X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Evolução da Psiquiatria no Rio Grande do Sul | Imprimir |  E-mail

Prof. Dr. Ellis Darrigo Busnello


A Evolução da Psiquiatria no Rio Grande do Sul será abordada colocando como referenciais Personalidades do meio Psiquiátrico que representaram grupos e escolas de pensamento que marcaram a Psiquiatria local e universal no final do século XIX e durante o século XX. Os poucos anos deste século XX são marcados pelos progressos dos últimos 20 anos do século e sua história é dependência direta do que ocorreu no campo psiquiátrico no final do século que passou.

O final do século XIX encerra o momento que foi o da criação do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 1884, que marcou a separação da Psiquiatria do curso principal da Medicina, quando os doentes mentais, até então abrigados nos porões da Santa Casa de Misericórdia, foram levados para o recém inaugurado Hospício São Pedro. Este era um dos quatro hospitais da Rede de atendimento criada pelo Governo Imperial, que junto ao da Tamarineira em Recife, o Hospital D. Pedro II da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, o Juqueri, em São Paulo, formaram a espinha dorsal da rede hospitalar-asilar do Império.

Vale a pena abordar a separação dos Doentes Mentais dos demais doentes  objeto do Estudo, da Pesquisa e da Assistência Médica, certamente devido ao fato de que estes, pela  natureza das Enfermidades que apresentavam, tendiam á cronificação, e a falta de recursos terapêuticos na época levou a transformar o que seria um Hospital num Asilo.

Sobre o imenso asilo em que se transformou o Hospital São Pedro, vamos procurar traçar considerações sobre o que significaram alguns Psiquiatras e seus contemporâneos, que partilhavam correntes científicas e ideológicas, que influiram na evolução e no desenvolvimento da Psiquiatria no Rio Grande do Sul. As  posições destas pessoas e dos grupos de profissionais que as acompanhavam marcaram a evolução da Psiquiatria no Rio Grande do Sul através destes três séculos.

Nossa abordagem dará como representativos das décadas de 20 a 50 do século XX o Dr. Jacintho Godoy Gomes; da década de 50 a 80, o Patrono deste Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise ,o Dr. Cyro dos Santos Martins , e das décadas de 80 e 90 e dos anos iniciais deste século XXI de um grupo de Psiquiatras neo-Kraepelinianos, entre os quais se alinha o relator deste tópico.