X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



O que faz recuar a morte  E-mail
Humanismo Médico - Artigos

 

 

                              Abrão Slavutsky *

São as
relações
fraternas
que
afrouxam
o nó da
nossa
solidão

 

O sentimento de desamparo cresce, quando se percebe a fragilidade da existência. De tempos em tempos, podem nos assaltar angústias pela proximidade da finitude. Então, surge a questão do que pode fazer recuar a morte. Recuar significa aqui afastar temporariamente o encontro fatal. E talvez sejam os amigos que fazem recuar a morte. A amizade é uma construção que nos permite sentir mais vivos. Com os amigos se pode conversar livremente e sentir-se escutado, ao mesmo tempo que se escuta de forma reconfortante. Há na amizade um que de poesia. Não a poesia dos livros, mas a poesia que dá sabor ao ser. Entretanto, nem sempre a morte recua, ao contrário, ela pode avançar o sinal vermelho matando jovens. E, diante de mortes surpreendentes e traumatizantes, os amigos aliviam o que podem.

 

Amizade sempre é imperfeita, quem busca o amigo perfeito vai, com certeza, se desiludir. Felizmente somos imperfeitos, falhamos ao não ser divinos maravilhosos. Creio que foi um equívoco definir o homem como tendo sido feito à imagem e semelhança divina. Essa frase nos idealiza, e a condição humana não deveria ser idealizada. Ora, da mesma forma, as amizades por melhores que sejam, revelam conflitos e desencontros. Diz-se que um amigo é o espelho de nossa alma. Entretanto, não sempre, e ainda bem, pois do contrário não se teria um amigo, mas um clone. 


O bom da amizade é não reforçar sempre a boa imagem que temos de nós, mas advertir, e até criticar. São palavras fraternas que servem como proteção, como limite. O importante é o clima de generosidade entre amigos. Além do que, ao longo da vida se troca de amizades, devido a um sem-número de fatores e desencontros. Ora, para quem tem uma vida dinâmica, nada fica imóvel, os amigos e os amores também se movimentam. Logo, os amigos de verdade não precisam ser para sempre. O problema não é mudar de amigos, mas viver isolado.

Hoje também é tempo de relações virtuais, que convivem com as reais. Elas não se excluem, até arriscaria dizer que a internet pode melhorar a fraternidade. Estamos nos comunicando mais, com amigos de cidades distantes e países do outro lado do mundo. Lendo aqui no computador ou escrevendo, é possível gerar o entusiasmo que faz a morte recuar. Graças às palavras amigas é possível se fortalecer para enfrentar o desamparo quando se perde o norte. E poucas práticas são mais agradáveis que a conversação, um exercício que enriquece a alma. Viver com acerto passa pela arte da amizade.


Os amigos dizem quem somos, torcem pela gente, e a torcida empurra o time na busca da vitória. E quando perdemos, os amigos não vaiam, e até aliviam o desânimo. Quanta emoção é escutar boas palavras, palavras que emocionam. São as relações fraternas que afrouxam o nó da nossa solidão, aliviam o vazio que sentimos diante dos perigos da existência. São relações que encorajam o viver. E convém não esquecer que, diante da precariedade da sociedade, a esperança se alimenta da fraternidade.

 

* Abrão Slavutsky é  Psicanalista