X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Encontros com a História da Medicina  E-mail
Humanismo Médico - Publicações

APRESENTAÇÃO

 

         Organizar um livro tem significado especial. O conhecimento de vários temas da história da medicina e os motivos pelos quais emergem para serem recontados, revistos e repensados nos enchem de curiosidade.

         A II Jornada Gaúcha de História da Medicina teve esse resultado que se materializa com a edição das revisões que dela fizeram parte.

         Muitos foram os autores, professores, orientadores, médicos, historiadores e alunos que se interessaram e auxiliaram na perpetuação dessa rica história. O título desse livro “Encontros com a História da Medicina” foi pensado buscando resgatar momentos prazerosos de convivência com algo que nos entusiasma e que nos prende a atenção.

         São muitos encontros registrados neste livro, razão da sua organização em 3 partes: a primeira das palestras, a segunda dos trabalhos apresentados e a terceira de reflexões históricas.

         Alguns fatos merecem destaque, especialmente o do número crescente de jovens estudantes que se motivam na busca da perpetuação deste resgate histórico.

         Esperamos, com esse livro acrescentar e enriquecer o conhecimento daqueles que apreciam e valorizam a História da Medicina.

                                                   Os Organizadores*

 

* Organizadores

 

Maria Helena Itaqui Lopes, médica especialista em Gastroenterologia e Educação, Doutora em Clínica Médica, Professora Titular do Departamento de Medicina Interna e ex-Coordenadora do Curso de Medicina da PUCRS. Atua na graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS, ex-coordenadora do Núcleo de Educação Médica da mesma instituição. É Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Exerce a função de Presidente da Associação Gaúcha de História da Medicina (biênio 2012-2013). Ocupa a cadeira n0 20 da Academia Sul-riograndense de Medicina.

Luiz Gustavo Guilhermano, médico especialista em Psiquiatria, Mestre em Farmacologia. Professor Assistente do Departamento de Psiquiatria da FAMEDPUCRS e Professor de Psicofarmacologia no Programa de Residência Médica e Pós-Graduação em Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS. Ex-Presidente da Associação Gaúcha de História da Medicina.

Leonor Carolina Baptista Schwartsmann, médica, especialista em Pediatria e Saúde Pública, Historiadora, Mestre e Doutoranda em História pela PUCRS, ex- Diretora do Memorial do Rio Grande do Sul, ex-Presidente da Associação Gaúcha da História da Medicina, membro do Núcleo de Debates entre Direito e Literatura da OAB-RS. Sua principal linha de pesquisa se concentra no estudo da História da Medicina do Rio Grande do Sul.