X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Cyro Martins e a Psicossomática  E-mail
Humanismo Médico - Artigos

A Sociedade Sul-rio-grandense de Medicina Psicossomática - SSMP realizou a II Jornada de Medicina Psicossomática sobre a trajetória da abordagem Psicossomática no Brasil  e no Rio Grande do Sul, suas perspectivas atuais sob a visão interdisciplinar, a  condição humana e a ética, especialmente na formação dos profissionais de saúde. Na sessão de Abertura, a 15 de setembro, houve homenagem aos 40 anos da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática  e aos pioneiros no RS que, liderados pelo Prof°. Dr. Cyro Martins iniciaram a difusão dessa  abordagem. Leia a seguir palavras do Dr. Oly Lobato proferidas na ocasião.


CYRO MARTINS E A PSICOSSOMÁTICA
                                                                                           Oly Lobato *

O movimento psicossomático no Rio Grande do Sul foi oficializado na noite de 09 de novembro de 1982 quando, no auditório do Hospital Presidente Vargas (P. Alegre), foi fundada a Sociedade Gaúcha de Medicina Psicossomática (SGMPS).

Mas, de fato, a idéia e o fazer psicossomáticos tinham sido iniciados bem antes, em Buenos aires. Não é de estranhar muito, considerando que a capital argentina concentrava naquele momento a nata do movimento psicanalítico latino-americano. Mas alguém começou e este alguém foi Cyro dos Santos Martins, que lá estava em formação analítica. Três apresentações feitas pelo Mestre Cyro marcaram sua participação inicial na abordagem psicossomática.

Assim, em 1954, Cyro foi convidado para participar num Simpósio sobre Obesidade, promovido pela Associação Psicanalítica Argentina. O tema abordado pelo Mestre gaúcho estava rigorosamente de acordo com sua dupla vertente cultural, analítica e literária: "Um gordo de Dickens". referia-se, por certo, ao personagem das Memórias de Pickwick.

Não ficou aí, Cyro Martins! Seu interesse pela MPS levou-o a ser escolhido como relator Oficial do tema: "Ensino da Medicina Psicossomática", no II Congresso Ibero-americano , realizado em Buenos Aires, no ano de 1956.

De volta a Porto Alegre, Cyro Martins começou a difundir idéias e distribuir conhecimentos de Medicina Psicossomática.

Em 1959, na Sociedade de Gastrenterologia, conceituou Medicina Psicossomática e falou na influência da psicanálise para o entendimento da etipatogenia da úlcera péptica. Estabelecia-se o elo entre Psicossomática e psicanálise.

No ano seguinte, 1960, nova abordagem psicossomática; desta vez sobre "Asma brônquica", a milenar enfermidade com implicações emocionais, nas suas causas e sintomas.

Em 1964, os três trabalhos acima citados foram reunidos, juntos com diversos outros, num pequeno e precioso livro, que teve o sugestivo título Do Mito à Verdade Científica ( Porto Alegre, Globo, 1964).

Na noite de 09 de novembro de 1982, na fundação da Sociedade Gaúcha de Medicina Psicossomática, lá estava Cyro Martins, instigando, inspirando e apoiando a criação da novel sociedade.

Continuou a apoiá-la por vários anos, seja pela presença, seja através de intervenções adequadas nos assuntos debatidos ou apresentando, ele mesmo, atualizações de tópicos importantes como "Medicina Psicossomática e Psicanálise", numa memorável noite de 1987.

Nos últimos anos, a soma de compromissos afastou-o um tanto das reuniões regulares da sociedade; continuou porém a inspirar e a apoiar ainda que à distância.

Ao terminar este breve relato, podemos dizer que: se houve alguém que tenha contribuído de forma decisiva para a criação da abordagem psicossomática no Rio Grande do Sul, este alguém foi Cyro dos Santos Martins.

------------------------------------

* Oly Lobato
é Clínico e Nefrologista

 

Link Relacionado
Leia os ensaios "Um gordo de Dickens" e "Considerações psicossomáticas sobre asma brônquica", de Cyro Martins