X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Prêmio Mérito Científico e Cultural Cyro Martins de 2013 E-mail
Saúde Mental - X Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental

                      

Dr. Rogério Wolf Aguiar é o homenageado do Prêmio Mérito Científico e Cultural Cyro Martins de 2013

 

Rogerio Aguiar

Sua trajetória profissional foi construída no Rio Grande do Sul. A graduação, especialização e o mestrado foram na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela área, segundo ele, não foi apenas despertado pela possibilidade de uma prática humanística, mas pela possibilidade de uma aplicação científica também. "Como psiquiatra, me dediquei muito aos aspectos psicológicos da relação médico-paciente,” afirma Wolf Aguiar.

O psiquiatra, que tem hoje como principais áreas de atuação a psicoterapia e a psiquiatria forense, vê uma evolução no campo do conhecimento da psiquiatria brasileira, “a prática psiquiátrica no país se desenvolveu muito, se beneficiando dos progressos já citados anteriormente.” A mudança de um sistema hospitalocêntrico para um atendimento extra-hospitalar e comunitário foi muito benéfica. Infelizmente nos últimos anos os excessos corporativistas antipsiquiátricos contaminaram muito a assistência em saúde mental, incorrendo em erros iguais aos que condenaram: programas baseados em um único sistema para todos os diversos pacientes, condenando à exclusão daqueles que não se enquadram nas teorias que querem impor.”

Atualmente, o psiquiatra que está aposentado há 2 anos da UFRGS, atende diariamente no seu consultório particular e é supervisor de Residência de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.

Foi professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, Psiquiatra Forense e Médico Perito do INSS.

Há trinta anos, Wolf Aguiar está na  Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP onde ocupou as funções de delegado, membro da Comissão Fiscal, vice-presidente e presidente. Entende que a atual diretoria exerce com legitimidade sua orientação no comando da ABP, e que a unidade da Associação deve ser mantida.

O psiquiatra tem orgulho da profissão por ser uma das atividades mais nobres da medicina. “Como médico, o que me possibilita ajudar muitas pessoas em seus desejos de mudança. Particularmente no que se refere aos problemas mentais,” finaliza.

 

 

flaviokapczinski1

Flávio Kapczinski será o orador que homenageará o Dr. Rogério Aguiar na X Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental

 

Psiquiatra por Vocação

 
O psiquiatra gaúcho de 49 anos, Flávio Kapczinski, antes mesmo de fazer o curso de medicina na UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já sabia que queria estudar psiquiatria.

“Pensava que seria a forma de juntar meu interesse nas áreas humanísticas com uma prática profissional. Entrei no curso médico já com a ideia de fazer psiquiatria”, afirma Kapczinski, que também é Membro da Academia Brasileira de Ciências. Hoje o psiquiatra e pesquisador que é casado e pai de dois filhos, divide a rotina profissional entre a Federal do Rio Grande do Sul e o consultório privado onde atende pacientes adultos.

O currículo do doutor em psiquiatria pela universidade de Londres e pós-doutor pelo departamento de psiquiatria de Montreal no Canadá é bastante extenso: é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Livre docente da UNIFESP, Pesquisador 1-A do CNPq. Diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular e coordenador geral do INCT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, pesquisa que vai da ciência básica até a aplicação prática do estudo. O foco da pesquisa é a investigação da fisiopatologia e tratamentos inovadores para o transtorno bipolar. Segundo o psiquiatra um dos trabalhos mais importantes tem sido a somatização, ligação entre as doenças mentais e o desencadeamento das físicas. Somam-se ao currículo mais de 300 artigos científicos publicados e quatro livros.

Ao longo dos anos, o psiquiatra observa uma estruturação crescente no campo da saúde mental pública do País e considera de muita importância à atuação de entidades que promovam a educação e o conhecimento, como a ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria. Enfatiza ainda a importância da Revista Brasileira de Psiquiatria e do Congresso Brasileiro de Psiquiatria como uma ajuda especializada de alto nível no País.

Para Flávio Kapczinski, a psiquiatria se destaca dentro da área médica por entender a pessoa como um ente único, com sua própria história e contexto.

 

(By administrator on 25 de janeiro de 2013 in notícia)