X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Coluna CELPCYRO- João Gomes Mariante  E-mail
 

 

dr.mariante

 

João Gomes Mariante Full Member of the International Psycho-Analytical Association.

Nasceu, em 1918, em Porto Alegre, onde estudou inicialmente o depois foi para o Rio de Janeiro cursar a Faculdade de Medicina Fluminense de Medicina, onde também se iniciou no jornalismo. Forma-se em 1946 e volta para o Rio Grande do Sul para clinicar no interior, sempre preocupado com questões comunitárias. Volta para o Rio para fazer Psiquiatria e depois foi fazer formação psicanalítica em Buenos Aires, onde também lecionou e permaneceu por 8 anos. Voltando ao Brasil se fixa em São Paulo, tornando-se membro titular da Sociedade Psicanalítica de São Paulo. Mas os pagos o chamaram e voltou para Porto Alegre, retomando a clínica, sempre escrevendo ensaios e matérias jornalísticas.

Proeminente intelectual e profissional cuja visão humanista, abrangente e dinâmica, enaltece a prática médica e o exercício do jornalismo. Principalmente, porque ele, como Cyro Martins, seu colega e amigo, sabe da necessidade permanente de “repensar a suprema obra da natureza, a unidade mente-corpo, denominada homem”. Assim, pari passu à medicina, Dr. Mariante exerce o jornalismo, hoje identificado com o Jornal MenteCorpo, que criou e dirige desde 2002, periódico de divulgação fundamentada sobre saúde e as contingências do mundo em que vivemos. Em 2011, com pertinácia e sabedoria transformou seu propósito de discutir a questão da criminalidade entre nós, na realidade do Seminário O Império do Crime, realizado em Porto Alegre. 

Além de matérias jornalísticas, que sempre publica em seu jornal e na imprensa em geral, publicou crônicas e ensaios em Três Ases de Trinta ( Mercado Aberto, 2007) e depois Três no Divã ( Editora JÁ, 2010), desvendando os inconscientes, com admirável conhecimento das trajetórias de três líderes políticos: Getulio Vargas, Oswaldo Aranha e Flores da Cunha. Atualmente prepara mais um livro sobre outras figuras exponenciais da vida pública brasileira.

Agraciado com o 1o. Diploma ao Mérito Cyro Martins: Reconhecimento da Ciência e da Cultura, por ocasião da VII Jornada Cyro Martins sobre Saúde Mental - Porto Alegre, 14 de agosto de 2010.

 

 ---------------------------------

Leia Discurso do Autor ao receber o Diploma ao Mérito Cyro Martins , entre vários outros textosneste site e sua primeira Coluna, escrevendo sobre Dyonélio Machado

----------------------------

Leia as Colunas:

O enigma na peronalidade de Getúlio Vargas - Prefácio de JJ Camargo

No recôndito da polícia ( cf. O Império do Crime)

Homenagem ao Ministro Paulo Brossard

À beira do Tártaro

O reinado de Momo

-----------------------------

PORTFOLIO EM HOMENAGEM DO CELPCYRO AOS 100 ANOS DO DR JOÃO GOMES MARIANTE.