X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Informe Setembro 2013 | Imprimir |  E-mail
INFORME CELPCYRO - Informes CelpCyro
alt

Setembro 2013

alt

COMEMORAÇÕES DE AGOSTO PELOS 105 ANOS DE NASCIMENTO DE CYRO MARTINS 

  • Aconteceu, no último dia 30, palestra de  Maria Helena Martins sobre O Mundo de Cyro Martins -relações significativas entre vida, obra do autor e contexto sócio-cultural do RS. O evento foi promovido pela PUCRS/FALE e DELFOS, com a parceria do CELPCYRO. Houve grande afluência de estudantes e alguns professores. A palestra transcorreu animada pela plateia, ligadíssima, propiciando muita satisfação à palestrante. O CELPCYRO se sente, mais uma vez, prestigiado pela  parceria e grato pela atenção e pela iniciativa e calorosa presença da Profa. Dra. Maria Eunice Moreira(FALE) e do Prof. Dr. Ricardo Barberena (DELFOS). 
     
  • Para dia 31 estava programado um Sarau sobre a obra de Cyro Martins, uma mini-exposição do Acervo dele no DELFOS e recebimento oficial da tela doada para o Acervo pela artista plástica Marta Loguercio. Lamentavelmente esse evento precisou ser cancelado devido às paralisações. Mas nova data será marcada e iremos divulgá-la. 

=================

ELEIÇÕES  NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP) alt

A ABP realiza neste ano as primeiras eleições diretas de sua diretoria executiva para o triênio de 2014-2016. O processo eleitoral já se encontra em andamento, pelo voto por correio, culminando com o voto presencial, no dia 22 de outubro de 2013, durante o XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria a se realizar em Curitiba. 

O CELPCYRO apoia  a Chapa 1 - ABP Democrática, liderada por Dr. Antônio Geraldo (Presidente), tendo como membros  Dr. Itiro Shirakawa (Vice-Presidente), Dr. Cláudio Menghello Martins (Diretor Secretário, Dr. Maurício Leão (Diretor Secretário Adjunto), Dr. João Romildo (Diretor Tesoureiro), Dr. Maurício Minervino (Diretor Tesoureiro Adjunto). 

A ABP Democrática se propõe a valorizar o papel do psiquiatra, por meio de uma presença ativa nas diversas instâncias sociais. Desse modo, deverá lutar pela melhoria da assistência pública de nossos pacientes. Também dará estímulo permanente ao ensino continuado e à qualificação científica da Revista Brasileira de Psiquiatria. Entre na página do facebook ABPDemocrática para mais detalhes. 

Leia manifestação de apoio do Dr. Walmor Piccinini

=================
 
WORKSHOP sobre  A LEITURA VIVENCIADA ANTES E ALÉM DA ESCRITA

alt
Redescubra a arte de ler, de um jeito descontraído, percebendo a leitura como:

-  revitalizante  dos sentidos, das emoções e da razão,
-  incentivo à sensibilidade, à imaginação e ao intelecto,  
- provocadora de buscas de significação em várias linguagens além da escrita. 

Coordenadora: 
Maria Helena Martins - Profa.  de Literatura e estudiosa da leitura, Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO; autora, entre outros , de O que é Leitura (Ed. Brasiliense). 

Data, horário e local:  
14 de setembro, sábado,  das 09:00 às 12:00h -  Auditório do Corporation Station - Rua Mostardeiro, 366- Moinhos de Vento - Porto Alegre - estacionamento no local (Safepark)

Realizadoras: Adriane Laste e Andrea Steiner

Apoio: alt - CELPCYRO
Serão fornecidos Certificados do CELPCYRO aos participantes.
Haverá sorteio de livros no final do workshop.
Informações e inscrições cf. emails alaste@terra.com.br  e  andreapsteiner95@hotmail.com

=================
ACHADOS
 
alt
 
Entrevista de Cyro Martins à Revista Psicossomática (OEDIP) jan-jun/1987, sobre medicina psicossomática, suas relações com a psicanálise, as ciências em geral, sob a égide do humanismo. Um depoimento marcante, sublinhando linhas mestras do pensamento do autor.  
 
=================
 
NOTÍCIA
 
  • O sucesso do projeto Prosa na Estrada leva a Secretaria da Cultura do RS e do Instituto Estadual do Livro -IEL  à publicação em e-book dos textos daquele projeto. E o CELPCYRO, que já participou do primeiro projeto, também integra o novo, com os mesmos textos de Cyro Martins: GURI e FLETE, já na rede.

=======

  • Mais um lançamento da Casa Editorial Luminara, apoiada pelo CELPCYRO, reiterando a qualidade de suas publicações: Encontros com a história da Medicina. M.H.I.Lopes, L.G. Guilhermano, L.C.B. Schwartsmann. Saiba mais ...

=======

alt 
16 de set, 18h - Museu da História da Medicina- Av. Independência, 270 - Porto Alegre  

=======

alt

Surpreendente romance, em que um narrador politicamente incorreto conta a aventura de casal francês, no início do sec. XIX, que vem em busca da fortuna nas pedras preciosas de Diamantina. Transitando pela narrativa irônica, burlesca, trágica e solene, Alberto A. Reis traça um panorama bem-humorado da sociedade mineradora do sertão de Minas Gerais. Leia o início do romance

18 de set, 19h - Livraria Cultura - Cia das Letras - Cj Nacional - Av Paulista, 2073 -São Paulo. 

=======
 
Venha ter uma sessão com Freud :  veja uma amostra
Freud & Hanna Arendt - novo sarau do projeto Freud e os Escritores, de Liana Timm e Lenira Fleck      
24 de set - 29h - Theatro São Pedro - Porto Alegre
 
=================
 
HOMENAGENS
 
alt
  • Homenagem ao centenário de nascimento de Dr. Rubens Maciel, figura proeminente da Medicina no Rio Grande do Sul - 16 de set, 18h - Museu da História da Medicina - Av. Independência, 270 - Porto Alegre.
     
  • Cumprimentamos, com muita satisfação Dr. Rogério Gastal Xavier, médico e poeta, que receberá  o Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal.
    Dia 24/SET- 19h - Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho-  Av. Loureiro da Silva, 255-P.Alegre 
=================
 
OUTRAS FRONTEIRAS
 
Com a consistência reflexiva que lhe é peculiar,Léa Masina  transita por um não-lugar e um entretempo, assinalando o "hibridismo  e a nova face do mundo que se anuncia neste século". 
 
=================
 
ERA DIGITAL
 
A internet.  A culpada? -  Fernanda de Barros Carvalho
Num recado enxuto como nas redes, Fernanda aponta  interação e desacertos entre imagens e comportamentos divulgados na internet , seus originais na realidade  e possíveis trocas de posição. Qual a sua opinião a respeito?
 
=================
 
COLUNA CELPCYRO
  • Medicina - Política - Literatura - Marcello Blaya  

    Marcello Blaya revela um trio de personalidades quarainhenses - Dyonélio Machado - Lila Ripoll - Cyro Martins - se entrecruzando no tempo e no espaço, envolvendo Medicina, Política e Literatura num jogo de espelhos e talentos que assinalam o diferencial das origens fronteiriças.
=======
 
  • A Estratégia das Feministas é Equivocada?  - Franklin Cunha

    O imaginário masculino em relação à mulher atravessou séculos sem considerá-la como ser humano. Ainda hoje a igualdade entre os sexos seria apenas retórica. O autor sugere nova estratégia para acabar com a "ancestral patologia"

=================

Responsável por coordenação e conteúdo  do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins
Desenvolvedor do site e INFORME CELPCYRO: Augusto dos Santos Ferreira 

=================

Nota: nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site

Viste o site do CELPCYRO e saiba mais!


Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209