X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



ABORDAGENS TERAPÊUTICAS | Imprimir |  E-mail

CLÁUDIO MARTINS - Médico Psiquiatra


A doença mental acompanha o homem desde os seus primórdios evolutivos. Passam as suas manifestações por inúmeras interpretações, desde os fenômenos alucinatórios e delirantes interpretados como comunicações “divinas” ou profecias malignas advindas de avisos dos “espíritos maus”.

Os doentes mentais participam ora como personagens anônimos ora como personalidades representativas que mudaram o curso da história.

O avanço científico do entendimento dos processos das doenças mentais passou muitos séculos numa luta entre diversos seguimentos do conhecimento, como filosofia, religião, sociologia e medicina. Até chegarmos ao modelo atual do bio-psico-social, como áreas que interagem continuamente no funcionamento da pessoa. Com a ampliação do conhecimento das neurociências associadas ao conhecimento dos mecanismos de ação dos neurotransmissores, há uma esperança para os pacientes terem melhores prognósticos para as suas doenças, bem como melhorarem a sua qualidade de vida.

A pesquisa continua nos mecanismos de ação das medicações psicoativas, o conhecimento dos efeitos colaterais e os benefícios que cada subgrupo de pacientes pode ter instrumentalizam os clínicos com uma arsenal medicamentoso cada vez mais eficaz e seguro no tratamento de doenças tão difíceis como a esquizofrenia e os transtornos afetivos. Igualmente o avanço do conhecimento da influência dos processos psico-sócio-culturais no desenvolvimento dos transtornos mentais nos permite estabelecer estratégias de tratamento cada vez mais eficazes.

Minha apresentação fará uma resenha das principais abordagens terapêuticas do Século XVIII até os nosso dias, desde os “banhos frios” (séc XVIII) até os padrões integratórios terapêuticos atuais.

Mestre em Psiquiatria (University of London)

Membro Fundador do CELP Cyro Martins

Preceptor da Residência em Psiquiatria no Hospital Materno Infantil Pres.Vargas – Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas (Porto Alegre-RS)