X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



WWW.CELPCYRO.ORG.BR: Um site multimídia | Imprimir |  E-mail

Este espaço está reservado para visitantes de nosso site e novos leitores da obra de Cyro Martins.

Navegando no site www.celpcyro.org.br sobre o escritor e psicanalista Cyro Martins, falecido em 1995, a gente descobre todo o potencial da Internet, porque o site explora características fundamentais deste meio: recursos multimídia que podem ser vistos com facilidade.

O uso de recursos tecnológicos permite que a obra ensaística e ficcional do autor esteja disponível a um público amplo, indo além da leitura de livros e artigos de diversas publicações, evidenciando uma característica essencial da Internet que é ser um meio onde podem estar presentes vários outros meios. Isto é explorado equilibradamente com textos e comentários de diversos intelectuais sobre a obra psicanálitica e literária do escritor.

O livro Cyro Martins 90 anos, co-edição do CELP Cyro Martins/Instituto Estadual do Livro/CORAG, é apresentado com grande fidelidade, incluindo aí as reproduções das imagens dos artistas plásticos que contribuíram para ele. A característica visual está presente por estas reproduções, cujo recurso é ampliado pela disponibilidade do vídeo sobre Cyro Martins, produzido e veiculado inicialmente pela televisão.

Televisão e obras artísticas, livros, artigos e ensaios , imagem e texto são apresentados com uma navegabilidade excelente, evitando os longos segundos em que o site fica carregando, o que dificulta a navegação. Neste site a gente clica em algum link e rapidamente tem acesso ao texto ou imagem. Até mesmo as imagens de quadros, em geral, pesadas, carregam rapidamente.

A programação visual do site com fundo preto e letras brancas causa impacto e é de fácil leitura. Como os internautas sabem, fundos com cor escura são freqüentemente difíceis de ler, mas isto não acontece com o celpcyro.org.br. O contraste torna a leitura mais fácil, dando um diferencial visual.

O conceito fundamental da Internet, que é uma síntese de vários recursos visuais mostrado neste site, demonstra porque é uma mídia que veio para ficar, modificando as formas de pesquisa e utilização da informação. Navegue ao longo do site e veja por quê.

Lourdes Hirata
jornalista


Links Relacionados:
- Clique aqui para enviar sua mensagem
- Coletânea Cyro Martins - Depoimentos
- Vídeo sobre Cyro Martins
- Cyro Martins - Exposição
- Lourdes Hirata