997. Desde então tenho experimentado – e creio que um tanto disso também é vivenciado pelos que me acompanham - o “gosto de viver no devir do dia-a-dia” desse trabalho. Isso quer dizer: com tudo que a realidade apresenta e as esperanças alimentam, com percalços e perspectivas de realizações. Nada de monotonia – desde o começo.

Dentre os Fundadores, aqueles a quem chamei para ajudarem-me a sustentar a idéia, devo ao Dr. Sérgio Paulo Annes o apoio irrestrito, no remanso de conversas nossas  e recuerdos do velho Cyro. Aos poucos fui conquistando parceiros, pesquisadores e instituições interessados nas propostas para o Centro. Consegui  arregimentar uma companheira batalhadora, Aymara Celia, que ajudou-o a começar a acontecer. Depois vieram os apoios, não tão raros quanto os patrocínios, mas suficientes para tocar em frente, fazendo os caminhos. E perpassando todo o processo, sempre tive Amigos.  Como dizia meu pai,

“Sempre tive amigos. Com eles aprendi mais do que nos colégios e na Faculdade. Os meus amigos foram e continuam sendo a minha escola de humanidade, eles me ajudaram a representar meu papel no palco da vida. Nas horas amargas, foi sempre uma mão amiga que me trouxe à tona, que me fez voltar ‘ao claro sol amigo dos heróis’, cuja luminosidade anula o feitiço das bruxas e revigora o coração dos homens no regaço do amor. “ (Cyro Martins , in Caminhos (Ed. Movimento).

A esses amigos, minha gratidão e convite para rever um tanto do que trilhamos  e motivarem-se para o que vem pela frente, com a realização de dois importantes propósitos do CELPCYRO:

Trata-se, pois, de momento sinalizador de novos rumos.

Por um lado, concretiza-se um dos principais objetivos do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins: providenciar a organização do acervo de seu patrono e disponibilizá-lo para pesquisadores. Abrem-se outras perspectivas para trabalhos específicos sobre a obra do autor.

Por outro, as tantas propostas sugeridas por nós e as que estudiosos e artistas têm apresentado para comemorar os 100 anos de nascimento de Cyro Martins reiteram quanto sua obra é rica em possibilidades de abordagem, incentivando releituras, desafiando leitores. Tudo isso aumenta sobremodo nossa responsabilidade institucional.

Muito em função desses novos tempos – que o novo visual e os aprimoramentos de nosso site www.celpcyro.org.br procuram acompanhar – escolheu-se o texto “O Vórtice Mágico”, de Cyro Martins, para ilustrar este momento comemorativo, por meio da leitura dramatizada de alunos de Arte Dramática da UFRGS ao embalo do  piano de Olinda Allessandri. Trata-se de relato de experiência auto-biográfica do autor que, no marasmo de tarde interiorana, ao escutar uma música, vê-se invadido por impulso inexorável – a necessidade de partir.

Para nós, é também hora de dar um passo mais ousado, criar condições que nos permitam amadurecer, ampliar a abrangência de nosso trabalho, fazendo jus à obra de Cyro Martins, cada vez mais reconhecida.  Devemos muito de nossa disposição para enfrentar o que vem pela frente aos que têm nos acompanhado, aos quais agradecemos profundamente.

Porto Alegre, 07 de agosto de 2007

Assista ao Vídeo comemorativo 10 ANOS DO CELPCYRO