X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



PRIMEIRO ENCONTRO DO PROLER NA ZONA RURAL: SÃO SEBASTIÃO (Bahia) - 2010  E-mail


 


alt


PRIMEIRO ENCONTRO DO PROLER NA ZONA RURAL: SÃO SEBASTIÃO

- distrito de Vitória da Conquista (Bahia)

 

 

 Introduzindo o menino de Cyro Martins no sertão: uma experiência fugaz e inesquecível

Acabo de retornar de um novo circuito venturoso, onde visitei o Primeiro Encontro de Leitura Rural do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) – embora seja o XIX de sua existência em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Coordenado pela incansável Heleusa Figueira Câmara (professora da UESB, escritora, poeta, filósofa, socióloga, pesquisadora doutora no NU_SOL – Núcleo de Sociabilidade Libertária/PUC-SP). Por conta de sua competência e persistência, com a adesão das autoridades locais, tem  sido em Conquista, ligado à Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), que o Programa  se mantém ininterrupto, atuante e produtivo nesses quase 20 anos. O evento foi em São Sebastião, distrito com pouco mais de 3 mil habitantes  a cerca de 50 minutos de Conquista, já adentrando a caatinga. Enfeitou-se a Escola Municipal Euclides da Cunha, engalanaram-se a comunidade , a pista poliesportiva, o sertão brindou a todos com uma lua magnífica. Ainda volto lá, para rever as casinhas coloridas de porta e janela, os sorrisos dos da terra para os curiosos  visitantes; para andar pelas ruazinhas espiando a Igrejinha, o bilhar, o açougue, o armazém, a casa da costureira, a barbearia e uma ( das 2) lan-houses(!). Principalmente foi importante testemunhar o resultado do encontro feliz de professores, estudantes e habitantes de São Sebastião com o lugar onde vivem, o qual passaram a olhar, a ler,  de modo especial e a mostrar orgulhosos para os conterrâneos e os forasteiros. A arquitetura, a vegetação, as pessoas que lá moram foram registrados em belas fotos e muitos trabalhos (textos, desenhos, artesanato). Isso tudo vai contar como era São Sebastião no ano de 2010. Vai marcar a sua história e a de sua gente.

Foi nesse lugar e nesse clima que tive o gosto de falar aos participantes do evento, introduzindo O Menino vai para o Colégio, deixando uma curiosidade e levando a expectativa de ver o projeto desenvolvido em São Sebastião.

Maria Helena Martins (agosto de 2010)

 

alt

Alunos da Escola Municipal Euclides da Cunha, em São Sebastião,

com trabalho exposto durante o Encontro do PROLER

_______________


Relatório Preliminar
sobre presença do CELPCYRO

em Vitória da Conquista ( Bahia).

O projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS, iniciado em V. da Conquista em agosto de 2009, tem atingido os objetivos propostos, incentivando novas práticas leitoras, releituras de texto, extensões e desdobramentos criativos. Os professores entusiasmados com os resultados dos trabalhos, fizeram o registro fotográfico das crianças participantes e estão organizando o acervo documental de textos, redações, depoimentos e desenhos.

No 24 de agosto de 2010 a Profa. Dra. Maria Helena chegou a Conquista tendo sido convidada pelo Comitê Proler/UESB para participar da sessão solene de abertura do XIX Encontro de Leitura do Proler/UESB - 2010, realizada na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Euclides da Cunha, no distrito de São Sebastião.

Na manhã do dia 25 de agosto a Profa. Maria Helena, convidada pela Coordenação do Mestrado em Cultura, Educação e Linguagens do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, proferiu a palestra Psicanálise e Literatura e Fronteiras Culturais para os mestrandos e alunos do Curso de Letras.

À tarde a Profa. Maria Helena foi ao distrito de São Sebastião e após as oficinas do XIX Encontro de Leitura, realizou uma reunião com os professores da Escola Municipal Euclides da Cunha que se manifestaram interessados em participar do projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS.

No dia 26 de agosto, na Sala de Leitura Íris Silveira, sede do Comitê Proler/UESB,

foi realizada uma reunião com os professores da rede municipal de Ensino que estão participando do projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS. Esta reunião contou com a presença de Cristina Leilane, Coordenadora da Secretaria Municipal da Educação, e Profa. Heleusa Câmara, Coordenadora do Proler/UESB.

Profa. Dra. Heleusa Figueira Câmara
Coordenadora do projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS na Bahia