Informe CELPCYRO - Abril 2014 | | Imprimir | |
Abril 2014 CONVITE Há 80 anos a Editora Globo, de Porto Alegre, fazia a 1a. Edição de Campo fora, reunindo quatorze contos de Cyro Martins, que assim tinha seu primeiro livro publicado. Posteriormente, a Editora Movimento reeditou-o 5 vezes. Em 2000, com o propósito de desenvolver o Projeto do CELPCYRO, Fronteiras Culturais (Brasil- Uruguai- Argentina), realizou-se sua edição bilíngue português/espanhol pela CORAG, lançada pelo IEL/CELPCYRO, com Aldyr Garcia Schlee assumindo a tradução para o espanhol. É, pois, muito significativo para a trajetória dessa obra estarmos agora lançando, por iniciativa do IEL, a versão bilíngue digital em formato ePUB, Campo fora/Campo afuera, produzido com apoio de Marcelo Spalding/wwlivros, que poderá ser baixado gratuitamente após esse evento comemorativo. CYRO MARTINS - 80 ANOS CAMPO FORA
PROGRAMAÇÃO
Nossos Participantes Convidados são Colaboradores muito especiais do CELPCYRO
19h - Abertura -
Luiz Antônio de Assis Brasil - Secretário de Estado da Cultura - Doutor em Letras e Titular na PUCRS, onde ministra Oficina de Criação Literária e é Coordenador Geral do DELFOS - Espaço de Documentação e Memória Cultural, que abriga, entre acervos valiosos, o de Cyro Martins. Possui vasta obra, publicada no Brasil e exterior, reconhecida por inúmeras premiações. Prestigia o CELPCYRO desde seu início, sendo um de seus Fundadores.
Aldyr Garcia Schlee - Escritor brasileiro bilíngue, faz ficção em português e espanhol, jornalista, tradutor, desenhista e professor universitário, pesquisa a cultura e a literatura fronteiriça brasileira e uruguaia, a identidade cultural e as relações fronteiriças. Motivos esses que nos levaram a convidá-lo para traduzirCampo fora e elaborar um Glossário. Entre outras, suas palavras se deterão na tradução de Campo fora.
Carmen Maria Albornoz Serralta nasceu em Santana do Livramento (RS), cidade fronteiriça com a uruguaia Rivera. Lá sempre exerceu atividades ligadas às Artes Plásticas, Música e Literatura. Tradutora, resenhista e cronista, que se revela pesquisadora e efetiva escritora com o livro A fronteira onde Borges encontra o Brasil (2011), sobre visita do genial argentino a Livramento. Membro da Academia Santanense de Letras, do Conselho da Aliança Francesa. Realizou, com demais participantes do Club de Lectoras, o projetoFronteiras Culturais em Livramento e Rivera, do CELPCYRO (2001), sobre o qual falará no evento.
Cristina Macedo é gaúcha, Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, tradutora, contista e poeta. Há 15 anos criou e mantém com sucesso o Sarau Literário Zona Sul, em Porto Alegre,que dá voz e vez a artistas- poetas, ficcionistas, músicos locais para mostrarem sua arte, enquanto ela anima os eventos com seu talento, lendo, apresentando os convidados,comentando o que é apresentado. Lerá um conto de Campo fora para a plateia.
Maria Helena Martins - Professora Doutora em Teoria Literária, lecionou na UFRGS e USP, pesquisa, escreve, promove cursos e seminários sobre leitura e literatura. Fundou o CELPCYRO (1997) e dirigiu-o até 2011, sendo hoje sua Presidente Honorária e Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura. Fará breve apresentação sobre Campo fora.
-------
Campo fora/Campo afuera será disponibilizado por meio de licença Creative Commons que permite seu livre compartilhamento, com créditos aos criadores, desde que não haja modificações nem fins comerciais. Quem comparecer ao lançamento poderá baixar o livro em pendrive ou CD, contando com apoio técnico de funcionários do IEL, ou adquirir a versão impressa (234p) por R$ 10,00, via Associação Lígia Averbuck. A partir da semana seguinte, o e-book também estará disponível nos sites do IEL e do CELPCYRO.
Na mesma noite, também serão lançados Notas de um caixeiro-viajante, de Theodemiro Tostes, e Carlos von Koseritz: novelas, organizado por Artur Emilio Alarcon Vaz e Juliane Cardozo de Mello.
============================== ESCRITO ESCOLHIDO Abrão Slavutzky, em A amizade que nasceu num divã, texto de seu livro lançado agora , Humor é coisa Séria, apresenta um registro afetivo da relação médico-paciente, desmistificando a necessidade de uma postura impassível do psicanalista. ============================== ESTANTE DO AUTOR Depois da Revolução é o título do conto inserido em A Entrevista (1968), livro de Cyro Martins publicado 14 anos sem que editasse ficção. Senso de humor, ironia e seu olhar se aguçando para as contingências humanas afastam ainda mais o escritor de qualquer ilusão ufanista do gaúcho. ============================== ALÉM DA LETRA Algumas Páscoas - Roberto Bittencourt Martins, psicanalista e escritor, mostra um pouco da interação do aqui-agora exterior com os processos de elaboração mental, deixando em aberto respostas elucidativas, os insondáveis da alma humana, mas revelando um tanto dos caminhos da criação. Leia também, do autor, O último carnaval. ============================== INSCREVA-SE JÁ! ============================== PARTICIPE
CURSO do CENTRO DE ESTUDOS LITERÁRIOS
LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA : AUTORES QUE ESCREVEM O SÉCULO
Coordenação: Profa. Dra. Léa Masina e Prof. Dr. Ricardo Barberena
Abril, dia 12 - PALESTRA DE ABERTURA - Livro: DIVÓRCIO, de Ricardo Lívias
Palestrante : Prof. Dr. Ricardo Barberena
Maio, dia 10 - Livro : Antonio, de Beatriz Bracher
Palestrante : Prof. Dr. Antonio Sanseverino
Junho , dia 14 - Livro: História Natural da Ditadura, de Teixeira Coelho
Palestrante: Vinícius Gonçalves Carneiro - Mestre e Doutorando em Literatura
Julho, dia 12 - Livro : Diário da queda, de Michel Laub
Palestrante : Escritor Rafael Bán Jacobsen
Agosto, dia 9 - Livro: Barreira, de Amilcar Bettega
Palestrante : Profa. Dra. Léa Masina
Setembro, dia 13 - Livro: Relato de uma busca, de Bernardo K
Palestrante : Jornalista e Professor Vitor Necchi
Outubro, dia 18 - Livro: O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira
Palestrante: José Francisco Botelho , Mestre em literatura e escritor, Jornalista
Novembro, dia 22
Livro : Nada a dizer, de Elvira Vigna
Palestrante: Profa. Dra. Rita Lenira Bittencourt
O curso “Literatura Brasileira Contemporânea: autores que escrevem o século”, organizado pelos professores doutores Léa Masina e Ricardo Barberena, tem por objetivo divulgar o que vem sendo publicado e lido no Brasil nos últimos anos do século XXI. Com isso, pretende-se ler e examinar as transformações ocorridas na literatura atual pelo influxo das novas tecnologias que afetam o ritmo da escritura e da leitura. O avanço da mídia, nesse sentido, tende também a alterar a modulação discursiva, afetando as categorias literárias de tempo e espaço.
As palestras do curso serão ministradas por professores e escritores altamente qualificados, dispostos a ouvir os participantes e a promover o debate sobre questões pertinentes à literatura brasileira do século XXI.
Os encontros serão realizados à Rua Marquês do Herval 315, das 10 às 12 horas, conforme as datas estabelecidas no programa.
================= Responsável por coordenação e conteúdo do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins ================= Nota: Nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site Viste o site do CELPCYRO e saiba mais! Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil |