X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Betina Mariante Cardoso | Imprimir |  E-mail

Graduada em Medicina pela PUCRS, com especialização e Mestrado em Psiquiatria pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Kapczinski. Obteve Título de Psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e AssociaçãoMédica Brasileira (AMB). Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pela UFRGS e Especialização em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa pela mesma instituição, tendoatuado no Ambulatório de Psiquiatria PRODOR-HCPA de 2004 a 2008, sob supervisão de D. Rogério Wolf de Aguiar. Realizou Estágio de Aperfeiçoamento no Serviço de Psiquiatria da Universidade de Pisa, Itália, supervisionada por Dr. Giovanni Battista Cassano e Dra. LauraMusetti. Participou de oficinas em Tradução Literária com Profa. Dra.Beatriz Viégas Faria e de Seminários de criação literária com Profa. Dra. Léa Masina.

Fundadora e Diretora da Casa Editorial Luminara. Tradutora dos livros A Natureza do Amor e ...E Viveram ciumentos e Felizes para Sempre, de Donatella Marazziti (Itália), sendo também editora e organizadora da programação de lançamentos e apresentações deste livro, a realizarem-se em novembro 2009, pela Casa Editorial Luminara. Proponente dos temas para as conferências de Donatella Marazziti "A Neurobiologia da Paixão" e "A Neurobiologia do Ciúme", em 2007 e 2009, respectivamente, à Associação Brasileira de Psiquiatria. Coordenadora do Curso "Espectro Obsessivo-Compulsivoe o Ciúme: da Normalidade à Patologia", a realizar-se no próximo Congresso Brasileiro de Psiquiatria (4-7 Novembro/2009) Membro dos setores de "Psiquiatria Transcultural" e de "Literatura e Psiquiatria" da Associação Psiquiátrica Mundial (WPA); Associada à ABP, APRS (Federada da ABP) e AMRIGS. Membro efetivo do CELPCYRO.

Diversas apresentações sobre temas científicos e saúde para a comunidade; diversos artigos publicados em periódicos científicos e revistas médicas institucionais. Participação em congressos, no Brasil e no Exterior, tendo realizado cobertura jornalística do Congresso Internacional de Psiquiatria da WPA, em abril 2009, com atualização em sua área de atuação, principalmente Humanismo na Formação Médica e Competências Culturais em Medicina, temas de pesquisa há mais de10 anos.

Áreas de atuação: Psiquiatria, Psicoterapia, Pesquisa em Humanismo Médico; Coordenação do setor de Humanismo Médico, do CELPCYRO. Direção da Casa Editorial Luminara.