X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Das luzes às soleiras - Ricardo Barberena e Vinicius Carneiro (Orgs.)  E-mail
Artigo de Fundo



 


capa Das luzes às soleiras



Das luzes às soleiras - perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea é um livro de múltiplos encontros e trânsitos entre variados escritores e temas contemporâneos, composto de quinze ensaios de renomados especialistas, nacionais e internacionais, entre os quais estão Antônio Sanseverino, Carmen Villarino, Léa Masina, Leila Lehnen, Leonardo Tonus, Maria Eunice Moreira, Regina Dalcastagnè e Ricardo Barberena. A obra surge do percurso dinâmico entre diferentes espaços na literatura, tratando, em essência, do conceito de limiar, o qual não separa dois territórios, mas, contrariamente, possibilita a transição de fluxos e contrafluxos.

Na passagem das luzes da modernidade às soleiras da contemporaneidade, ocorre uma substituição na nossa gramática teórica, em que se abandona a categoria de limite: na soleira da escritura, no limiar entre as áreas (como Escrita Criativa e Teoria Literária), é impossível determinar onde acaba e onde começa a especificidade de cada espaço de conhecimento. E sair de uma zona hermenêutica de conforto pode ser algo desafiante à relação que estabelecemos com o cotidiano e seus atores. Sendo assim, visitar o limiar é manifestar um desejo de não adesão aos valores triunfantes das narrativas oficiais e canonizadas, é compreender a literatura como um campo minado de batalhas de um conhecimento em constante metamorfose. Nas palavras de João Gilberto Noll, que assina a orelha do livro, “É da força que pode advir nesse universo ficcional que surge a sua função política, não um regramento salvacionista, as microexplosões balsâmicas que afastam o leitor do conformismo, abrindo-lhe de surpresa um limiar”.

Foi com o propósito de contemplar tal sorte de questionamentos, reflexões e diálogos que os professores e pesquisadores Ricardo Barberena e Vinícius Carneiro organizaram Das luzes às soleiras. Trata-se do primeiro volume da Série Limiar, da qual Barberena é idealizador e coordenador e cujo objetivo é fomentar um debate crítico acerca dos múltiplos quadrantes identitários da literatura brasileira contemporânea. O segundo volume da Série, Dos traumas às tramas: o espaço urbano na literatura brasileira contemporânea, será lançado pela Luminara Editorial no segundo semestre de 2015.

Sobre o lançamento da obra: “Das luzes às soleiras- perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea” foi lançado em 14 de janeiro de 2015 na Embaixada do Brasil em Paris (confira o link do evento: "IV Colóquio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea: práticas do espaço" ). A Embaixada acolheu a abertura do “IV colóquio internacional sobre literatura brasileira contemporânea: práticas do espaço / Brasil - França - Inglaterra”, coorganizado por professores da Universidade Paris-Sorbonne, da Universidade de Brasília e do St. Peter’s College, University of Oxford. Na ocasião, foram apresentados ao público os livros “Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea”, “Espaços possíveis na literatura brasileira contemporânea” e “Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea”. Estavam presentes os professores Ricardo Barberena (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Regina Dalcastagnè (Universidade de Brasília) e Leonardo Tonus (Université Paris-Sorbonne), que debateram sobre práticas do espaço; e o Ministro Alex Giacomelli, que deu as boas-vindas aos presentes.

Em Porto Alegre, o lançamento ocorreu na Livraria Cultura do Bourbon Country, dia 31 de março de 2015. A apresentação da obra ocorreu na mesa-redonda “Conversas no limiar: percursos da literatura brasileira contemporânea”, com os ensaístas Léa Masina, Antônio Sanseverino e o coordenador da série, Ricardo Barberena. Após a discussão, os organizadores do volume, Ricardo Barberena e Vinícius Carneiro, receberam os leitores para a sessão de autógrafos. Também em março, o coordenador lançou o livro na URI-Campus de Frederico Westphalen, por ocasião de sua aula inaugural, “Passeios noturnos na contemporaneidade: o mirar através das trevas do nosso tempo”.

Ricardo Barberena e Vinícius Carneiro. Organizadores



Sobre a Luminara Editorial

Casa editorial fundada e dirigida por Betina Mariante Cardoso, Médica Psiquiatra e psicoterapeuta, Mestre em Psiquiatria pela UFRGS e mestranda em Teoria da Literatura pela PUCRS, curso em que ingressou em março de 2015. É colaboradora do setor de Humanismo Médico do CELPCYRO. As publicações da Luminara Editorial são dirigidas às áreas de Literatura, Cultura, Medicina e Humanidades Médicas, em sua expressão individual ou no diálogo entre os campos, produzindo obras transdisciplinares. Neste sentido, a editora atua em parceria com o CELPCYRO, promovendo a integração de perspectivas diversas. No segundo semestre de 2015, será publicada a segunda edição da obra do Dr. Cyro Martins Do mito à verdade científica-Estudos Psicanalíticos. Trata-se da edição comemorativa dos 50 anos da apresentação do livro pelo Psicanalista e Escritor Cyro Martins. A publicação é resultado da parceria entre o CELPCYRO e a Luminara Editorial.

 

Por dentro da obra

Livro: Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea. Vários Autores. R. Barberena e V. Carneiro orgs. Editorial Luminara, Série Limiar, V. 1, Porto Alegre, 2014. 408 pp. Valor 48,00                                                                 ISBN: 978-85-62989-11-7

Editora: Betina Mariante Cardoso/Luminara Editorial

Projeto gráfico e coordenação: Évelyn Bisconsin/PortoDG

Capa: Évelyn Bisconsin e Ailê Janice Baccin

Revisão: Aline Costa dos Santos, Débora Noll, Laura Louzada, Matheus Marçal, Maurin de Souza, Rodrigo Trujillo, Shariza Pacheco Berny de Oliveira, Vanessa Zucchi.

Revisão ortográfica: Regina del Buono

Bibliotecária responsável: Paula Pêgas de Lima.

Série Limiar: Coordenação de Ricardo Barberena

 

CONTATO

Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea está à venda na Livraria Cultura de todo o país e online

Às livrarias interessadas na aquisição do livro e  Universidades com interesse em realizar colóquios e lançamentos do mesmo, solicita-se contatar a editora, Betina Mariante Cardoso, por email bmariant@terra.com.br">bmariant@terra.com.br e editorialluminara@gmail.com">editorialluminara@gmail.com.  Para maiores informações, visite http://www.editorialluminara.blogspot.com .