Reveja a Programação, saiba mais sobre os Palestrantes e veja fotos do evento
"As letras ficam"
As comemorações de 11 de agosto passado, no Santander Cultural, em Porto Alegre, confirmaram a significação e a representatividade do CELPCYRO no contexto cultural e universitário sul-rio-grandense, suas repercussões nacionais e internacionais. Pelos Palestrantes, cujas brilhantes apresentações reafirmaram suas atuações acadêmicas e produção intelectual, que engrandecem o Rio Grande do Sul e se projetam além fronteiras. Pela plateia, reunindo estudantes, professores, escritores, poetas, renomados pesquisadores das áreas de Humanas e das Artes. Assim, o evento sublinhou os propósitos do CELPCYRO, desde sua criação: realizar eventos coerentes com seus projetos em desenvolvimento, bem como fazer cada evento desencadear novas realizações. E, sempre que possível, desdobrá-las em livros, multiplicando seu alcance, potencializando suas possibilidades de leitura.
Nessa oportunidade, ao festejarmos os aniversários emblemáticos de três obras muito significativas de Cyro Martins, pois assinalam três vertentes marcantes de sua ficção, estávamos convidando novos leitores a se aproximarem desses romances - Sem Rumo, Um Menino vai para o Colégio e O Príncipe da Vila, bem como incentivando estudantes e estudiosos a incursionarem mais detidamente por eles. Por isso também já estamos providenciando a transformação das belas apresentações dos Palestrantes, no evento, em livro que certamente será contribuição muito importante para a fortuna crítica de Cyro Martins. Aliás, ele dizia, quando se queria guardar a lembrança de algo que foi dito e muito apreciado, "escreva, as letras ficam".
A todos, antigos e novos parceiros, muito obrigada.
Maria Helena Martins
Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO
ESCRITORES GAÚCHOS
Francisco Botelho apresentado por Rafael Bán Jacobsen
É grande satisfação descobrir e divulgar talentos, que passam a ser parceiros do CELPCYRO desde nosso evento CELPCYRO 15 ANOS.
HUMANISMO MÉDICO
O Desatador de Nós e as Humanidades Médicas por Betina Mariante Cardoso, colaboradora do CELPCYRO, especialista na área de Humanismo Médico - no livro de estréia do escritor Jocelyn Alberton Spolaor Jr , interagem o médico e o ficcionista, criando personagens, situações, desafios e finais surpreendentes, na interface entre real e imaginário.
Como usualmente, divulgamos eventos e realizações de parceiros e colaboradores
CONVITES
Feira - Bate-Papo - Sarau PARALIVROS - 1o. set - 14h às 22h - Espaço Parahaus - Alto de Pinheiros - São Paulo - Organização: Fernanda Carvalho (www.prologoseloeditorial.com.br) - Maurizio Mancioli (www.mauriziomancioli.com) Roberto Vietri (www.robertovietri.com)
Tributo a Moacyr Scliar - lançamento na PUCRS - 05 set - 18h - Biblioteca Central - Prédio 16 - Campus de Porto Alegre
Arte digital - videoarte - intervenção poética - mais uma manifestação das múltiplas expressões estéticas de Liana Timm - 05 set - 19h30 - Galeria OAB -R. Canabarro, 363, esq Riachuelo - Porto Alegre
Clara Pechansnky, mais uma vez à frente do Mini Art Project, convida para 16* Intercambio
Internacional de Miniarte Argentina FACES 2 - Collection F - 06 set - 19h -Centro Cultural Francisco "Paco" Urondo /Facultad de Buenos Aires(UBA) - Argentina
ENCONTROS
Sábado- 01 set - 10h - Encontro com Paulo Kralic Angelini, abordando a obra de Jennifer Egan,
A visita cruel do tempo.
Conheça a
Programação e os Palestrantes, convidados de
Léa Masina, que convida também a visitar seu
blog: "escrevam, se plugem, participem, dêem suas opiniões sobre o que se lê e o que se escreve, vamos juntos qualificar ainda mais este trabalho!
OFICINA
LUMINARA ESCOLA DE HOBBY
Jardinoterapia - jardinagem e gastronomia a serviço da qualidade de vida
Prof.: Michele Valent
Carga horária: 8h ( sábado- 22 set - das 9 às 17h )
Solicite informações: bmariant@terra.com.br ou editorialluminara@hotmail.com
VAGAS LIMITADAS
NOTÍCIA
Uma publicação aguardada
Em 1984, na Sorbonne, em Paris, a professora Maria Luiza de Carvalho Armando defendia a longa tese denominada LE REGIONALISME LITTERAIRE ET LE "MYTHE DU GAUCHO" DANS L´EXTREME-SUD BRESILIEN: LE CAS DE SIMÕES LOPES NETO, uma das primeiras ocasiões em que a obra daquele escritor regionalista foi apresentada ao continente europeu. Por quase trinta anos, o original em francês foi mantido inédito. Finalmente, neste ano em que se comemoram cem anos da primeira edição da obra Contos gauchescos, a Editora da Universidade Federal de Pelotas prepara a publicação da tradução daquela tese, como parte da programação dos festejos do bicentenário da cidade de Pelotas. Coordenada pelo Professor Avelino da Rosa Oliveira, diretor das publicações da Coleção FEPRAXIS - ligada à Faculdade de Educação daquela universidade, a edição está sendo elaborada em quatro volumes, contando com ilustrações do artista plástico de Porto Alegre, Geraldo Bueno Fischer, e com tradução de Suzana Albornoz.
CLIPPING
A última lição de Chico Anysio
Viste o site do CELPCYRO e saiba mais!
Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209