X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Resenha de Pampa e Cultura | Imprimir |  E-mail

Revista eletrônica semanal da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

agendão + extensão

ANO 5 - EDIÇÃO 48

Pampa e Cultura
Na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, a Editora da UFRGS estará lançando Pampa e Cultura: de Fierro a Netto (Ed. UFRGS, 288 p. - preço a definir), coletânea de ensaios sobre fornteiras culturais e cultura fronteiriça no Pampa, organizada pelas professoras Ligia Chiapini, Maria Helena Martins e Sandra Jatahy Pesavento.

A publicação, originada em comunicações de pesquisadores brasileiros, platinos e alemães durante encontro realizado na Alemanha em 2002. A edição conta com o apoio da FAPERGS e a colaboração do Instituto Estadual do Livro, Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul e Fundação Memorial da América Latina de São Paulo.

Para as organizadoras, “revisitar o tema da cultura gauchesca, levando em conta uma perspectiva européia, evidencia como na Europa ainda se desconhece a riqueza da região pampiana e de todo o Sul do Brasil, com sua diversidade – da cor da pele à música, da culinária aos costumes. Ademais, o Rio Grande do Sul tem experiência sui generis quanto à vida e à cultura fronteiriças. Considerado até como uma espécie de sentinela do Brasil, vivenciou históricos conflitos com os países do Prata, de cujo contato, entretanto, resultou uma cultura híbrida e tolerante, transformando fronteiras de guerra em fronteiras de paz. Um espaço intermediário, onde as pessoas foram cotidianamente inventando modos de viver e de se expressar, de forma a antecipar culturalmente o que hoje se configura, desconfigura e reconfigura do ponto de vista econômico, como o Mercosul”.

O livro tem apresentação de Donaldo Schüler e está dividido em seis partes: Índios, gaúchos e fierros; Gauchesca e pós-gauchesca; José Hernandez, Martín Fierro e seus tempos; Netto de corpo e alma; Fronteiras da música; e, Projetos fronteiriços.

O lançamento será realizado no Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277), das 17h às 19h. Mais informações pelo telefone 3316-4090.