X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



X Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental - Palestrantes e Coordenadores

Palestrantes e Coordenadores

altCoordenador da Jornada: 
Dr. Cláudio Meneghello Martins

Psiquiatra, Presidente do CELPCYRO, Mestre em Psiquiatria, Chefe do serviço de Psiquiatria do Hospital Presidente Vargas, Professor e Preceptor da residência em Psiquiatria na UFCSPA/Hospital Presidente Vargas, Secretário Regional Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria.

 

altHomenageado:
Dr. Rogério Wolf de Aguiar

Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). Saiba mais sobre o Dr. Rogério Wolf de Aguiar.

 

========================================

altAlexandrina Meleiro (SP)
Possui graduação em Medicina pelo Fundação do ABC, doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP e residencia-medicapela Universidade de São Paulo. Atualmente é Médica da Universidade de São Paulo e Revisor de periódico da Psicologia:Teoria e Pesquisa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. 

 

altAlfredo Cataldo Neto (RS)
Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da PUCRS, Professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Coordenador do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM) da PUCRS. 

 

altAnalice de Paula Gigliotti (RJ)
Especialista em Dependência Química, Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP, Ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), Chefe do Setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa do Rio de Janeiro e Professora de Psiquiatria da Universidade Gama Filho.

 

altAntonio Egidio Nardi (RJ)
Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina - Instituto de Psiquiatria - da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. É coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria - UFRJ. Possui graduação em Medicina pela UFRJ, mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ. É o coordenador da sede Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)Translacional em Medicina (CNPq).

 

altAntônio Geraldo da Silva (DF)
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Professor de Psiquiatria na COREME-UUCF, da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.


altCarla Bicca (RS)
Especialista em Dependência Química, mestre em Clínica Médica (UFRGS). Terapeuta Cognitiva pelo Beck Institute of Filadelfia. Professora do Programa de Pós Graduação em Terapia Cognitiva da UNISINOS/RS. Fundadora do Núcleo de Dependência Química da Sociedade de Psiquiatria do RS. desenvolve trabalhos associados a prevenção e tratamento da drogadição.

altChristian Costa Kieling (RS)
Médico psiquiatra com residência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mestre e doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria da UFRGS. Possui mais de quarenta trabalhos publicados em periódicos internacionais relevantes como The Lancet, American Journal of Psychiatry e Biological Psychiatry.

 

altDaniel Tornaim Spritzer (RS)
Médico Psiquiatra, Especialista em psiquiatria da infância e adolescência, Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT).


altDado Schneider (RS)
É formado em Comunicação e pós-graduado em Marketing. Possui mais de 24 anos de experiência como professor em importantes universidades do País. Foi executivo de grandes empresas durante 25 anos, consultor de Marketing por cinco anos e vive de palestras e conferências por todo o Brasil a três anos.


altElie Cheniaux (RJ)
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, residência-médica em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de pós-doutoramento pela COPPE / UFRJ e pela PUC-Rio. Atualmente é médico e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de membro-associado e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro

altElisa Macedo Brietzke (RS/SP)
Professora adjunta em Psiquiatria e Saúde Mental do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Residência médica em Psiquiatria pela UFCSPA. Realizou Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS, Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora científica do Programa de Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA) da UNIFESP.

 

altEugenio Horacio Grevet (RS)
Psiquiatra pela UFRGS, Especialização em Dependências Químicas no Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS, Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, Pós-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, Coordenador de Pesquisa do Ambulatório de Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade em Adultos (PRODAH-Adultos) do HCPA, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS).

altFlavio Kapczinski (RS)
Psiquiatra, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM), do Programa de Pós-graduação de Ciências Médicas: Psiquiatria da UFRGS e do Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

altJorge Alberto Costa e Silva (RJ)
Psiquiatra, formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do  Rio de Janeiro (UERJ). Ex-presidente da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), da Fundação Internacional de Saúde Mental e da Associação Mundial de Psiquiatria Social (WASP); ex-diretor Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, é presidente do Instituto Brasileiro do Cérebro e diretor Internacional do Mental Illness Prevention Center, em Nova Iorque. Leia entrevista com Dr. Jorge Alberto Costa e Silva.

 

altLuis Augusto Rohde (RS)
Professor Titular de Psiquiatria - UFRGS, Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria - USP, Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA, membro do Grupo de Trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria, Presidente da World Federation of ADHD, Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP), Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Leia entrevista com dr. Luis Augusto Rohde.

 

altMadeleine Scop Medeiros (RS)
Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Formação em Psicoterapia Psicanalítica pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, Título de Psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Psiquiatra da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Preceptora na Residência de Psiquiatria da UFCSPA e Coordenadora do Humanismo Médico do CELPCYRO.

 

altMaria Helena Martins (RS/SP)
Professora de Literatura, Especialista em Leitura, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), docente e Pesquisadora na UFRGS e USP, com vários livros publicados. Fundadora, Presidente Honorária e Diretora de Cultura, Humanismo e Literatura do CELPCYRO.

 

Norma Utinguassú Escosteguy (RS)
Médica Psiquiatra.

altRicardo Halpern (RS)
Professor Associado da UFCSPA e Professor Adjunto do Curso de Medicina e Pós Graduação em Saúde Coletiva da ULBRA. Master Of Science In Public Health - University Of North Carolina At Chapel Hill e doutorado em Ciências Medicas em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doctoral Fellow in Developmental- Arquivos Médicos da Universidade Luterana do Brasil, American Journal of Public Health , Revista AMRIGS, Jornal de Pediatria, Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Revista de Saúde Pública , Presidente do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

altSergio de Paula Ramos (RS)
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialização em Psiquiatria pela Clínica Pinel de Porto Alegre e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Organizador e atual coordenador da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus. Fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Álcool e o Alcoolismo (GRINEAA), da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e o Alcoolismo (ABEAA) e da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD).

 

altSergio Pinto Ribeiro (RS)
Possui graduação pela UFRGS, especialização em Clínica Médica pela Hospital de Clínicas de Porto Alegre, especialização em Medicina-Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, especialização em Terapia Intensiva pelo Associação de Medicina Intensiva Brasileira, mestrado em Ciências Pneumológicas pela UFRGS, doutorado em Institute of Medical Sciences pela University of Toronto e pós-doutorado pela University of Toronto. Atualmente é Vice-Presidente Médico da Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

altWalmor Piccinini (RS)
Professor da Fundação Universitária Mário Martins, Coordenador do Departamento de História da ABP, Co-editor da Psychiatry Online Brasil e Criador do Banco de Dados da Produção Psiquiátrica Brasileira.