X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Sobre Páginas Soltas  E-mail
CYRO MARTINS - Vida e Obra

                                                                               

 

                                                         NOTA do AUTOR

 

O leitor que releve, mas foram inevitáveis certas repetições, próprias dos livros deste gênero, oscilando entre memórias, comentários sobre o instante que passa, palpites acerca do homem que somos e acenos ao viajante que vai na estrada. E também sugestões de leituras, principalmente com o fito de levar os outros à aguada das páginas que me enriqueceram.

 

                                                                                                                        Cyro Martins

 

                                                                                                                                           

                                                       APRESENTAÇÃO

 

Quem esperava as memórias do ficcionista e psicanalista Cyro Martins, vai se surpreender com Páginas soltas.* E em vez de falar sobre si mesmo, prefere discorrer sobre a obra de seus amigos poetas, pintores e ficcionistas. Numa linguagem solta, sem os entraves e os compromissos da crítica literáriacostumeira, Cyro martins faz um depoimento muito pessal das suas preferências culturais.

 

Por que as pessoas colocam quadros nas paredes? Que tem isso a ver com as suas vidas, com o seu dia-a-dia? Pois uma gravurade Vasco Prado suscita as mais inesperadas impressões e faz com que Cyro Martinsviaje pelos caminhos do inconsciente para conseguir, como aquele personagem machadiano, unir as pontas davida. Nada mais forte e real do que a imaginação.

 

A análise das obras dos seus amigos escritores, de lila Ripoll a Nogueira Leiria, de Erico Verissimo a Theodemiro Tostes, de Vasco Prado a Mario Quintana, ao mesmo tempo em que mostra um leitor poderoso, capaz de desvelar aspectos inusitados e pouco comentados de um poema ou de um romance, constitui um momento de encantamento.

 

Além de estar de bem com a vida, e de conseguir transformar em lucro as perdas constantes que ocorrem ao longo dos anos, a impressão mais forte que nos deixa esse Páginas soltas é que Cyro Martins conseguiu transformar o dever em prazer. Talvez seja esse o segredo de sua permanente juventude.

 

                                                                                                       Carlos Appel **     

                                                                                                    Porto Alegre, 1994

 

 

* Páginas soltas (Porto Alegre, Movimento, 1994) foi o último livro publicado em vida por Cyro Martins, cerca de um ano antes de seu falecimento.

** Professor, Crítico literário e Editor de Cyro Martins