X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



INFORME OUTUBRO 2013  E-mail

alt

Outubro 2013

ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP)  

Está em andamento o processo eleitoral da nova diretoria da ABP para o triênio 2014-2016. A chapa 1 - ABPDEMOCRÁTICA propõe-se a manter e ampliar conquistas alcançadas na atual gestão

                    Prezados Colegas e Amigos,

              Pela primeira vez teremos eleições diretas para a Diretoria Executiva e Conselheiros Fiscais da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), condição esta alcançada pela proposta de campanha da atual Direção e trabalhada junto à Assembleia de Delegados e finalmente aprovada. Fui indicado pelas Federadas do RS e lideranças psiquiátricas em reunião realizada na AMRIGS em agosto último para compor a Diretoria Executiva e convidado pela Chapa 1- ABPDEMOCRÁTICA a concorrer como Diretor Secretário, junto com meus colegas: Antônio Geraldo da Silva - DF- Presidente, Itiro Shirakawa - SP- Vice-Presidente, Maurício Leão de Rezende - MG- Diretor Secretário Adjunto e João Romildo Bueno - RJ- Diretor Tesoureiro.

                  Com muita honra, aceitei o convite pelas razões que seguem. 

                  O grupo da ABPDEMOCRÁTICA se propõe a ampliar e ratificar conquistas alcançadas, salientando-se o saneamento financeiro de nossa instituição, a valorização contínua do papel profissional do psiquiatra, a preocupação e ações diversificadas no intuito de influenciar nas políticas de saúde pública quanto a propagar modelos assistenciais de cunho científico e não ideológico, a valorizar o conteúdo científico com ênfase em nossa Revista Brasileira de Psiquiatria, que vem num crescente de importância e grau de impacto.  No quesito educação continuada, o PEC passa por uma reestruturação de qualificação e ampliação de suas aulas, quer sejam virtuais ou presenciais. A proposta de qualificação de nosso Congresso se concretiza com a presença de autores importantes, junto com a valorização de nossos associados. O testemunho pessoal da dedicação e competência no desempenho da função de Presidente da ABP do colega Antônio Geraldo da Silva, com os seus colegas de Diretoria, fortalece minha convicção de que muito poderemos continuar fazendo pelo desenvolvimento e crescimento de nossa associação.                     Peço, portanto, seu apoio com seu voto na Chapa 1- ABPDEMOCRÁTICA. Acesse nossa página www.abpdemocratica.com.br [1] para mais informações, propostas e depoimentos de apoio.

                    Cláudio Meneghello Martins - www.claudiomartins.med.br

                    Diretor Regional Sul ABP

                    Presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CELPCYRO) - 

                    www.celpcyro.org.br

  • Depoimento de apoio
               Prezados amigos,
               
    Estamos vivendo um momento único na história da nossa Associação Brasileira de Psiquiatria, a eleição por voto direto da próxima Diretoria. Votarei na chapa 1, para a eleição de Antonio Geraldo da Silva, Itiro Shirakawa e todo o grupo que forma a chapa. Eles trabalharam arduamente e de forma muito positiva em situações políticas que envolvem a nossa especialidade, sempre defendendo os direitos dos pacientes a uma assistência digna e com base na mais avançada psiquiatria. Ressalto ainda a valorização da educação médica de qualidade e da divulgação científica constante. Tenho certeza que a CHAPA 01 merece o nosso voto.
               ANTONIO EGIDIO NARDI
               Prof. Titular de Psiquiatria da
               Faculdade de Psiquiatria da 
               Universidade Federal do Rio de Janeiro
=================  
                  Caros Colegas e amigos,  
              A nossa Associação Brasileira de Psiquiatria vive um momento de grandeza sem precedentes.   A ABP tornou-se DE FATO a representante dos Psiquiatras do país, alem de chamar para si a defesa dos interesses do doente mental. Apenas para citar alguns exemplos: observamos uma presença intensa e sem igual de nossos representantes nas esferas politicas de Brasília que decidem os destinos da saúde mental; a campanha lançada por esta diretoria contra o estigma da psiquiatria e da doença mental tornou-se exemplo de iniciativa bem sucedida de uma associação de classe; os seus congressos, programas e eventos educativos tornaram a ABP um dos canais mais importantes de informação e atualização cientifica para o psiquiatra brasileiro.
 
               Todos estes fatores são o resultado de um trabalho árduo da atual diretoria da ABP, encabeçada pela dedicação integral de seu Presidente Dr. Antonio Geraldo. O sucesso das empreitadas até o momento mostram que este trabalho intenso esta dando frutos relevantes para a nossa especialidade e para a sociedade brasileira  
              Desejamos todos, naturalmente, que estes progressos continuem e se acentuem.  
             Por isso recomendo a continuidade desta gestão na diretoria da ABP, dando o meu apoio incondicional à CHAPA 01.
              Um abraço cordial de 
               WAGNER GATTAZ : http://www.hcnet.usp.br 
               Prof. Dr. Wagner F Gattaz
               Prof.Titular de Psiquiatria 
               Presidente do Conselho Diretor do Instituto de 
               Psiquiatria do HCFMUSP
 
=================
 
ALÉM DA LETRA
 
Para inovar, a solução está no pensar! 
- Apresentamos depoimento de especialista em fundamentos da inovação - Gilvan Azevedo, pontuando questões básicas desse desafio a qualquer profissional, instituição ou área de conhecimento em nossos dias.  
 
=================
 
COLUNA CELPCYRO
 
Temos a grata satisfação de anunciar nossa mais nova Colunista,  Núbia Silveira - jornalista, escritora e co-autora, com Celito De Grandi, de Cyro Martins 100 Anos-O Homem e seus paradoxos. Núbia começa sua Coluna relembrando uma figurinha muito especial, que nos faz rir e pensar. alt

========

Já a questão posta por um de nossos mais antigos Colunistas, Flávio Aguiar, em Seriam os gaúchos cátaros? , leva a pensar se rir é ainda o melhor remédio ou se, enquanto pudermos rir, estamos apenas  sobrevivendo...ou se, tentando superar intemperanças. 

=================

OUTRAS FRONTEIRAS

Resenha de Betina Mariante Cardoso, sobre livro de Fábio Brodacz -  Da guerra ao porto alegre - Memórias de Simcha Brodacz - enfatiza a sutileza do relato de um filho contando a história do pai, entretecendo lembranças e imaginação, do holocausto aos dias de hoje. 

=================

NOTÍCIA

A Escrita Perceptiva : Lugar de Encontrar - Oficina a ser ministrada por Marilice Costi, com todo o seu conhecimento, por anos de experiência em oficinas de escrita e a  arteterapia (desbloqueio, depoimentos na revista O Cuidador), além de sua caminhada na Literatura (poesia, contos, romance) e estímulos à criatividade. Maiores informações aqui. Vagas limitadas.

alt

=================

AGENDE-SE

59a. Feira do Livro de Porto Alegre

O Livro na Era Digital - Mesa-redonda proposta pelo CELPCYRO 07 nov - 19h00 - Santander Cultural - Sala Leste 

Viviane Monteavaro (Diretora executiva da Profissional Editora, graduada em História (Unilasalle), especialista em EAD e Coordenação Pedagógica. Editora de livros impressos e ebooks acadêmicos. Livro digital: histórico e realização

José Antônio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet (jornalista,advogado, escritor e flâneur de mil mídias) Literatura - entre o livro impresso e o e-book.

Maria Helena Martins - (Profa. de Literatura, Estudiosa de Leitura)  - Coordenação A leitura e a escrita na era digital

=======

Synthomas de Poesia na Infância - Oficina proposta por Gloria Kirinus
11 e 12 nov- 14h00 às 16h00  Local: Sala O Retrato  Centro Cultural Érico Verissimo - Rua dos Andradas

Gloria Kirinus- autora de Synthomas de Poesia na Infância (Ed. Paulinas), pesquisadora e professora

Participação especial de Maria Helena Martins ( Diretora de Cultura, Humanismo e Literatura do CELPCYRO)

Tema: Olhar inovador sobre os distúrbios de atenção, hiperatividade, depressão nas crianças.Diagnósticos como "rimite crônica", "catapora inventiva", "delírio verbal" e "isolamento fabuloso" serão refletidos, vivenciados e servirão de estímulo para a criação literária.

alt

=================

Responsável por coordenação e conteúdo  do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins Desenvolvedor do site e INFORME CELPCYRO: Augusto dos Santos Ferreira 

=================

Nota: nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site

Viste o site do CELPCYRO e saiba mais!


Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209